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Letras Português / Espanhol

CURSO DE LETRAS – PORTUGUÊS E ESPANHOL 

 

A finalidade principal do Curso de Letras é formar profissionais para atuar em instituições de Ensino Fundamental e Médio, nas disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Língua Espanhola, como licenciados. O Curso busca também formar pesquisadores na área das teorias linguísticas e literárias, bem como no ensino-aprendizagem de língua materna e estrangeira, na graduação e pós-graduação, colaborando assim com o desenvolvimento científico das Ciências Humanas. Por fim, realçamos a transformação e o compromisso de sintonizar os empreendimentos e institutos de pesquisas nacionais e internacionais, necessitando assim de fatores inovadores e das novas tecnologias, a fim de construirmos uma Instituição de Ensino Superior do século XXI. 

 


Dados do coordenador do Curso 

Prof. Dr. Éderson José de Limahttp://lattes.cnpq.br/1165634479768289 

 

Área de atuação: Professor nas disciplinas de Língua Espanhola e Linguística. Seus estudos concentram-se no ensino de língua estrangeira e na investigação dos processos discursivos de significação, com preocupação especial nos estudos propostos pela escola de orientação francesa de Análise do Discurso. Atualmente desenvolve pesquisa acerca do conceito de verdade e pós-verdade em espaços midiáticos contemporâneos. A interface de seu trabalho de pesquisa concentra especial atenção à politicas públicas de Estado. É membro do Grupo de Pesquisa “Análise do discurso: pesquisa e ensino” (GADIPE) junto a Universidade do Sul do Estado de Santa Catarina – UNISUL – Campus de Tubarão/SC, grupo cadastrado junto ao CNPQ: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2697798804838694  



 

Corpo Docente do Colegiado  

* Prof. Dr. André Luis Onório Coneglian http://lattes.cnpq.br/8668869417868320 

 

Área de Atuação: Noções dos aspectos clínicos, educacionais e sócio antropológicos da surdez. A história da educação dos surdos. O processo de comunicação por meio da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. Libras e os aspectos básicos da fonologia. Propriedades das línguas humanas e as línguas de sinais. Os estudos das línguas de sinais e a língua brasileira de sinais: fonologia, morfologia, sintaxe, semântica e pragmática. 

 

* Prof.ª Esp. Arlete Benghi de Melo -  http://lattes.cnpq.br/4276733085531242 

  

Área de Atuação: Políticas educacionais e documentos oficiais de ensino para a formação do professor de Línguas.  Discussão de questões relacionadas ao ensino de língua portuguesa no Ensino Fundamental e Médio. Seleção, análise, e elaboração de materiais didáticos, que contemplem atividades de leitura, produção de textos e análise linguística, a partir da diversidade de gêneros discursivos. Elaboração de plano de estágio. Simulação didática em sala de aula. Estágio de coparticipação e regência de aulas de língua portuguesa. Elaboração de registro reflexivo das atividades desenvolvidas para preparação de relatório final. 

 

* Prof. Dr. Caio Ricardo Bona Moreira - http://lattes.cnpq.br/3110059259750683 

 

Área de Atuação: Atua no curso de Letras Português/Espanhol nas disciplinas de Teoria Literária, Literatura Brasileira e afins. Desenvolveu projetos de pesquisa na área de crítica literária e poesia moderna. Coordenou projetos de extensão e PIBID com foco no ensino da literatura, promovendo uma série de atividades culturais na UNESPAR e na comunidade, como intervenções poéticas e oficinas literárias. Atualmente, desenvolve pesquisa voltada para o estudo das poéticas ameríndias, orientando também projetos de iniciação científica. 

 

* Prof. Esp. Daniel Andres Baez Brizueña - http://lattes.cnpq.br/0119221663446913 

 

Área de Atuação: Realiza pesquisa na área de Linguística e discurso com ênfase em Ensino de Língua Espanhola e Literatura, atuando principalmente no seguinte tema: Literatura Latino-americana; Ensino de Língua Espanhola para Estrangeiro; Gestão Pública; Ensino em Ciências Sociais; Filosofia Política; Elites e poder em Ciência Política. 

