Você está aqui: Página Inicial > Notícias > BOLETIM DE EVENTOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ

General

BOLETIM DE EVENTOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ

por publicado: 01/11/2017 09h49 última modificação: 01/11/2017 09h49
Autoavaliação – O período de autoavaliação da Unespar será iniciado na segunda-feira (21). Para participar, será necessário acessar o questionário em cpa.unespar.edu.br ou o banner na página inicial do site www.unespar.edu.br até o dia 2 de outubro. A participação de estudantes, docentes e agentes universitários é fundamental!
   Cine-Educação – O filme “A Odisséia”, dirigido por Andrei Konchalovsky, será exibido neste sábado (19), às 8 horas, pelo projeto Cine-Educação. A atividade acontecerá no miniauditório do campus de Campo Mourão. Aos participantes será fornecido certificação de 4 horas que deverá ser solicitada pelo e-mail cineeducacao.fecilcam@gmail.cominformando o nome completo e o número do RG.
   Seunespar – O III Seminário de Extensão e Cultura da Unespar (Seunespar) será realizado na terça e quarta-feira, dias 22 e 23, no campus de Paranavaí. O evento é uma promoção da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) que objetiva promover o debate crítico sobre a extensão, fomentar a troca de experiências e divulgar as ações desenvolvidas pela instituição. A programação completa está em proec.unespar.edu.br/menu-principal/seunespar.
   CineFAP – Dois jovens de 14 anos experimentam os primeiros sofrimentos do amor enquanto vivenciam seus últimos momentos de infância. Essa é a história do filme “Pica-paus Não Têm Dor de Cabeça” que será exibido na segunda-feira (21), na sessão do CineFAP. A obra dirigida por Dinara Asanova poderá ser assistida às 19 horas, no Auditório Antonio Melillo.
   Religião e Política – O Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD) e o Grupo de Pesquisa Cultura e Relações de Poder convidam para a mesa redonda “Religião e política na América Latina: o empoderamento conservador do século XXI”. O evento será realizado na terça-feira (22), às 19h40, na sala de defesa do PPGSeD, no Campus de Campo Mourão. Os palestrantes serão o professor da Universidade Metodista de São Paulo, Dario Paulo Barrera Rivera, e a professora da Universidade de Holguin (Cuba), Olga Alicia Gallardo. Inscrições e informações em ppgsed@gmail.com ou (44) 3518-1876.
   Reforma Trabalhista – Reforma Trabalhista no Brasil é assunto de palestra nesta terça-feira (22), às 19h30, no anfiteatro do Campus de Campo Mourão. Aos participantes serão detalhas informações sobre as recentes mudanças no âmbito do direito do trabalho e nas relações de emprego. Para participar é necessária a doação de um quilo de alimento não perecível. Informações em (44) 3518-1880 ou pelo WhatsApp (44) 99940-0984.
   Gênero em Debate – Com a palestra “Violência doméstica contra a mulher: a importância da Lei Maria da Penha enquanto direito conquistado”, o campus de Apucarana sediará o I Fórum de Debate em Questões de Gênero. Será na quarta-feira (23), às 19 horas, no Auditório Gralha Azul. As convidadas para tratar o assunto são a delegada Luana Lopes, a assistente social Simone dos Santos e a psicóloga Valéria de Souza. O evento é uma realização do Núcleo de Educação para Relações de Gênero (Nerg) e as inscrições podem ser efetuadas gratuitamente em www.fecea.br/cursos.
   Seudi – “Deficiência, Preconceito e Inclusão” são os temas a serem debatidos no IV Seminário de Educação, Universidade, Diversidade e Inclusão (Seudi), do campus de Paranaguá, nos dias 24 e 25 de agosto. A programação terá palestra, exibição de filme e minicursos. Os interessados devem se inscrever no próprio campus.
   Carteirinhas – Está com o quarto lote de carteirinhas estudantis da Unespar. Os estudantes devem fazer a solicitação até a próxima quinta-feira (24), exclusivamente no site www.unespar.edu.br/estudantes. Quem ainda não fez o pedido deve ficar atento, pois a previsão é que este seja o último lote disponível para a confecção do documento. Os estudantes que estiverem com algum tipo de problema devem fazer contato com a diretoria por meio do e-mail assuntos.estudantis@unespar.edu.br.
