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Geografia

O CURSO DE GEOGRAFIA

            A instalação do Curso de Licenciatura em Geografia se deu no ano de 1966 na então Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória – FAFIUV. Assim, são mais de cinquenta anos formando profissionais que atuam, sobretudo, no sul do Paraná e norte Catarinense.

            O Curso realiza anualmente dois eventos já consagrados no calendário da instituição, trata-se da Semana do Meio Ambiente, que mescla atividades teóricas (palestras, conferências, exposições, minicursos) com atividades práticas realizadas em campo, normalmente, em dois dias. Ocorre, normalmente, na primeira semana de junho em comemoração ao dia Mundial do Meio Ambiente, rememorado no dia 05 do referido mês; e do Simpósio de Geografia, evento que integra as atividades letivas do segundo semestre, geralmente, no mês de novembro e visa promover um espaço de discussão e diálogo acerca do Ensino da Geografia e da Ciência Geográfica. Na oportunidade, são abertos outros espaços, como: lançamento de livros, mesas-redondas, oficinas de campo e apresentações de comunicações científicas.

o curso de Licenciatura em Geografia da UNESPAR campus de União da Vitória, tem por finalidade:

1) Formar profissionais de Geografia que reflitam criticamente sobre a sociedade em que vivem e que em suas práticas sugiram propostas para sua transformação.

2) Promover o desenvolvimento e a difusão do conhecimento geográfico através da formação do professor-pesquisador com ética e compromisso com a ciência.

3) Formar profissionais conscientes de seu lugar no mundo e que façam da Geografia um instrumento para alcançar a cidadania plena, valorizando as diferentes formas de saber, de cultura e de vida de modo a garantir e respeitar à pluralidade social.

Habilitação: Licenciatura em Geografia

Número de vagas: 40

Seriado: anual

Turno das aulas: noturno


OBJETIVOS DO CURSO

Objetivo Geral

       - Instrumentalizar o acadêmico de Geografia com conhecimentos teóricos e metodológicos para que na sua prática pedagógica como professor garanta o desenvolvimento de capacidades de observação, de interpretação, de análise para pensar criticamente a realidade, para melhor compreendê-la e identificar as possibilidades de transformação no sentido de superar suas contradições.

Objetivos Específicos

- Analisar, interpretar e representar as diversas manifestações do conhecimento geográfico;

- Articular e contextualizar elementos empíricos e conceituais concernentes ao conhecimento científico;

- Interpretar e discutir as diferentes escalas espaço-temporais relacionadas a eventos e fenômenos geográficos, articulando elementos naturais e sociais;

- Formar profissionais que sejam capazes de produzir projetos de ensino e pesquisa, bem como planos de trabalho referentes a atividades artísticas, culturais e de preservação do patrimônio histórico e ambiental;

- Ser capaz de buscar o trabalho interdisciplinar e a formação de um coletivo para aprofundar a compreensão da realidade;

- Planejar, propor, elaborar e executar projetos de pesquisa e de extensão acadêmica no âmbito da Geografia;

- Dominar métodos e técnicas de laboratório e instrumentos/equipamentos de trabalho de campo relativo à produção e aplicação do conhecimento Geográfico;

- Interpretar e elaborar mapas temáticos e outras representações gráficas e cartográficas.

 

Perfil Profissional do Egresso

O profissional formado pelo Curso de Licenciatura em Geografia da UNESPAR – Campus União da Vitória deve possuir preparo teórico e metodológico para, enquanto cidadão e educador, contribuir de forma consciente para a promoção do desenvolvimento humano e social, além disso, deve ser capaz de:

- Buscar a atualização constante e permanente frente às transformações do conhecimento geográfico, metodológico e das técnicas de ensino;

- Compreender e praticar o acolhimento e o trato à diversidade, promovendo o enriquecimento cultural através de suas práticas pedagógicas;

- Orientar a elaboração e execução de projetos de cunho educacional e ambiental;

- Aplicar os fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos da Geografia na compreensão da estruturação e dinâmica dos espaços geográficos;

- Ser consciente de seu papel enquanto agente formador da cidadania;

- Conhecer e discutir as diferentes escalas de análise na Geografia;

- Propor, planejar e elaborar atividades de campo;

- Saber os conteúdos do temário geográfico adequando-os aos diversos níveis de ensino e às necessidades do contexto social vivenciado;

