Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus de União da Vitória receberá R$ 1 mi. Recurso será utilizado para construção de novo espaço físico

General

Campus de União da Vitória receberá R$ 1 mi. Recurso será utilizado para construção de novo espaço físico

por publicado: 07/11/2019 19h11 última modificação: 07/11/2019 19h11

 

  A sociedade civil participou em peso da audiência pública realizada na última segunda-feira (04) no campus de União da Vitória da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Com o tema “Universidade, sociedade e (des)envolvimento”, as audiências - promovidas pela gestão superior da universidade em todos os campi - visam subsidiar as ações e as políticas institucionais de aproximação da Unespar com as demandas regionais de desenvolvimento. 

  Ao todo, entre 150 e 200 pessoas participaram da audiência. Além de estudantes, agentes e docentes, estavam presentes também representantes do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), prefeitos e secretários dos municípios da região, da Polícia Militar, o secretário da Associação dos Municípios do Sul Paranaense, a presidente do Conselho da Mulher Executiva, diretores de colégio, membros do Conselho Comunitário e imprensa local. 

“De todas as audiências que tivemos, essa foi a mais causou impacto dentro do campus”, afirma o diretor Valderlei Garcias Sanches. Para ele, nas falas dos participantes foi perceptível o carinho pelo campus local, que este ano comemora 60 anos, e o interesse em manter parcerias e que a universidade se mantenha presente na comunidade. 

  Outro ponto exposto pela comunidade externa foi a necessidade da criação de cursos na área de engenharia direcionados à atividade rural, promovendo a profissionalização dos jovens do campo e, assim, auxiliando no desenvolvimento dos pequenos agricultores que formam a base da população da região. “Nessa audiência foi plantada uma semente para um novo curso e vamos providenciar um grupo de trabalho para elaboração de um projeto em médio prazo”, declara o diretor. 

  A aproximação com a comunidade externa é uma das metas propostas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2018/2022. As próximas audiências acontecem no dia 20 de novembro, em Campo Mourão, 21 de novembro, em Apucarana, e 28 de novembro, em Paranavaí.

Audiências públicas

  Visando ampliar o debate sobre políticas da universidade entre a comunidade acadêmica, as audiências públicas foram criadas e implementadas em 2017, durante a atual segunda gestão do reitor Antonio Carlos Aleixo. Desde então, anualmente são realizadas uma série de 14 audiências, uma por semestre em cada campus. São espaços de apresentação de ideias e sugestões, cumprindo o plano de metas da gestão para os próximos anos, aclamado pela comunidade da universidade.