Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria, direções dos campi e direções de centros de área discutem planejamento de concursos públicos para agentes universitários e docentes

por publicado: 24/03/2022 16h02 última modificação: 24/03/2022 16h02

A reitoria da Universidade Estadual do Paraná realizou duas reuniões presenciais com as equipes diretivas dos sete campi da Unespar, para tratar do planejamento de concursos públicos.

A primeira reunião entre a reitoria, pró-reitores da PROPLAN, PRAF e da PROGESP, com as direções  de campus de Apucarana, Campo Mourão, Curitiba I, Curitiba II, Paranaguá, Paranavaí e União da Vitória ocorreu em Curitiba, no campus I - Embap, no dia 16 de março, momento em que, conjuntamente, analisaram dados apresentados pelo pró-reitor de Planejamento, Sydnei Kempa, com vistas à abertura de concursos públicos para contratação de agentes universitários efetivos (Ensino Superior e Ensino Médio). "Os levantamentos e a proposta levaram em consideração a necessidade de equidade em todos os campi", afirmou o pró-Reitor de Planejamento.

Já na tarde do dia 22 de março, a reunião ocorreu no campus de Apucarana, entre a reitoria, com a presença dos pró-Reitores da PROGRAD, PROEC, PRPPG e PROGESP, com as direções de campus e as direções de Centros de Áreas dos sete campi da Unespar, tendo como objetivo estudos para o planejamento de demandas de vagas para concursos públicos para professores, vislumbrando a equidade no quadro efetivo de docentes nos sete campi que integram a Unespar.

Nesta ocasião, o diretor de Ensino da PROGRAD, Marcos Dorigão, apresentou um estudo com o objetivo de identificar a demanda de carga horária semanal para atividades de ensino nos cursos de graduação e pós-graduação da Unespar e quantificar o quadro docente necessário para esse atendimento. Segundo Marcos Dorigão, "este estudo, resultado do trabalho conjunto da PROGRAD e PROGESP, oferece informações para a análise das condições de oferta dos cursos e o planejamento de ações para o desenvolvimento das atividades pedagógicas com vistas ao cumprimento do PPC de cada curso".

Para a reitora da Unespar, Salete Machado Sirino, estas ações têm como finalidade a elaboração conjunta de uma metodologia para o quadro de vagas necessário para concursos públicos na Unespar, com a participação das equipes da reitoria e dos sete campi da Universidade. Para tanto, as direções de campus e direções de Centros de Áreas propiciarão a análise destes dados e as definições de vagas a serem atendidas em seus respectivos campi, envolvendo a participação dos Colegiados de Curso, inclusive, por meio de deliberação em Conselho de Campus. Neste sentido, a relevância da visualização do quadro de Agentes Universitários e Docentes efetivos de cada campus e as necessidades que, às vezes, um campus apresenta mais que outros, para o efetivo atendimento das demandas administrativas e pedagógicas em prol do ensino, da pesquisa e da extensão, deve ser considerado tendo em vista a qualificação desses processos na Unespar.

"Recebemos com alegria a notícia da possibilidade de concurso público para a Unespar. Em ação da reitoria, iniciamos as discussões para sua efetivação. A incorporação de agentes universitários e docentes efetivos dará aos campi, os recursos humanos necessários para a melhoria dos cursos de graduação e pós-graduação", afirma o diretor do campus de União da Vitória,  Alcemar Rodrigues Martello.

Para o diretor do campus de Campo Mourão, João Marcos Borges Avelar, “a reunião que ocorreu dia 22 de março no campus de Apucarana com a presença de diretores de Centros de Áreas, direções de campus e equipe da reitoria para discutir a abertura de concurso público para docentes foi muito produtiva. Houve um consenso entre os participantes de que devemos promover a paridade entre os campi; isso significa que todos concordaram que, neste primeiro ano, os campi que apresentam uma maior defasagem poderão ter um número maior de vagas. No final de anos, espera-se que haja condição mais igualitária e justa para todos”.

O diretor do campus de Apucarana, Daniel Fernando Matheus Gomes, considerou as reuniões como importantes para iniciar o processo de concurso público em âmbito global na universidade, com avaliativas dos critérios de distribuição das vagas deste concurso, de forma transparente e democrática.

O diretor em exercício do campus de Paranaguá, Luís Fernando Roveda, ressalta que as reuniões foram muito bem planejadas, organizadas, de forma que a gente pode esperar por resultados coerentes com nossas necessidades mais urgentes.

“O planejamento de concurso público para agentes e docentes na Unespar é de extrema necessidade para a universidade, pois com a contratação de docentes e agentes fortaleceremos e qualificaremos o tripé ensino, pesquisa e extensão que é nossa prioridade”, ressalta Maria Antonia Ramos Costa, diretora do campus de Paranavaí.

A diretora do campus Curitiba II - FAP, Noemi Nascimento Ansay, destaca que “a luta por concursos públicos para agentes e docentes é histórica na Unespar. Faz parte deste processo, ações de planejamento estratégico, com vistas a mapear as áreas com maiores defasagens. concursos públicos são fundamentais para garantir a qualidade da Educação Pública do Paraná”.

Segundo o diretor do campus de Curitiba I - Embap, Marco Aurélio Koentopp, foi importante participar de reunião entre direções de campus, direções de Centro de Áreas juntamente com a reitoria para definir a metodologia para a distribuição das vagas para concurso público para docentes.  A expectativa é que se consiga, ao longo de quatro anos, uma equidade no número de docentes efetivos entre os campi e entre os cursos”.