   Masterclass – Na sexta-feira (25), das 15h20 às 18h40, acontece no campus de Curitiba I (Embap) um masterclass com obras de Carlos Alberto Assis. Os interessados em participar devem se inscrever até quinta-feira (24), no setor de Extensão do campus. As inscrições são gratuitas e os participantes receberão certificado.
   Vestibular – O prazo para pedidos de isenção na taxa de inscrição do vestibular da Unespar será encerrado na sexta-feira (25). Para conquistar a gratuidade é necessário preencher a ficha de inscrição no site do vestibular, o questionário sócio educacional e a ficha de solicitação de isenção, todos disponíveis em www.vestibular.unespar.edu.br. Uma das exigências aos candidatos é possuir o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
   Pesquisas em Gestão da Água – O Escritório de Relações Internacionais (ERI) está reunindo pesquisadores da Unespar, fluentes em inglês, com interesse nas seguintes áreas de Engenharia e Recursos de Hídricos e Tratamento; Economia, Ciências Sociais e Governança; e Rios e Ecologia. O convite é para compor um projeto de pesquisa em rede, junto a pesquisadores australianos e de outras universidades paranaenses, com o tema geral de Gestão da Água. Interessados em participar devem manifestar-se até 27 de agosto em eri@unespar.edu.br ou daniele.minozzo@unespar.edu.br. Mais detalhes em eri.unespar.edu.br.
   Especialização Educação Básica – Entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro estarão abertas as inscrições para a especialização em Aprendizagem e Desenvolvimento nos anos iniciais da Educação Básica. O curso será ofertado pelo curso de Pedagogia, do campus de Campo Mourão. Para a inscrição é necessário apresentar cópia atualizada do Currículo Lattes e pré-projeto de pesquisa. Informações em campomourao.unespar.edu.br, pelo e-mail sandragarcianeves@bol.com.br ou pelo telefone (44) 3518-1819.
   Regência – O campus de Curitiba I (Embap) realiza no próximo dia 29 de agosto a mesa redonda “O estudo, a postura e a interpretação em regência”. Será uma oportunidade para conhecer pontos de vista sobre escolas de regência e compartilhar experiências com vários regentes convidados. A atividade ocorrerá no Auditório Bento Mossurunga, às 19 horas.
   Concurso – Ainda há tempo para participar do 1° Concurso de Monografias de Relações Internacionais. O concurso é aberto a todos os estudantes da Unespar dispostos a relacionar seus estudos e pesquisas ao âmbito internacional. As inscrições serão aceitas até dia 31 de agosto de 2017, para isso basta enviar o artigo em versão pfd para o e-mail concurso.irip@gmail.com. Os critérios para participação podem ser acessados em eri.unespar.edu.br.
   ProfHistória – Estão abertas as inscrições para o processo que vai selecionar os integrantes da segunda turma do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) da Unespar. As inscrições devem ser efetuadas exclusivamente pela internet no site www.fecilcam.br/profhistoria.  O programa é ofertado no campus de Campo Mourão e, nesta edição, disponibiliza 12 vagas.
   EAIC – Após a avaliação das propostas de trabalhos a serem apresentados no III Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC), a coordenação está recebendo os trabalhos completos. O prazo foi aberto na terça-feira (15) e segue até 30 de agosto. As normas para submissão dos trabalhos estão disponíveis em www.fecilcam.br/eaic. Como consta no arquivo, é necessário título; nome do(s) autor(es); três palavras-chave; introdução; desenvolvimento; considerações finais e referências. Além disso, são detalhadas as normas para inclusão de imagens e tabelas.
   ProfFilo - O Mestrado Profissional em Filosofia (Prof-Filo), ofertado no campus de União da Vitória, inicia as inscrições do processo seletivo da nova turma no dia 1º de setembro. O edital com as especificações para participação pode ser consultado em www.humanas.ufpr.br/portal/prof-filo. Ao total, serão disponibilizadas 204 vagas, das quais 10 são para o núcleo da Unespar.