Você está aqui: Página Inicial > Ensino > Graduação > Filosofia

Filosofia

 

 

CONTATO:

Coordenador:

 Prof. Leandro Sousa Costa

Email:

 filosofia@unespar.edu.br

Endereço:

 Praça Coronel Amazonas S/N, 3º Andar

 Centro|União da Vitória, PR.

Telefone:

 (42) 3521-9100

 

GRADE HORÁRIA E REGULAMENTOS:

Clique aqui

 

BREVE HISTÓRICO:

O Curso de Filosofia da então FAFIUV foi criado em 13 de fevereiro de 2007. Em 2013, a FAFIUV passa a integrar o corpo de faculdades que veio a se tornar a Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Em 2017, o curso passa a contar com o programa de Mestrado em Filosofia (PROF-FILO), o primeiro programa de mestrado da região. Em 2019, o curso reformula seu Projeto Pedagógico e passa a oferecer uma matriz curricular preocupada não só com a discussão dos textos clássicos da tradição nortecêntrica, mas com a fundamental disseminação e estudo dos textos clássicos da tradição Sul Global.

 

OBJETIVOS DO CURSO:

Formar pesquisadores-docentes com capacidade crítica e habilitados para despertar em seus alunos a reflexão filosófica. Além disso, pretende-se formar professores que valorizem, sobretudo, o pensamento descolonizado e inovador, compreendendo e discutindo sobre os diversos temas, problemas e sistemas filosóficos, desenvolvendo a capacidade de interpretação e leitura de textos filosóficos e de outros campos do saber, produzindo um conjunto sistematizado de conhecimentos que funcionem como produção teórica original e, por fim, compreendendo a importância do pensamento filosófico como forma de preservação da autonomia individual e coletiva, bem como um fundamental instrumento de transformação da realidade na qual estão inseridos. Atentamos que “o preparo científico do professor ou da professora deve coincidir com sua retidão ética. É uma lástima qualquer descompasso entre esta e aquela. Formação científica, correção ética, respeito aos outros, coerência, capacidade de viver e de aprender com o diferente, não permitir que o nosso mal-estar pessoal ou a nossa antipatia com relação ao outro nos façam acusá-lo do que não fez são obrigações a cujo cumprimento devemos humilde, mas perseverantemente, nos dedicar (...) fazer tudo o que possamos em favor da eticidade, sem cair no moralismo hipócrita, ao gosto reconhecidamente farisaico” (FREIRE, 2002, p.10).

 

ATUAÇÃO PROFISSIONAL:

O licenciado em Filosofia pode exercer a docência tanto na educação básica quanto no ensino superior. Pode ainda atuar em atividades de pesquisa acadêmica e demais atividades relacionadas ao seu campo de saber, tal como consultorias e produção de textos ou mídias com abordagens filosóficas.

 

 

 

 

Corpo Docente :

 



Antonio Charles Santiago Almeida

Graduado em Filosofia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC); Mestre em Ciências Sociais (PUC-SP); Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pós-doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente é Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Filosofia (PROF-FILO) e Professor Adjunto do Curso de Filosofia da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Atua nas áreas de Filosofia Política, Pensamento Social Brasileiro e Sociologia Clássica.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5446755649820726

Email: prof.charlessantiago@gmail.com

                                                                              

 Armindo José Longhi 

Licenciado (1983) e Mestre (1990) em Filosofia pela UFSM. Doutor em Educação (2005) pela UNICAMP. Professor associado e com dedicação exclusiva. Desempenha a docência desenvolvendo pesquisas, orientando alunos e ministrando disciplinas na graduação. É autor de artigos, livro e capítulos de livros. Interesses de pesquisa: teoria crítica; filosofia política; filosofia da educação. Foi coordenador de curso, vice-diretor do Campus de União da Vitória e pró-reitor de extensão e cultura da UNESPAR.

Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/5485015785154284

Email:  armindolonghi@gmail.com

 Daniel Santos da Silva

Graduação e mestrado na Universidade Estadual do Ceará; doutorado e pós-doutorado na Universidade de São Paulo. Autor dos livros Sem lamentações: filosofia, anarquismo e outros ensaios e Conflito e resistência na filosofia política de Espinosa.

Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/3022521670935308

Email:  danidani_ss@yahoo.com.br

 Estevão Lemos Cruz

Graduado em Filosofia pela UFPR e em Direito pela PUC-PR, Mestre em Filosofia pela UFPR e Doutor em Filosofia pela UFRJ. Atualmente é Professor Permanente do Programa de Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO), Professor Adjunto e Coordenador do Curso de Filosofia da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Concentra seus trabalhos na História da Filosofia Antiga e Contemporânea (Platão, Aristóteles e Heidegger), atuando principalmente nos seguintes temas: Fenomenologia, Ontologia e Linguagem. 

Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/5593276758947779

Email: estevao.cruz@unespar.edu.br

Visualização da imagem

Gustavo Bertoche Guimarães

Professor do Curso de Filosofia da Universidade Estadual do Paraná. Doutor em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Bacharel e Licenciado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6213312957322321

Email: gustavo.bertoche@unespar.edu.br

 Leandro Sousa Costa

Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professor do Curso de Filosofia da Universidade Estadual do Paraná. Atua nas áreas de Lógica, Filosofia da Linguagem e Filosofia Medieval.

Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/5289097817087058

Email: leandro.costa@unespar.edu.br

 Marcos Adriano Zmijewski 

Possui Graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Paraná – campus União da Vitória (2016), Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (2018). Atualmente é doutorando (2019)   do   Programa   de   Pós-Graduação   em   Filosofia   da Universidade Federal de Santa Maria, área de concentração Ética Normativa, Metaética e Ética Aplicada. Suas pesquisas estão nucleadas no campo da História da Filosofia Antiga, mais especificamente na obra do filósofo Epicuro. Tem interesse nos seguintes temas: história da filosofia, ética e filosofia política.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9880532244289534

Email: marcos.zmijewski@unespar.edu.br

Paulo Borges de Santana Júnior 

Professor do curso de Filosofia da Universidade Estadual do Paraná (Unespar-União da Vitória). Doutor em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/USP, 2022), tese realizada junto com um estágio de pesquisa no exterior, vinculado ao grupo NoSoPhi da Universidade Paris I (Panthéon-Sorbonne, ano letivo 2018-19). Mestre em filosofia (FFLCH/USP, 2015); Licenciado e bacharel em filosofia (FFLCH/USP, 2011-2012).

Currículo Lattes : http://lattes.cnpq.br/1503481482254393

Email: paulo.santana@unespar.edu.br

 Thiago David Stadler

Doutor em História e Professor Adjunto do Colegiado de Filosofia da Universidade Estadual do Paraná campus de União da Vitória. Também é Professor Permanente do Programa de Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO) e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Paraná (PPGHIS/UFPR). Entre suas publicações destacam-se: O valor das humanidades em um tempo técnico-científico (2016); Sobre a Insubmissão em Tolstói (2018); Império Romano em Cartas (2013); a tradução do Livro X das Epístolas de Plínio, o Jovem (2018).

Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/6488253625581935

Email: thiago.stadler@unespar.edu.br


MÍDIAS E REDES SOCIAIS:

Canal do Curso de Filosofia da UNESPAR

Debate-40 em Texto

 

Canal Debate-40

Prof. Leandro Sousa Costa, Profª. Naiara Krachenski e Prof. Thiago David Stadler


Curso de Introdução à Crítica da Razão Pura, de Kant

Prof. Estevão Lemos Cruz

 

Podcast: Problemas Básicos da Metafísica

Prof. Estevão Lemos Cruz

 

Instagram do Curso de Filosofia

 

 

 

 

REVISTA PARANAENSE DE FILOSOFIA:

Revista Paranaense de Filosofia tem como principal objetivo publicar trabalhos inéditos de pós-graduandos, mestre e doutores que promovam a disseminação de estudos e pesquisas nas inúmeras áreas da Filosofia. Os textos divulgados deverão ter o formato de artigos, resenhas, traduções ou entrevistas de profissionais relevantes no cenário filosófico. A publicação da revista é de responsabilidade do curso de Filosofia da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR).

 

Editor-Chefe

Prof. Leandro Sousa Costa

Corpo editorial

Prof. Estevão Lemos Cruz

Prof. Thiago David Stadler

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA (PROF-FILO)

O Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO) é um programa de pós-graduação destinado a ofertar curso de mestrado a professores de filosofia do ensino médio ou fundamental, na modalidade profissional, em rede e com abrangência nacional.

O curso, com área de concentração em Ensino de Filosofia, é predominantemente presencial e confere aos estudantes concluintes o título de “Mestre em Filosofia”.

O PROF-FILO se estrutura a partir de núcleos sediados em Instituições de Ensino Superior (IES) que são responsáveis pela coordenação e execução local do curso.

O corpo docente do PROF-FILO – responsável pelas suas atividades de ensino, pesquisa e extensão – é formado por docentes dos núcleos.