Sendo assim, espera-se um egresso que seja capaz de se inserir no mercado de trabalho, um profissional que possa atuar no Ensino Fundamental e Médio com conhecimento teórico-metodológico inerente ao saber geográfico e capaz de dominar as dimensões política, social, econômica, cultural que emergem do processo ensino-aprendizagem, em consonância com a realidade atual – de acordo com o parecer nº CNE/CES 492/2001, que trata das Diretrizes Curriculares do Curso de Geografia (e outros cursos) e considerando o processo de reformas curriculares resultado das mudanças ocorridas com a entrada em vigor da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei n. 9394/96. Neste sentido, busca-se a formação do profissional que valorize a melhoria qualitativa da ação pedagógica em si, contribuindo para a formação de um cidadão capaz de intervir e promover mudanças na sociedade. A atual demanda aponta para a formação de um profissional que seja capaz de ultrapassar os limites de sua habilitação legal e, na medida das necessidades do ambiente escolar e fora deste, seja capaz de exercer outras funções de caráter pedagógico, solicitadas pelos sistemas de ensino e outros segmentos sociais, culturais e econômicos.

No âmbito da educação escolar percebem-se novas oportunidades relacionadas a outras atividades profissionais de competência do Licenciado em Geografia, tais como: a) coordenador na área de ensino de escolas; b) diretor de escolas; c) técnico em ensino de secretarias de educação; d) coordenador de projetos na área de ensino; e) consultor na área de educação geográfica; f) capacitação de formadores e instrutores de Geografia; g) assessoramento em órgãos, empresas e instituições na elaboração de projetos e políticas de ensino na área de Geografia; h) projetos interdisciplinares de Educação Ambiental; i) investigação científica sobre ensino e interdisciplinaridade; k) Atuação no meio rural, nas cooperativas agrícolas, entre outros.

Enfim, espera-se como um perfil comum a atuação ética, crítica, autônoma e criativa, respeito à pluralidade inerente aos ambientes profissionais, atuação positiva na busca de soluções de questões colocadas pela sociedade. Também se tem como perfil específico esperado a compreensão dos elementos e processos concernentes ao meio natural e ao construído, com base nos fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos da Geografia e a aplicação desse conhecimento na busca do desenvolvimento social; domínio e permanente aprimoramento das abordagens científicas pertinentes ao processo de produção e aplicação do conhecimento geográfico.


MATRIZ CURRICULAR

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

Vigente a partir do ano letivo de 2018

 

CÓD.

COMPONENTE CURRICULAR

H/A

50 min

H/R

60 min

1º ANO

EPG

Epistemologia da Geografia

144

120

FG

Fundamentos de Geologia

144

120

MEG I

Metodologia do Ensino da Geografia

72

60

GP

Geografia da População

72

60

HG

Hidrogeografia

72

60

PT

Produção Textual

72

60

OPT I

OPTATIVA (*)

72

60

BG

Biogeografia

72

60

TOTAL

720

600

2º ANO

CGT

Cartografia Geral e Temática

144

120

REM

Regionalização do Espaço Mundial

144

120

DEG

Didática e Ensino da Geografia

144

120

PE

Psicologia da Educação

72

60

CM

Climatologia

72

60

GE

Geografia Econômica

72

60

GM

Geomorfologia

72

60

TOTAL

720

600

3º ANO

MEG II

Metodologia do Ensino da Geografia

144

120

GA

Geografia Agrária

144

120

GU

Geografia Urbana

144

120

MTP

Métodos e Técnicas da Pesquisa Geográfica

144

120

SN

Sociedade e Natureza

72

60

GC

Geografia Cultural

72

60

EST I

Estágio Supervisionado

240

200

TOTAL

960

800

4º ANO

MEG III

Metodologia do Ensino da Geografia

144

120

GB

Geografia do Brasil

144

120

TCC

Trabalho de Conclusão de Curso

144

120

GPC

Geografia do Paraná e do Contestado

72

60

GPO

Geografia Política

72

60

LIB

Libras

72

60

OPT II

OPTATIVA (*)

72

60

EST I

Estágio Supervisionado

240

200

TOTAL

960

800

 

Atividades Acadêmicas Complementares

240

200

 

Total da carga horária do curso

3600

3000

(*) Disciplinas optativas existentes (podendo ser acrescidas outras de acordo com as necessidades e apontamentos do Colegiado): Astronomia, Geografia do Turismo, Geografia do Trabalho, Antropologia Cultural, Tópicos Especiais em estudos do Quaternário Brasileiro. As disciplinas optativas podem ser ofertadas com cargas horárias anuais variáveis, entretanto, não inferiores a 36 horas/aula/ano e não superiores a 144 horas/aula/ano. Podem ser oferecidas anualmente, semestralmente ou agrupadas em blocos. É permitido aos acadêmicos cursarem as optativas (total de 144 horas/aula) em outros cursos deste Campus.

