Você está aqui: Página Inicial > Ensino > Graduação > Ciências Biológicas

Ciências Biológicas

 A Biologia é a ciência que estuda os seres vivos, a relação entre eles e o meio ambiente, além dos processos e mecanismos que regulam a vida. Portanto, os profissionais formados nesta área do conhecimento, têm papel preponderante nas questões que envolvem o conhecimento da natureza.
   O estudo das Ciências Biológicas possibilita a compreensão de que a vida se organizou através do tempo, sob a ação de processos evolutivos, tendo resultado numa diversidade de formas sobre as quais continuam atuando as pressões seletivas. Esses organismos, incluindo os seres humanos, não estão isolados, ao contrário, constituem sistemas que estabelecem complexas relações de interdependência.
   O entendimento dessas interações envolve a compreensão das condições físicas e químicas do meio, do modo de vida e da organização e funcionamento das diferentes espécies e sistemas biológicos. Particular atenção deve ser dispensada às relações estabelecidas pelos seres humanos, dada a sua especificidade. Portanto, ao estudar as relações do homem com o meio, os conhecimentos biológicos não se dissociam dos sociais, políticos, econômicos e culturais.
   O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas iniciou suas atividades em 2001, na antiga Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (FAFIUV), com uma proposta contínua de conexões entre os semestres, as disciplinas, os conteúdos e a metodologia. Desta maneira, a formação do licenciado ocorre de modo sistemático e crescente.
   No ano de 2002, o curso foi autorizado pelo Parecer nº 114 de 08 de março de 2002. Em abril de 2005, o Curso foi avaliado pelo Conselho Estadual de Educação, tendo sido reconhecido e aprovado. Em dezembro de 2015, o curso recebeu o conceito 4, publicado no diário oficial da União nº 244/2015. No ano de 2016, pelo decreto 3620/16 houve a renovação do reconhecimento do curso por 4 anos.

Habilitação
   Licenciado em Ciências Biológicas.

Objetivos
   O Curso de Ciências Biológicas (Licenciatura Plena) apresenta os seguintes objetivos:
- Licenciar professores de Ciências e Biologia, para atuarem no Ensino Fundamental e Médio, com sólida formação biológica e didático-pedagógica;
- Preparar o futuro licenciado para ingressar em cursos de Pós-Graduação;
- Capacitar o profissional para além do magistério e, de acordo com o currículo efetivamente realizado a:

  •  Formular e elaborar estudos, projetos ou pesquisas científicas básicas e aplicadas nos vários setores da Biologia ou relacionadas no âmbito de sua especialidade;
  •  Orientar, dirigir, assessorar e prestar consultoria a empresas, fundações privadas ou do Poder Público, no âmbito de sua especialidade;
  •  Realizar perícias, emitir e assinar laudos técnicos e pareceres, de acordo com o currículo efetivamente realizado.

Competências e Habilidades
   O Curso de Ciências Biológicas foi concebido sob a ótica da formação de um profissional harmoniosamente desenvolvido, dotado de ampla visão sócio-político-ambiental, capaz de responder às mudanças contemporâneas e exigências inerentes a sua profissão e à comunidade social, na qual está inserido.
   A Licenciatura em Ciências Biológicas objetiva: "habilitar profissionais atuantes, inquisitivos, pesquisadores, com conhecimento amplo e integrado das várias áreas biológicas, tendo sensibilidade social e preocupação com o equilíbrio ambiental, que utilize seu conhecimento para contribuir na solução de problemas sócio-ambientais da sociedade na qual está inserido".

Mercado de Trabalho
   O mercado de trabalho é considerado diversificado, emergente e com tendências ao crescimento. O licenciado em Ciências Biológicas pode atuar em instituições de Ensino Fundamental e Médio, públicas ou particulares, assim como, em instituições de pesquisa científica, em órgãos governamentais, em empresas prestadoras de serviço, públicas e provadas, em estações bioecológicas, áreas de proteção ambiental, em herbários, jardins zoológicos, bem como atuar como profissional autônomo, prestando consultoria, perícia, assessoria técnica, entre outras atividades.
   Pode atuar ainda em centros de pesquisas, laboratórios, museus, parques ecológicos, jardins botânicos, reservas biológicas, na assessoria e na elaboração de relatórios técnicos científicos sobre o impacto ambiental.
   O manual do Biólogo, documento editado pelo Conselho Regional de Biologia (CRBio-7), destaca mais de 50 diferentes áreas de atividades dos Biólogos, cada qual com diversas subáreas, reconhecidas e amparadas legalmente. Para mais detalhes consulte www.crbio7.org.br.