 

 * Prof. Dr. Fernando Henrique Crepaldi Cordeiro - http://lattes.cnpq.br/4304051253442056 

 

Área de Atuação: Tem seus estudos vinculados à área de literatura e teoria literária, mais especificamente centrada na narrativa brasileira e portuguesa. Está responsável atualmente pelas disciplinas “Literatura brasileira II”, “Literatura portuguesa I e II”, “Literatura espanhola e hispano-americana”, “Literatura clássica I e II”, “Seminários de ensino de literatura” e também “Latim I e II”. 

 

* Prof. Esp. Leandro José Müller -  http://lattes.cnpq.br/1490624254806087 

 

Área de atuação: Língua espanhola, Literatura clássica, Literatura Portuguesa, e Língua Portuguesa. Atua desde 2015 como professor temporário da vaga de Literaturas dos cursos de Letras, Português-Inglês e Português-Espanhol e no curso de Pedagogia na UNESPAR-Campus União da Vitória com as disciplinas de metodologias em Língua Portuguesa. Vem atuando desde 2009 como professor da SEED-PR nas escolas públicas do estado do Paraná. Possui graduação em Letras-português-Espanhol pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (2011). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura. Possui Pós-graduação em Estudos Literários (2012) também pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória, hoje UNESPAR, campus de União da Vitória-PR, quando concentrou seus estudos na análise da obra Raízes do Brasil de Sergio Buarque de Holanda. Possui pós-graduação em artes, educação e terapia pela faculdade São Braz. Seus estudos se concentram atualmente na análise do ensaísmo da literatura ibero-americana dos finais do século XIX até meados do século XX. 

Contato: leandro.muller@unespar.edu.br

 

* Prof.ª Drª Lilian Salete Alonso Moreira Lima - http://lattes.cnpq.br/9388317835584673  

 

Área de Atuação: Professora nas disciplinas de Língua Portuguesa, Linguística, Gêneros Acadêmicos e Metodologia da Pesquisa. Suas pesquisas geralmente se concentram no estudo do texto, mas atualmente, diante da aprovação da Resolução CNE/CP 02/2019 e da implantação da BNCC na educação básica, direciona sua pesquisa para estudos sobre formação de professores e currículo do curso de Letras, com objetivo de contribuir para a redefinição das disciplinas de Língua Portuguesa e Linguística do curso, adaptando-as às novas realidades propostas por esses documentos. 

* Prof.ª Drª Silvia Maria Brandão - http://lattes.cnpq.br/1816693902908378 

 

Doutorado (em finalização) em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (FCLAr). É Mestra em Linguística e Língua Portuguesa (Conclusão: 2018) e graduada em Letras Português/Francês (Conclusão: 2015) pela mesma instituição. É membro permanente do GT de Sociolinguística da Associação Nacional de Pós-Graduação em Letras e Linguística (ANPOLL) e sócia efetiva da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN). Também integra o grupo de estudos de Sociolinguística de Araraquara - SoLAr. Realiza pesquisa acerca da variação e da mudança do quadro verbal no Português Brasileiro. Tem interesse, principalmente, nos seguintes temas: variação e mudança linguísticas; níveis de análise linguística; normas linguísticas; morfossintaxe; vinculação sintática; correlações verbais; categorias verbais (TAM); gêneros textuais; representatividade linguística; sociolinguística histórica. 

 

* Prof.ª Drª Silvia Regina Delong - http://lattes.cnpq.br/7662414782160884  

 

Área de Atuação: Professora orientadora dos estágios curriculares obrigatórios de Língua Espanhola, turmas do 3º. e 4º. anos do Curso de Letras Espanhol. Desenvolvo um projeto de pesquisa na área de Língua Espanhola e faço parte do projeto de extensão do Observatório Polonês da Unespar com o tema sobre as questões identitárias das mulheres descendentes de poloneses. 