Proposição e elaboração: Núcleo Docente Estruturante (NDE-Geo), 2016.

 

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO

PRIMEIRO ANO DE GEOGRAFIA

EPISTEMOLOGIA DA GEOGRAFIA

Evolução do pensamento geográfico. História e paradigmas: Questões epistemológicas, vertentes geográficas e perspectivas da Ciência Geográfica. Epistemologia, método e metodologia da Geografia: objeto de estudo, princípios, leis, categorias, temas, conceitos e objetivos. Geografia Clássica e escolas. Geografia Contemporânea: teoria e método. Pesquisa e Ensino. Geografia Escolar.


FUNDAMENTOS DE GEOLOGIA

Princípios gerais da Geologia: teoria e método. Geologia e Geografia: relações e similaridades. Escala Geológica do Tempo. Fenômenos diastróficos: epirogênese, perturbações das rochas – inclinação das camadas, diaclasamentos, falhas, dobras, discordâncias. Constituição interna e externa da Terra. Geologia estrutural. Origem e evolução da vida ao longo do tempo geológico. Noções de minerais e rochas: tipos, constituição e aplicações econômicas. Noções de mapas e perfis. Principais aspectos geológicos do território brasileiro e distribuição dos depósitos minerais. Impactos Ambientais. Geologia Escolar.

 

METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA (MEG I)

Teorias da Educação presentes na estrutura educacional brasileira. O Estado e a educação nacional: fundamentação teórico-metodológica. A Geografia Escolar: Principais abordagens Geográficas e suas aplicações no Ensino. Estrutura e Funcionamento do Ensino. Legislação Educacional – LDBEN nº. 9.394-96. PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais); DCE (Diretrizes Curriculares Estaduais) e Documentos similares.

 

GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO

Estudos e abordagens de população na Geografia. Teorias e concepções sobre população. População e classes sociais. A dinâmica populacional. Os processos migratórios e a mobilidade territorial. A população brasileira e as desigualdades regionais. População e diversidade. Diversidade cultural. População e modo de vida. Diversidade religiosa. Diversidade étnico-racial. Diversidade de gênero. Diversidade sexual. População, as políticas de inclusão social o direito à cidadania. População, diversidade e ensino de Geografia.

 

HIDROGEOGRAFIA

Conceitos e fundamentos de HidroGeografia. Distribuição geográfica das águas pelos continentes e oceanos: Águas continentais superficiais e subterrâneas, águas oceânicas e marítimas. Dinâmica das águas: Ciclo hidrológico, padrões de drenagem e transporte de sedimentos. Água enquanto agente modelador do relevo. Análise sistêmica de Bacias hidrográficas. Legislação Brasileira de Recursos Hídricos. O sistema hidrográfico brasileiro: potencialidades e desafios. Poluição hídrica e importância econômica da água. Políticas públicas, planejamento e gestão de microbacias. Proteção de nascentes. Hidrografia Escolar.

 

PRODUÇÃO TEXTUAL

Texto e textualidade. Noções de língua e linguagem. Alfabetização e linguística. Sociolinguística. Leitura e produção de texto. Leitura: níveis de leitura, estratégias de leitura, dificuldades de leitura, segmentação textual. Técnicas de estudo e produção de textos científicos. Noções fundamentais sobre estrutura e conteúdo: coesão, coerência e clareza. Gêneros textuais: resenhas, resumos e artigo. Tipologia textual: narração, descrição e dissertação. Novo acordo gramatical. Aspectos gramaticais relevantes à produção textual: ortografia, pontuação, concordâncias e acentuação.  A produção de textos na academia: a redação científica.

 

ANTROPOLOGIA CULTURAL (OPTATIVA)

Antropologia como campo de conhecimento. Cultura. Origens da humanidade. Passado cultural do homem. Religião e Magia. Artes. Indígena Brasileiro.

