Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Giro Na Unespar - 30/11/2018

General

Giro Na Unespar - 30/11/2018

por publicado: 30/11/2018 12h45 última modificação: 04/12/2018 21h35

Cronograma do Programa de Iniciação Científica da Unespar - PIC 2019-2020 -

Cronograma PIC 2019-2020
ATIVIDADE PERÍODO
Divulgação do Edital Até Dezembro/2018
Inscrições - submissão de projetos                        25/2 a 25/3
Homologação das inscrições A partir de 8/5
Resultado Final e Classificação A partir de 11/7
Execução da Pesquisa - PIC 1/8/2019 a 31/7/2020
Relatório Parcial Fevereiro/2020 (a definir, conforme calendário
acadêmico)
Relatório Final Agosto/2020 (a definir, conforme calendário
acadêmico)

 

PRPPG divulga edital do PIC 2019-2020 - A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Paraná (PRPPG) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), por meio da Diretoria de Pesquisa, publicou, nesta quarta-feira (28), o novo edital para o Programa de Iniciação Científica (PIC) referente a edição 2019-2020.
Confira aqui o Edital completo.

O edital oferta duas modalidades: Iniciação Científica com Bolsa (PIBIC) e Iniciação Científica sem Bolsa (PIC), de  caráter voluntário. Conforme estabelecido em cronograma, as inscrições deverão ser realizadas no período de 25 de fevereiro a 25 demarço de 2019. Já a vigência dos projetos será no período de 1 de agosto de 2019 a 31 de julho de 2020.
Saiba mais: https://bit.ly/2FQnGFn


Campus de Campo Mourão assina contrato para construção do novo bloco nesta sexta, 30 - Nesta  sexta-feira, 30 de novembro, o campus de Campo Mourão da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) realizará a assinatura do contrato para a construção do segundo bloco do novo campus, localizado às margens da BR-369, km 3,
em frente ao Seminário São José. A assinatura ocorrerá no local às 11 horas.
Saiba mais: https://bit.ly/2QrURCY

Bibliotecas promovem campanha Leia nas Férias - O sistema de Bibliotecas da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) está promovendo a campanha “Leia nas Férias”. O objetivo é possibilitar que a comunidade  acadêmica possa aproveitar o período de férias letiva para exercitar o hábito da leitura.Os livros emprestados a partir de 03 de dezembro até o final do ano letivo terão prazo de devolução estendido até o dia 12 de março de 2019. De acordo com as regras da campanha, cada usuário pode emprestar até seis livros.
Saiba mais: https://bit.ly/2AFhrOz


Mestrado ProfHistória realiza encontros formativos com NRE- O programa passou a adotar práticas de interação com o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Campo Mourão, tanto para oferecer atividades de formação como uma política continuada de informação sobre o que está sendo feito pelo curso, aberto a (os) professores (as) da Rede Básica. Em 9 de novembro, foi inaugurado o evento ENCONTROS FORMATIVOS NRE-PROFHISTÓRIA, quando alguns professores-alunos do PROFHISTÓRIA estiveram no NRE e apresentaram os trabalhos que estão desenvolvendo no curso para uma plateia de professores (as) da Rede Básica.


Unespar implantará ouvidoria para crimes de gênero - Visando combater a prática de discriminação e violência de gênero, a Reitoria da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) implantará uma Ouvidoria de Gênero, ação que tem sido adotada por outras universidade e instituições públicas no país.
Saiba mais: https://bit.ly/2P629Yq


Palestra de encerramento do PIBID – A palestra sobre gênero e sexualidade na escola, com a palestrante Professora Juslaine Abreu Nobrega acontecerá no dia 03 de dezembro às 15h30min. A palestra contará com a exibição do documentário “As verdades de Ale em nós”. O evento ocorrerá no Auditório Antonio Melillo – Campus de Curitiba II – FAP, Rua dos funcionários, 1357, Cabral.

Seminário de pesquisa sobre a sede histórica da Escola de Música e Belas Artes do Paraná – O seminário Descobertas e impulsos acontecerá no dia 04 de dezembro, às 14h na sala 6F, rua Francisco Torres, 253. O seminário contará com uma apresentação do dossiê sobre o edifício da EMBAP da disciplina de Conservação e Restauro dos cursos de Escultura e Pintura, uma apresentação do grupo de pesquisa UTFPR e uma apresentação de projetos de trabalhos de arte site-specific da disciplina de Escultura IV do quarto ano de Escultura.


Cerimônia de Premiação da Olimpíada de Matemática - A comissão organizadora da Olimpíada de Matemática de Paranavaí e Região convida toda a comunidade acadêmica para a cerimônia de premiação que acontecerá dia 07 de Dezembro de 2018 (Sexta-feira), no Centro de Eventos da Universidade Estadual do Paraná - Campus de Paranavaí às 19h30min.
http://olimpiada.petom.com.br/index.html


REVISTA CIENTÍFICA/FAP lança nova edição com o dossiê ´Arte, Tecnologia e Sociedade´ - A Revista Científica/FAP é uma publicação semestral do campus de Curitiba II - Faculdade de Artes do Paraná (FAP) da Universidade Estadual do Paraná – (UNESPAR) e disponível, atualmente, somente em versão digital/on-line (ISSN: 1980-5071). Em suas relações (inter)institucionais os coordenadores promovem, neste dossiê, a reunião de   instigantes artigos, ensaios, relatos e entrevista, elaborados sob variadas perspectivas a partir das questões relativas às imbricações e hibridações entre arte, tecnologia, comunicação e educação. Confira a nova edição:
http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/issue/view/159

Campus de Campo Mourão conquista quarto Mestrado - O campus de Campo Mourão da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) conquistou, na última sexta-feira (26), a aprovação, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Mestrado Acadêmico em História - o primeiro programa Stricto Sensu de História no Brasil com área de concentração em História Pública. A Unespar saltou de quatro para dez cursos de Mestrado, um crescimento de 150%, número alcançado em apenas cinco anos de credenciamento enquanto universidade, o que coloca a Unespar em outro patamar no que se refere aos assuntos relacionados à pesquisa, inovação e pós-graduação.
Saiba mais: https://bit.ly/2QbgUux


Curso música para piano – Uma introdução à história, técnica de execução e repertório – O objetivo principal do curso será tornar possível uma inclusão social, propiciando às pessoas com ou sem conhecimento musical específico, com níveis sociais e grau cultural diferente, a possibilidade de obterem algum conhecimento sobre o universo da música para piano. Com a ministrante Cynthia Regina Hertel, as aulas vão de março a dezembro, com carga horária de 56h. As inscrições vão de 29/10/2018 a 15/02/2019 pelo link https://goo.gl/forms/I0om0mTAAVF1UeLq1.
Para mais informações, acesse: http://www.embap.pr.gov.br/


Chamada para número temático: Dialogismo, Discurso e Ensino – A Revista Educação e Linguagens seleciona artigos para o número temático “Dialogismo, Discurso e Ensino” com o objetivo de receber textos oriundos de pesquisas que tomem, em alguma medida, o conceito de dialogismo, em suas variadas proposições e reflexões, como central em suas análises. A revista convida pesquisadores a submeterem artigos na perspectiva da Análise Dialógica do Discurso e aqueles que se valem do dialogismo para discutir práticas de leitura, escrita, oralidade e análise linguística relacionadas ao ensino, enfoque principal desta chamada. Para envio de artigos: 30 de abril de 2019. Saiba mais no site:
http://www.fecilcam.br/revista/index.php/educacaoelinguagens/index