 

 

HABILITAÇÃO DO CURSO: Licenciatura Plena em Letras – Português e Espanhol 

Objetivos do curso 

O curso de Letras – Português e Espanhol – Habilitação: Licenciatura Plena tem por meta proporcionar o desenvolvimento do conhecimento profissional inerente à formação inicial do professor de Língua Portuguesa, Língua Espanhola e as suas respectivas Literaturas e prepará-lo para exercício do magistério na Educação Básica, bem como favorecer a percepção da dinâmica desse conhecimento e a autonomia profissional. 

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS 

  • Incentivar o trabalho de formação acadêmica, pesquisa e investigação científica, e de atividades de extensão visando ao desenvolvimento pleno do graduando, capacitando-o para exercer a função de docente no Ensino Fundamental e Médio; 

  • Promover a divulgação de conhecimentos culturais, linguísticos, didáticos, científicos e literários que constituem a formação do graduando e do pós-graduando, para comunicar o saber através do ensino, pesquisa e extensão de trabalhos acadêmicos e de outras formas de comunicação; 

  • Estimular o desenvolvimento de projetos de pesquisas assegurando a liberdade de temas, tendo por objetivo produzir, criticar e difundir conhecimentos culturais, artísticos, científicos e tecnológicos, bem como de práticas de sala de aula no Ensino Fundamental e Médio, preparando os graduandos e pós-graduandos para a função de docentes; 

  • Promover a extensão, aberta à participação da população, principalmente a regional, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica a partir de diversas atividades artísticas, culturais, literárias e didáticas no âmbito do Curso, especialmente as que partirem da iniciativa dos acadêmicos; 

  • Manter parcerias com instituições municipais da região, estaduais e outras ligadas à área de Letras, bem como com as demais instituições de ensino superior, para a realização de eventos, cursos e outras atividades na área; 

  • Estimular e priorizar o ensino como elementos fundamental para a formação acadêmica, ministrado mediante a realização de cursos e outras atividades didáticas, curriculares e extracurriculares. 

 

PERFIL DO PROFISSIONAL 

O egresso do curso de Letras – Português e Espanhol é um profissional com formação que deve lhe permitir: 

 

  • Domínio teórico e descritivo dos componentes fonológicos, morfossintáticos, léxicos e semânticos da Língua Portuguesa e da Língua Espanhola; 

  • Domínio de diferentes noções de gramáticas e (re)conhecimento das variedades linguísticas existentes, bem como dos vários níveis e registros de linguagem; 

  • Capacidade de analisar, descrever e explicar, diacrônica e sincronicamente, a estrutura e o funcionamento da Língua Portuguesa; 

  • Capacidade de compreender os fatos da língua e de conduzir investigações de língua e linguagem, através da análise de diferentes teorias, bem como da aplicação das mesmas a problemas de ensino e aprendizagem da Língua Materna e da Língua Espanhola; 

  • Domínio ativo e crítico de um repertório representativo de Literatura Portuguesa, Brasileira, Espanhola e Hispano-americana; 

  • Domínio do conhecimento histórico e teórico necessário para refletir sobre as condições sob as quais a escrita se torna literária; 

  • Domínio do repertório de termos especializados na área, através dos quais se pode discutir e transmitir a fundamentação do conhecimento das línguas, das literaturas e das artes; 

  • Capacidade de operar, como professor, pesquisador e consultor, com as diferentes manifestações linguísticas, sendo usuário, enquanto profissional, da norma padrão; 

  • Capacidade de desempenhar papel de multiplicador, formando leitores críticos, intérpretes e produtores de textos de diferentes gêneros e registros linguísticos, fomentando o desenvolvimento das habilidades linguísticas, culturais e estéticas referentes à área.