 

GEOGRAFIA DO TURISMO (OPTATIVA)

Aplicação do conhecimento geográfico à atividade turística a partir das categorias e conceitos-chaves de análise da Geografia e sua aplicabilidade ao turismo. A paisagem como recurso turístico. A relação turismo e natureza. Turismo: apropriação e reorganização do espaço. Panorama da Geografia do Turismo no Brasil, no Paraná e no Contestado. Principais centros emissores e receptores do turismo. Turismo: espaço rural e urbano. Turismo e patrimônio histórico. Turismo e desenvolvimento/local e regional. O papel do turismo no cenário da globalização e da mundialização da cultura. Políticas públicas para o turismo. Turismo e educação.

 

BIOGEOGRAFIA

BioGeografia: conceituação e definição. História geológica da Terra. Origem da vida e evolução biológica (seleção natural e fatores de adaptação). Padrões de distribuição geográfica das espécies: dispersão, migração, especiação e extinção. Endemismo e regionalização: diferenciação geográfica. Regiões fitogeográficas e zoogeográficas do globo. O papel dos fatores ambientais na distribuição dos seres vivos. As grandes formações biológicas do mundo e do Brasil. Ecologia e Geografia. Biodiversidade e BioGeografia da conservação. Educação Ambiental. Ética Ambiental. BioGeografia Escolar.

 

SEGUNDO ANO DE GEOGRAFIA

CARTOGRAFIA GERAL E TEMÁTICA

Cartografia: conceituação, métodos e aplicações na Ciência Geográfica. Mapas, escalas, coordenadas e projeções. Dados e bases cartográficas. Referências de posicionamento na superfície terrestre. Escala cartográfica e sistema de coordenadas geográficas. Elementos de um mapa. Fusos horários. Medidas de área e distâncias. Pantógrafo e planímetro. Perfis topográficos em escalas diferentes. Noções de Topografia. Cartografia Temática qualitativa e quantitativa e sua aplicação. Cartografia Social. Sensoriamento remoto, a interpretação de gráficos, cores, símbolos e os diversos mapas temáticos. Legislação cartográfica. Cartografia Escolar.

 

REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL

Região e processos de regionalização e organização do espaço mundial. O espaço mundial em sua totalidade. A relação sociedade-natureza e a produção do espaço mundial. Processos e relações econômicas, culturais e políticas no mundo. O Imperialismo e a expansão geográfica do capital. Os Conflitos nas diversas escalas geográficas. Relação local x global. A nova ordem mundial. Divisão Norte e Sul: mundo desenvolvido e subdesenvolvido. O mundo globalizado inserido no sistema capitalista. Globalização/fragmentação, redes e blocos econômicos de poder na regionalização do mundo contemporâneo. Regionalização e o ensino de Geografia.

 

DIDÁTICA E ENSINO DA GEOGRAFIA

Estrutura educacional brasileira. Fundamentação teórico-metodológica para o trabalho docente. Organização e práticas didático-pedagógicas e burocráticas docentes. Estrutura e funcionamento do Ensino Básico. Modalidades, regimes e anos. Aplicações e conteúdos dos componentes curriculares da disciplina de Geografia. Tendências atuais do Ensino da Geografia. Interdisciplinaridade. Afazeres docentes. Planos de aula e materiais didáticos. Situações-problema e práticas de Ensino em Geografia.

 

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Origem e conceitos básicos da Psicologia. Concepções de desenvolvimento: correntes teóricas e repercussões na escola. Desenvolvimento humano e aprendizagem. Processos básicos do comportamento. Psicologia da Adolescência. Personalidade. Sistemas teóricos de interpretação do processo ensino-aprendizagem. O professor e o processo ensino-aprendizagem.

 

CLIMATOLOGIA

Conceitos fundamentais de Climatologia e Meteorologia. Classificação e escalas climáticas. Ar atmosférico: escalas de abordagem, características físico-químicas das suas camadas; circulação e dinâmica. Dimensão espacial dos elementos do clima: Temperatura, Umidade e Pressão do ar. Fatores geográficos do clima. Relações do homem com a atmosfera: fenômenos e efeitos sobre o Planeta. Tipos climáticos do mundo e do Brasil.

 

GEOGRAFIA ECONÔMICA

A formação socioespacial e a relação sociedade-espaço-economia. O espaço geográfico e as diferentes racionalidades econômicas. Geografia econômica na atualidade: universalidade, particularidade e singularidade. A divisão técnica e territorial do trabalho. O trabalho na sociedade capitalista: questão de gênero e questões étnico-raciais. O processo de territorialização do capital e a desterreação/desterritorialização. A Geografia econômica no Brasil e a reconfiguração do espaço econômico. Contestado e desagregação econômica, cultural e ambiental: modo de vida caboclo e economia madeireira.