 

Matriz Curricular


Disciplinas 1º ano

Crédito

Carga Horária

Biologia Celular e Molecular

03

108

Química Orgânica e Inorgânica

03

108

Sistemática Básica

01

36

Ecologia Geral

02

72

Anatomia e Embriologia Vegetal

02

72

Zoologia dos Invertebrados I

02

72

Psicologia da Educação

02

72

Libras

02

72

Geologia e Astronomia

02

72

Física

01

36

 

 

 

Disciplinas 2º ano

Crédito

Carga Horária

Instrumentação em Ciências e Biologia

02

72

Zoologia de Invertebrados II

03

108

Histologia

03

108

Embriologia Comparada

02

72

Metodologia do Ensino das Ciências e Biologia

02

72

Ecologia Aplicada

02

72

Anatomia Humana

03

108

Bioquímica

03

108

 

 

 

Disciplinas 3º ano

Crédito

Carga Horária

Métodos e Técnicas de Pesquisa

02

72

Zoologia dos Vertebrados

03

108

Botânica Sistemática

03

108

Citogenética e Genética Molecular

02

72

Bioestatística

02

72

Biofísica

02

72

Biogeografia

02

72

Microbiologia

02

72

Metodologia e Prática do Ensino em Ciências

02

72

Estágio Supervisionado em Ciências

 

200

 

 

 

Disciplinas 4º ano

Crédito

Carga Horária

Educação e Gestão Ambiental

02

72

Genética Geral

02

72

Imunologia e Parasitologia

02

72

Evolução

02

72

Metodologia e Prática do Ensino em Biologia

02

72

Fisiologia Animal Comparada

03

108

Fisiologia Vegetal

02

72

Fisiologia Humana

02

72

Estrutura e Funcionamento do Ensino

02

72

Paleontologia

01

36

Trabalho de Conclusão de Curso

 

72

Estágio Supervisionado em Biologia

 

200

Atividades Acadêmicas Complementares

 

200

 

 

 

Resumo Geral do Currículo

Total da carga horária das disciplinas Obrigatórias

2952

Horas

Total da carga horária de estágio Supervisionado

400

Horas

Total da carga horária das Atividades Acadêmicas Complementares

200

Horas

Total de carga horária do curso

3552

Horas

 

Regime do curso: Anual

Vagas: vespertino (40) e noturno (40)

Corpo Docente

 

Laboratórios de Ensino, Pesquisa e Práticas

 

  • Laboratório de Ensino de Ciências Biológicas I

   Neste laboratório são desenvolvidas as atividades de Bioquímica, Microscopia, Microbiologia e Histologia.

  • Laboratório de Ensino de Ciências Biológicas II

   Neste laboratório são desenvolvidas as atividades de Anatomia, Botânica, Fisiologia, Zoologia, Geologia e Paleontologia.

  • Laboratório de Pesquisa de Ciências Biológicas III

   Neste laboratório são desenvolvidas as atividades de Ecotoxicologia e Citogenética.

  • Laboratório de Pesquisa em Ecologia e Entomologia.
  • Laboratório de Informática.
  • Laboratório de Piscicultura.

Biblioteca Dante de Jesus Augusto
   A consulta e reserva do acervo da biblioteca deve ser feita no local seguindo as normas vigentes da instituição.

Trabalho de Conclusão de Curso
   O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) começa a ser desenvolvido no terceiro ano do curso, com o desenvolvimento e entrega do Projeto. Ao final do quarto ano ocorre a entrega e defesa do TCC. Os professores do Colegiado são mestres ou doutores nas diversas áreas das Ciências Biológicas sendo qualificados em diferentes áreas de orientação.

Estágio Supervisionado Obrigatório
   O Estágio Supervisionado no Curso de Ciências Biológicas é desenvolvido na disciplina de Ciências (Ensino Fundamental) e na Biologia (Ensino Médio).

Projetos e Ações
   Além da sala de aula, dos laboratórios e de saídas a campo, o curso prepara os futuros profissionais atuando em vários projetos de ensino, pesquisa e extensão. As atividades são realizadas em União da Vitória e região e proporcionam o contato do acadêmico com a realidade, possibilitando um melhor aprendizado e experiência profissional.

Semana Acadêmica da Biologia
    No dia 03 de setembro comemoramos o dia do Biólogo. Com o intuito de agregarmos os professores e alunos do curso de Ciências Biológicas foi criado o Ciclo de Eventos da Semana do Biólogo (CESB). Durante o evento, ocorrem palestras com profissionais renomados das diversas áreas da Biologia, exposição científica junto à comunidade universitária, mini-cursos e apresentação de trabalhos acadêmico-científicos.

   Blog do CESB: www.cesbunespar.blogspot.com.br