Você está aqui: Página Inicial > Notícias > BOLETIM DE EVENTOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ

General

BOLETIM DE EVENTOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ

por publicado: 20/11/2017 12h32 última modificação: 20/11/2017 12h32
Igrejinha – A edição do projeto Música na Igrejinha deste sábado (18) terá como tema “Danças e Tambores”. As apresentações começam às 17 horas e serão realizadas pelo Curitiba Ensemble. De acordo com o programa, serão executados trabalhos de Webster, Vogel, Villa-Lobos, Gomes e Piazzolla. A entrada é gratuita e o local fica no Templo Evangélico Luterano, na rua Inácio Lustosa, nº 309, em Curitiba.
Seminário Unespar/UNJu – A programação do I Seminário de Arte, Cultura e Patrimônio continua neste sábado (18), em Curitiba. A Unespar e a Universidad Nacional de Jujuy (UNJu) estão envolvidas no evento que objetiva planejar ações a médio e longo prazo, ao combinar agendas acadêmicas e políticas que resultem numa forte parceria acadêmica-governamental para uma efetiva práxis binacional.
  Bienal – O Festival de Cinema da Bienal Internacional de Curitiba segue até domingo (19) com a exibição de diversos filmes produzidos por estudantes do curso de Cinema e Audiovisual, do campus de Curitiba II (FAP). As exibições estão acontecendo no Espaço Itaú de Cinema, Cinemateca, Sesc Paço da Liberdade e Cine Guarani. Confira a agenda em http://bienaldecuritiba.com.br/2017/cinema.
   Researcher Connect – Docentes efetivos com título de mestrado ou doutorado podem se inscrever até 20 de novembro para participar do Programa Researcher Connect em https://goo.gl/forms/HCsOrbivaxACfMkP2. O curso visa colaborar com a pesquisa e a internacionalização por meio de atividades para desenvolver as habilidades na área da comunicação científica em língua inglesa. Mais informações no site eri.unespar.edu.br.

Dados Pesquisa – A PRPPG está realizando um trabalho de coleta de dados referente à pesquisa e aos egressos participantes do Programa de Iniciação Científica na Unespar. Os formulários eletrônicos estão disponíveis em prppg.unespar.edu.br, com links nos espaços da Pesquisa e da Iniciação Científica. O preenchimento deve ser efetuado até 05 de dezembro de 2017. Colabore!