 

GEOMORFOLOGIA

Conceituações e aplicações da Geomorfologia na Geografia. Formas de relevo: evolução e esculturação. Estrutura terrestre: processos endógenos e exógenos. Zonas morfoclimáticas e relevos associados. Formas erosivas. O relevo nas escalas do espaço e do tempo. Unidades morfoestruturais do globo. Geomorfologia fluvial, Geomorfologia litorânea e ações antrópicas. Mapeamento geomorfológico. Monitoramento ambiental e geoindicadores.

 

TERCEIRO ANO DE GEOGRAFIA

METODOLOGIA DO ENSINO DA GEOGRAFIA (MEG II)

Educação formal e não-formal. Documentos oficiais, legislações específicas e currículo da Geografia Escolar. Documentos institucionais de estágio da UNESPAR. Função social da Geografia na Educação Básica e Superior. Fundamentos teórico-metodológicos e tendências no Ensino da Geografia. Organização, seleção e transposição didática dos conteúdos. Interdisciplinaridade, educação ambiental, direitos humanos e questões étnico-raciais. Estratégias e metodologias no processo de ensino-aprendizagem. Planos de aula e seus elementos. Cotidiano escolar e seus desafios. Aulas de co-participação e regência. Papel da pesquisa científica na práxis do professor.

 

GEOGRAFIA AGRÁRIA

O estudo da Geografia Agrária para a compreensão da produção do espaço geográfico. O processo de desenvolvimento do capitalismo no campo, suas contradições e os impactos ambientais, sociais, culturais e econômicos no campo e na cidade. A permanecia histórica da luta pela terra no país e suas consequências no espaço. Renda da terra. Agricultura capitalista x agricultura familiar camponesa. Complexos agroindustriais e a produção agrícola. Movimentos sociais no campo. Trabalho e produção no campo. Povos tradicionais, e a questão agrária no Contestado. A agroecologia. Soberania alimentar. Características atuais do campo no Brasil: estrutura agrária e conflitos sociais. Reforma agrária. Movimentos sociais e violência no campo. Educação no/do campo.

 

GEOGRAFIA URBANA

O processo de formação das cidades, da urbanização e da metropolização. Diferenciação conceitual entre o urbano e a cidade. As funções da cidade. Processos e agentes na produção do espaço urbano. A produção do espaço urbano e a relação campo-cidade. As diferentes temporalidades/rugosidades do fenômeno urbano. A rede urbana. Territorialidades urbanas. Segregação Socioespacial. Periferização das cidades e a questão ambiental. Movimentos sociais: o direito à cidade e à moradia. A Geografia urbana no Brasil, no Paraná e no Contestado.

 

MÉTODOS E TÉCNICAS DA PESQUISA GEOGRÁFICA

Fundamentos e características do saber científico. Universidade e conhecimento. Ciência, método e técnica. Tipos de trabalho científico. Normas técnicas do trabalho científico – ABNT. A ciência geográfica e seu objeto de estudo. Concepção intelectual/teórica da pesquisa. A pesquisa em Geografia e seus métodos. Diferentes metodologias de produção de informações para a pesquisa em Geografia. Pesquisas quantitativas e qualitativas: possibilidades e limitações. Metodologia da investigação científica. Construção Intelectual do Projeto de Pesquisa. Elaboração do projeto de pesquisa. Trabalho científico, organização e estrutura do projeto de pesquisa: problema e problematização, revisão de literatura e pesquisa bibliográfica, objetivos, justificativa, metodologias de pesquisa, cronograma de investigação e aspectos éticos da pesquisa.

 

SOCIEDADE E NATUREZA

A relação sociedade-natureza na Ciência Geográfica. As diferentes formas de sociedade e suas concepções sobre natureza. A natureza enquanto condição de existência social e a natureza mercantilizada. A questão ambiental e a crise da sociedade. Desenvolvimento sustentável e modelo civilizatório. A necessidade da reunificação orgânica sociedade-natureza. Desenvolvimento de projetos para a educação básica.

 

GEOGRAFIA CULTURAL

Epistemologia da Geografia Cultural: gênese, renovação e revalorização. Conceitos e temas da Geografia Cultural. Espaço geográfico e manifestações culturais: as formas simbólicas. Território, territorialidade e desterritorialização. Identidade cultural (IC) e Identidade territorial (IT). Topofilia. Paisagem cultural, imaginário e simbolismo. Geografia da religião: espaços sagrados e espaços profanos. Patrimônio material e imaterial. Pesquisa e método na Geografia Cultural. Questões étnico-raciais e direitos humanos. A Geografia Cultural na Educação Básica.

