Você está aqui: Página Inicial > Ensino > Graduação > Filosofia

Filosofia

 

 

CONTATO:

Coordenador:

 Prof. Estevão Lemos Cruz

Email:

 filosofia@unespar.edu.br

Endereço:

 Praça Coronel Amazonas S/N, 3º Andar

 Centro|União da Vitória, PR.

Telefone:

 (42) 3521-9100

 

GRADE HORÁRIA E REGULAMENTOS:

Clique aqui

 

BREVE HISTÓRICO:

O Curso de Filosofia da então FAFIUV foi criado em 13 de fevereiro de 2007. Em 2013, a FAFIUV passa a integrar o corpo de faculdades que veio a se tornar a Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Em 2017, o curso passa a contar com o programa de Mestrado em Filosofia (PROF-FILO), o primeiro programa de mestrado da região. Em 2019, o curso reformula seu Projeto Pedagógico e passa a oferecer uma matriz curricular preocupada não só com a discussão dos textos clássicos da tradição nortecêntrica, mas com a fundamental disseminação e estudo dos textos clássicos da tradição Sul Global.

 

OBJETIVOS DO CURSO:

Formar pesquisadores-docentes com capacidade crítica e habilitados para despertar em seus alunos a reflexão filosófica. Além disso, pretende-se formar professores que valorizem, sobretudo, o pensamento descolonizado e inovador, compreendendo e discutindo sobre os diversos temas, problemas e sistemas filosóficos, desenvolvendo a capacidade de interpretação e leitura de textos filosóficos e de outros campos do saber, produzindo um conjunto sistematizado de conhecimentos que funcionem como produção teórica original e, por fim, compreendendo a importância do pensamento filosófico como forma de preservação da autonomia individual e coletiva, bem como um fundamental instrumento de transformação da realidade na qual estão inseridos. Atentamos que “o preparo científico do professor ou da professora deve coincidir com sua retidão ética. É uma lástima qualquer descompasso entre esta e aquela. Formação científica, correção ética, respeito aos outros, coerência, capacidade de viver e de aprender com o diferente, não permitir que o nosso mal-estar pessoal ou a nossa antipatia com relação ao outro nos façam acusá-lo do que não fez são obrigações a cujo cumprimento devemos humilde, mas perseverantemente, nos dedicar (...) fazer tudo o que possamos em favor da eticidade, sem cair no moralismo hipócrita, ao gosto reconhecidamente farisaico” (FREIRE, 2002, p.10).

 

ATUAÇÃO PROFISSIONAL:

O licenciado em Filosofia pode exercer a docência tanto na educação básica quanto no ensino superior. Pode ainda atuar em atividades de pesquisa acadêmica e demais atividades relacionadas ao seu campo de saber, tal como consultorias e produção de textos ou mídias com abordagens filosóficas.

 

 

 

 

Corpo Docente :

 



Antonio Charles Santiago Almeida

Graduado em Filosofia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC); Mestre em Ciências Sociais (PUC-SP); Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pós-doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente é Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Filosofia (PROF-FILO) e Professor Adjunto do Curso de Filosofia da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Atua nas áreas de Filosofia Política, Pensamento Social Brasileiro e Sociologia Clássica.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5446755649820726

Email: prof.charlessantiago@gmail.com

                                                                              

 Armindo José Longhi 

Licenciado (1983) e Mestre (1990) em Filosofia pela UFSM. Doutor em Educação (2005) pela UNICAMP. Professor associado e com dedicação exclusiva. Desempenha a docência desenvolvendo pesquisas, orientando alunos e ministrando disciplinas na graduação. É autor de artigos, livro e capítulos de livros. Interesses de pesquisa: teoria crítica; filosofia política; filosofia da educação. Foi coordenador de curso, vice-diretor do Campus de União da Vitória e pró-reitor de extensão e cultura da UNESPAR.

Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/5485015785154284

Email:  armindolonghi@gmail.com

 Daniel Santos da Silva

Graduação e mestrado na Universidade Estadual do Ceará; doutorado e pós-doutorado na Universidade de São Paulo. Autor dos livros Sem lamentações: filosofia, anarquismo e outros ensaios e Conflito e resistência na filosofia política de Espinosa.

Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/3022521670935308

Email:  danidani_ss@yahoo.com.br

 Estevão Lemos Cruz

Graduado em Filosofia pela UFPR e em Direito pela PUC-PR, Mestre em Filosofia pela UFPR e Doutor em Filosofia pela UFRJ. Atualmente é Professor Permanente do Programa de Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO), Professor Adjunto e Coordenador do Curso de Filosofia da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Concentra seus trabalhos na História da Filosofia Antiga e Contemporânea (Platão, Aristóteles e Heidegger), atuando principalmente nos seguintes temas: Fenomenologia, Ontologia e Linguagem. 

Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/5593276758947779

Email: estevao.cruz@unespar.edu.br

 Gustavo Hessmann Dalaqua

Professor do Curso de Filosofia da UNESPAR e pós-doutorando no Departamento de Filosofia da UNIFESP. Possui graduação e mestrado em Filosofia pela UFPR e doutorado em Filosofia pela USP. Desenvolve estudos na área de ética e filosofia política, com ênfase nos seguintes temas: democracia, representação e liberdade. Foi pesquisador visitante na Columbia University, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, em 2016 e 2017, e professor visitante na American University do Cairo, com apoio da Andrew Mellon Foundation, em 2020.

Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/9457805000467764

Email: gustavo.dalaqua@unespar.edu.br

 Leandro Sousa Costa

Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professor do Curso de Filosofia da Universidade Estadual do Paraná. Atua nas áreas de Lógica, Filosofia da Linguagem e Filosofia Medieval.

Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/5289097817087058

Email: leandro.costa@unespar.edu.br

 Marcos Adriano Zmijewski 

Possui Graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Paraná – campus União da Vitória (2016), Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (2018). Atualmente é doutorando (2019)   do   Programa   de   Pós-Graduação   em   Filosofia   da Universidade Federal de Santa Maria, área de concentração Ética Normativa, Metaética e Ética Aplicada. Suas pesquisas estão nucleadas no campo da História da Filosofia Antiga, mais especificamente na obra do filósofo Epicuro. Tem interesse nos seguintes temas: história da filosofia, ética e filosofia política.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9880532244289534

Email: marcos.zmijewski@unespar.edu.br

Martha G. Coletto Costa

Professora do Curso de Filosofia da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) e do Programa de Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO). Graduada, mestra e doutora em Filosofia pela Universidade de São Paulo, com estágio de pesquisa na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (Paris). Sua tese de doutorado aborda a concepção de democracia de Claude Lefort. Seus estudos se concentram na área de Filosofia Política, Ética e Educação, com ênfase nos seguintes temas: democracia, totalitarismo, neoliberalismo, ensino de filosofia, feminismos.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8821261578659682

Email: martha.costa@unespar.edu.br

Paulo Borges de Santana Júnior 

Professor do curso de Filosofia da Universidade Estadual do Paraná (Unespar-União da Vitória). Doutor em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/USP, 2022), tese realizada junto com um estágio de pesquisa no exterior, vinculado ao grupo NoSoPhi da Universidade Paris I (Panthéon-Sorbonne, ano letivo 2018-19). Mestre em filosofia (FFLCH/USP, 2015); Licenciado e bacharel em filosofia (FFLCH/USP, 2011-2012).

Currículo Lattes : http://lattes.cnpq.br/1503481482254393

Email: paulo.santana@unespar.edu.br

 Thiago David Stadler

Doutor em História e Professor Adjunto do Colegiado de Filosofia da Universidade Estadual do Paraná campus de União da Vitória. Também é Professor Permanente do Programa de Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO) e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Paraná (PPGHIS/UFPR). Entre suas publicações destacam-se: O valor das humanidades em um tempo técnico-científico (2016); Sobre a Insubmissão em Tolstói (2018); Império Romano em Cartas (2013); a tradução do Livro X das Epístolas de Plínio, o Jovem (2018).

Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/6488253625581935

Email: thiago.stadler@unespar.edu.br


MÍDIAS E REDES SOCIAIS:

Canal do Curso de Filosofia da UNESPAR

Debate-40 em Texto

 

Canal Debate-40

Prof. Leandro Sousa Costa, Profª. Naiara Krachenski e Prof. Thiago David Stadler


Curso de Introdução à Crítica da Razão Pura, de Kant

Prof. Estevão Lemos Cruz

 

Podcast: Problemas Básicos da Metafísica

Prof. Estevão Lemos Cruz

 

Instagram do Curso de Filosofia

 

 

 

 

REVISTA PARANAENSE DE FILOSOFIA:

Revista Paranaense de Filosofia tem como principal objetivo publicar trabalhos inéditos de pós-graduandos, mestre e doutores que promovam a disseminação de estudos e pesquisas nas inúmeras áreas da Filosofia. Os textos divulgados deverão ter o formato de artigos, resenhas, traduções ou entrevistas de profissionais relevantes no cenário filosófico. A publicação da revista é de responsabilidade do curso de Filosofia da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR).

 

Editor-Chefe

Prof. Leandro Sousa Costa

Corpo editorial

Prof. Estevão Lemos Cruz

Prof. Thiago David Stadler

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA (PROF-FILO)

O Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO) é um programa de pós-graduação destinado a ofertar curso de mestrado a professores de filosofia do ensino médio ou fundamental, na modalidade profissional, em rede e com abrangência nacional.

O curso, com área de concentração em Ensino de Filosofia, é predominantemente presencial e confere aos estudantes concluintes o título de “Mestre em Filosofia”.

O PROF-FILO se estrutura a partir de núcleos sediados em Instituições de Ensino Superior (IES) que são responsáveis pela coordenação e execução local do curso.

O corpo docente do PROF-FILO – responsável pelas suas atividades de ensino, pesquisa e extensão – é formado por docentes dos núcleos.