Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Audiência Pública no campus de União da Vitória conta com participação expressiva da comunidade externa

General

Audiência Pública no campus de União da Vitória conta com participação expressiva da comunidade externa

por publicado: 07/11/2019 19h05 última modificação: 07/11/2019 19h05

 

A sociedade civil participou em peso da audiência pública realizada na última segunda-feira (04) no campus de União da Vitória da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Com o tema “Universidade, sociedade e (des)envolvimento”, as audiências - promovidas pela gestão superior da universidade em todos os campi - visam subsidiar as ações e as políticas institucionais de aproximação da Unespar com as demandas regionais de desenvolvimento. 

  Ao todo, entre 150 e 200 pessoas participaram da audiência. Além de estudantes, agentes e docentes, estavam presentes também representantes do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), prefeitos e secretários dos municípios da região, da Polícia Militar, o secretário da Associação dos Municípios do Sul Paranaense, a presidente do Conselho da Mulher Executiva, diretores de colégio, membros do Conselho Comunitário e imprensa local. 

“De todas as audiências que tivemos, essa foi a mais causou impacto dentro do campus”, afirma o diretor Valderlei Garcias Sanches. Para ele, nas falas dos participantes foi perceptível o carinho pelo campus local, que este ano comemora 60 anos, e o interesse em manter parcerias e que a universidade se mantenha presente na comunidade. 

  Outro ponto exposto pela comunidade externa foi a necessidade da criação de cursos na área de engenharia direcionados à atividade rural, promovendo a profissionalização dos jovens do campo e, assim, auxiliando no desenvolvimento dos pequenos agricultores que formam a base da população da região. “Nessa audiência foi plantada uma semente para um novo curso e vamos providenciar um grupo de trabalho para elaboração de um projeto em médio prazo”, declara o diretor. 

  A aproximação com a comunidade externa é uma das metas propostas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2018/2022. As próximas audiências acontecem no dia 20 de novembro, em Campo Mourão, 21 de novembro, em Apucarana, e 28 de novembro, em Paranavaí.

Audiências públicas

  Visando ampliar o debate sobre políticas da universidade entre a comunidade acadêmica, as audiências públicas foram criadas e implementadas em 2017, durante a atual segunda gestão do reitor Antonio Carlos Aleixo. Desde então, anualmente são realizadas uma série de 14 audiências, uma por semestre em cada campus. São espaços de apresentação de ideias e sugestões, cumprindo o plano de metas da gestão para os próximos anos, aclamado pela comunidade da universidade.