Carteirinha Estudantil – Os estudantes da Unespar regularmente matriculados nos 67 cursos de graduação e nos quatro programas de mestrado têm a última oportunidade para obter o documento institucional de identificação estudantil. Até segunda-feira (20) é possível fazer as solicitações acessando www.unespar.edu.br/estudantes.
   Semana de História – Entre os dias 20 e 24, segunda e sexta-feira, o curso de História do campus de União da Vitória, realiza a Semana de História, com o tema “História e Interdisciplinaridade”. Além de mesas redondas, o evento terá espaço para apresentações culturais, comunicações de trabalhos e oficinas. Em paralelo, também ocorrerá ações referente ao mês da Consciência Negra em parceria com o subprojeto de História do Pibid.
   Contábeis – Contabilidade, desafios e oportunidades em novos tempos é o tema central da XIV Semana Acadêmica de Ciências Contábeis e do 1º Seminário Científico Contábil do campus de Paranaguá. Entre segunda e sexta-feira, dias 20 e 24, professores, acadêmicos, profissionais e pesquisadores estarão envolvidos na programação.
   Eleição – Os coordenadores dos colegiados dos cursos de Artes Cênicas, Música Popular, Música e Teatro do campus de Curitiba II (FAP) serão escolhidos em eleição na segunda-feira (20), das 9 às 21 horas. As urnas estarão dispostas no hall de exposições do Bloco 1.
   Audiovisual – Segunda-feira (20), às 19h30, começa o 1º Festival Audiovisual em Debate no campus de Apucarana. Até sexta-feira (24) a comunidade universitária e externa poderá participar das sessões que terão exibições de produções seguida de comunicações e debates. As sessões são gratuitas e ocorrerão no auditório José Berton. A programação está disponível em www.fecea.br.
   Festival Universitário – Docentes, estudantes e funcionários de instituições de Ensino Superior se apresentam na segunda-feira (20), no 9º Festival Universitário de Música organizado pelo campus de Campo Mourão. As apresentações serão realizadas no Teatro Municipal, às 19h30, pelas categorias interpretação, composição e músicas do ano de 1972 em comemoração aos 45 anos de fundação do campus.
Cinema em Perspectiva – Em sua sexta edição ininterrupta, o Seminário Nacional Cinema em Perspectiva ocorrerá entre terça e quinta-feira, dias 21 e 23. Realizado pelo colegiado do curso de Cinema e Audiovisual, o evento é composto por mesas de debate, simpósios com comunicações de pesquisas e as mostras: “Mostra o teu que eu mostro o meu”, “Mostra curta mobile”, “Cine Egresso” e “Mostra Silvio Back”. A programação pode ser conferida no site www.cinemaemperspectiva.com.
   Masterclass – Jan Krzysztof Broja será responsável pela Masterclass de Piano que acontece na terça-feira (21), durante todo o dia, no Auditório do Campus de Curitiba I (Embap). O músico condecorado em vários premiações internacionais abriu 6 vagas para participantes e para ouvintes é ilimitada a participação. As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas pelo e-mail extensao.embap@unespar.edu.br.
   Consciência Negra – Com abertura agendada para terça-feira (21), os cursos de Artes Visuais e Música do campus de Curitiba I (Embap), promoverão a Semana da Consciência Negra e Indígena. O público será recepcionado até sexta-feira (24), na sala de exposições localizada no prédio da Rua Francisco Torres, nº 253.
   Ciclo de Palestras – Pioneiros da dança paranaense é o tema de mais uma atividade do Ciclo de Palestras sobre Arte e Cultura do Estado que está em realização pelo campus de Curitiba II (FAP). A palestra será ministrada na quarta-feira (22), às 14 horas, no Sesc Paço da Liberdade, em Curitiba. Para participar basta retirar o bilhete de acesso no SAC do Paço antes da palestra.
   Permanência – O acesso, a permanência e a evasão de estudantes dos cursos de graduação são preocupações da Unespar. Com foco em compreender as principais causas pelas quais ocorre a evasão, todos os estudantes que ingressaram em 2017, nos 67 cursos ofertados pela instituição, são convidados a colaborar com uma pesquisa interna preenchendo o formulário disponível em https://goo.gl/TjBrGZ. A participação será aberta na quinta-feira (23). Trata-se da primeira ação do GT instituído com professores representantes de todos os campi. Incentive a participação de seus estudantes!
   Seminário TUPI – Com o tema “Integração dos Setores da Sociedade Frente às demandas Indígenas no Contexto Urbano do Norte Noroeste Paranaense”, o campus de Apucarana sedia na quinta e sexta-feira, dias 23 e 24, o I Seminário TUPI – Todos Unidos Pelos Indígenas. A proposta é propiciar uma maior integração dos setores da sociedade frente às demandas indígenas no contexto urbano do norte noroeste do Estado do Paraná. Inscrições em www.fecea.br/cursos.
   Belas no Paço – A programação de quinta-feira (23) do projeto Belas no Paço será com Recital de Canto. O público poderá conferir a apresentação gratuitamente, às 19h30, no Sesc Paço da Liberdade, em Curitiba.
   Audiência pública – Na quinta-feira (23) será a vez da gestão superior da Unespar reunir-se com a comunidade universitária do campus de União da Vitória em mais uma audiência pública. Professores, estudantes e agentes universitários são convidados a participarem do evento que será realizado às 14 horas. Participem!
   Seminário de Estágio – Os campi de Curitiba I (Embap) e de Curitiba II (FAP) realizam pela primeira vez, em conjunto, o I Seminário de Estágio Supervisionado em Música da Unespar. A programação ocorrerá na sexta-feira (24), a partir das 13h30, no auditório do campus de Curitiba I, com apresentação de relatos de práticas dos estudantes dos cursos de Música dos dois campi.
   Jellvi – Os colegiados de Letras Português Inglês e Espanhol, do campus de União da Vitória, promoverão mais uma edição da Jornada de Estudos Linguísticos e Literários do Vale do Iguaçu (JELLVI). Com discussões centradas nos desafios da formação em Letras no século XXI, as propostas de trabalhos podem ser submetidas até 26 de novembro. As normas para participação podem ser acessadas em www.fafiuv.br.