Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto “Uma tarde por uma vida” divulga vestibular da UNESPAR

Projeto “Uma tarde por uma vida” divulga vestibular da UNESPAR

por publicado: 17/11/2017 08h07 última modificação: 17/11/2017 08h07
Os campi da Unespar estarão mobilizados na quarta-feira (15) em mais uma edição do vestibular. Neste ano, foram 6.314 inscritos para os 67 cursos de graduação da Unespar.
Neste ano por iniciativa dos acadêmicos e ex-acadêmicos da UNESPAR e UNIGUAÇU a divulgação do vestibular contou com a participação dos mesmos. Vejamos o relato de Gustavo Furtoso, acadêmico do 2º ano de filosofia da Universidade Estadual do Paraná, campus de União da Vitória:
  O projeto “Uma tarde por uma vida” surgiu com a intenção de mostrar às pessoas dos bairros carentes da cidade de União da Vitória, outras possibilidades para suas vidas. Uma das ações do grupo foi trabalhar na divulgação do vestibular da Universidade Estadual do Paraná, campus de União da Vitória, no bairro Limeira.  O grupo que desenvolve esse projeto é formado por acadêmicos da UNESPAR, UNIGUAÇU, recém-formados e pessoas da comunidade.
   Quando fomos aos bairros nos deparamos com realidades bem diferentes da que vivemos, nos deparamos com muitas pessoas que pararam de estudar e não concluíram o Ensino Fundamental 1, muitos jovens que desistiram dos estudos para trabalhar e ajudar a família a sobreviver, muitas jovens que desistiram por ficaram grávidas, ou casaram e o marido prefere que ela fique em casa cuidando das crianças e afazeres domésticos.  Nos deparamos com muitos deles que não tem televisão em casa, quem dirá um computador e acesso à internet.

A inscrição do vestibular é feita exclusivamente pela internet, as pessoas que não tem computador podem procurar a secretaria do campus e eles ajudam a fazer a inscrição. Nesse ponto encontramos um problema, muitas das pessoas desse bairro não se sentem à vontade para entrar na universidade e pedir informação, porque elas têm medo de serem discriminadas.

Procuramos, portanto, outro meio de fazer suas inscrições, o Cras do Rocio foi importante nesse momento, lá realizamos as inscrições do vestibular e para a isenção da taxa também.
   A isenção da taxa é muito importante para o pessoal que inscrevemos, cuja renda total da família é de 400,00 a 500,00 reais, se não conseguissem a isenção, não fariam o vestibular. Divulgamos também o Espaço da Mamãe Universitária, os projetos que existem e as possibilidades de bolsas.
   Conseguimos mais de 30 inscrições, é pouco perto do que queríamos fazer, mas ano que vem vamos nos organizar melhor para também atender outros bairros. Nesse ano éramos 7 pessoas para divulgar, inscrever, auxiliar e explicar tudo a respeito do meio acadêmico de nossa universidade.
   Se tudo der certo, ano que vem teremos acadêmicos de um dos bairros que mais necessita atenção do município. A entrada e permanência deles poderá modificar não apenas suas vidas, mas a universidade, como um todo, e também a comunidade.
   A coordenadora do Vestibular do Campus Elizabete Empinotti agradece a colaboração e iniciativa dos acadêmicos na divulgação do vestibular do Campus.