Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comissão debate encaminhamentos para organização das atividades no pós-pandemia

Comissão debate encaminhamentos para organização das atividades no pós-pandemia

por publicado: 03/08/2020 13h54 última modificação: 03/08/2020 13h56

Nesta quinta-feira (30), a Comissão de Avaliação e Planejamento de Ações de Combate à Disseminação do Novo Coronavírus no Âmbito da Unespar se reuniu virtualmente para discutir sobre encaminhamentos para a organização das atividades na Universidade Estadual do Paraná (Unespar) após o período de isolamento social.
A retomada das atividades presenciais só acontecerá com as condições de segurança recomendadas pelas autoridades sanitárias e após decisão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Unespar. Por isso, as discussões na Comissão são importantes. "Os temas são muito complexos e requerem a visão de diferentes atores da Unespar, não só de diferentes regiões do estado, mas também de diferentes áreas do conhecimento", salienta o professor André Ricardo de Souza, do Colegiado de Licenciatura em Música do campus de Curitiba II/FAP e coordenador da Subcomissão de Infraestrutura, Assuntos Acadêmicos e Estudantis da Área de Artes.
Na Subcomissão coordenada por ele foram observadas, em especial, as dificuldades em manter protocolos de segurança adequados. Para isso, algumas ideias e encaminhamentos estão sendo pensados, como, quando possível, a abertura gradual do campus, atividades esparsas e com número limitado de participantes, entre outros.
Percebendo o risco, a discussão entre todos os campi da Unespar e o compartilhamento de experiências é fundamental para encontrar soluções tanto na retomada das atividades presenciais, quando for realizada, quanto para atender melhor as demandas no ambiente virtual. "Grupos multidisciplinares são bons em antever problemas que equipes especializadas não percebem e, além disso, a Comissão também é um espaço favorável para o compartilhamento de experiências que estão dando certo, para estendê-las a toda a universidade, quando for possível", completa o professor.
Os próximos passos devem ser estudar como será feita a retomada das disciplinas presenciais, especialmente práticas. Também será necessário estudar o espaço físico dos campi para estimar as necessidades de equipamentos de proteção individual (EPI), produtos para desinfecção, contratação de pessoal para limpeza, entre outros.

Bibliotecas
Está sendo avaliada, também, uma maneira de retomar o atendimento nas bibliotecas dos campi, a princípio com hora marcada. Também é estudada a viabilidade para assinatura de e-books para minimizar a demanda sobre as bibliotecas.

Criada para discutir estratégias e possibilidades para a organização das atividades da universidade no pós-pandemia, tem o objetivo de realizar um planejamento efetivo. A Comissão foi criada no dia 10 de junho e é composta por membros de todos os campi da Unespar. É dividida em subgrupos de trabalho: Subcomissão de infraestrutura e mobilidade; Subcomissão de assuntos acadêmicos e estudantis; Subcomissão de gestão de pessoas e relações de trabalho; Subcomissão de epidemiologia; Subcomissão de infraestrutura, assuntos acadêmicos e estudantis da área de Artes.