 

QUARTO ANO DE GEOGRAFIA

METODOLOGIA DO ENSINO DA GEOGRAFIA (MEG III)

Ensino de Geografia na Educação Básica. Educação e Geografia. Cotidiano escolar: particularidades e desafios da região do Contestado. Práticas pedagógicas em sala de aula. Estratégias e metodologias de aprendizagem dos conteúdos geográficos. Legislação específica da Educação Básica. Planos de trabalho docente. Construção de materiais didáticos. Ensino/aprendizagem e avaliação. Regência de classe supervisionada no Ensino Médio. Projeto, documentação institucional e relatórios de estágio.

 

GEOGRAFIA DO BRASIL

Formação histórica e territorial do Espaço Brasileiro. Ocupação e Povoamento do território brasileiro. A relação Sociedade-Natureza e a produção do espaço. As paisagens naturais, sociais e culturais. A dinâmica socioeconômica e a diversidade regional do Brasil. A questão ambiental no Brasil: a produção do espaço brasileiro. Regionalização do espaço brasileiro. Reorganização produtiva do território. Domínios Morfoclimáticos: a diversidade do espaço brasileiro. A noção de escala geográfica: o Paraná no contexto brasileiro. Ambiente, cultura, economia e questões étnico raciais no Brasil. Prática do trabalho de campo em Geografia do Brasil. O ensino de Geografia do Brasil na formação escolar.

 

GEOGRAFIA DO PARANÁ E DO CONTESTADO

A formação histórica do território paranaense e os processos de ocupação. A relação sociedade-natureza e a produção do espaço paranaense. A dinâmica socioeconômica e a diversidade regional paranaense. As Regiões Paranaenses: aspectos físicos, econômicos e culturais. As fronteiras paranaenses e a Guerra do Contestado. A Guerra do Contestado e a formação dos territórios paranaense e catarinense. A Guerra do Contestado: agentes, sujeitos e a produção do espaço geográfico. Contestado: o caboclo e o processo de imigração.  O Contestado e a economia madeireira. O Contestado: dinâmica social, econômica, política, cultural e ambiental. Contestado, religiosidade e fé: os monges e a crença num mundo justo e solidário. O Contestado um século após o término da guerra: desdobramentos geográficos. Geografia do Paraná e do Contestado no ensino de Geografia.

 

GEOGRAFIA POLÍTICA

Origens da Geografia Política e evolução da Geopolítica. Organização política do espaço mundial: Estado, Nação e Fronteiras. Espaço, poder e identidade. Poder Político: relação centro-periferia, colonialismo e imperialismo. Estado: teorias, modos de produção, sociedade de classes e estrutura(s) política(s). Mundialização e Globalização. Políticas estatais e sociais na produção dos territórios. Direitos Humanos. Escala geográfica: Geopolítica mundial e territórios em disputa e os problemas geopolíticos brasileiros. A Geografia política e a formação territorial do Contestado. A Geopolítica na Educação Básica.

 

LIBRAS

Conceitos e abordagens de letramento na comunidade surda. Línguas de Sinais e minoria linguística: as diferentes línguas de sinais. Língua de sinais no Brasil. Cultura surda. Organização linguística da LIBRAS para usos informais e cotidianos. Vocabulário: morfologia, sintaxe e semântica. A expressão corporal como elemento linguístico. Legislação específica. Materiais didáticos e o ensino da língua de sinais. Inclusão no Ensino Básico.

 

ASTRONOMIA (OPTATIVA)

História da Astronomia. A corrida espacial. Origem e composição do Universo e da Terra. Coordenadas geográficas e astronômicas. A Terra e seus movimentos. A medida do tempo. O sistema solar e seus componentes. Astronomia e cotidiano.

 

GEOGRAFIA DO TRABALHO (OPTATIVA)

A ciência geográfica e a Geografia do Trabalho. O trabalho como relação ontológica do/da homem/mulher com a natureza. O caráter histórico do trabalho no capitalismo. A dinâmica territorial do trabalho engendrada pela subordinação às relações capitalistas de produção. Análise da Geografia do Trabalho no Contestado.

 

TÓPICOS ESPECIAIS EM ESTUDOS DO QUATERNÁRIO BRASILEIRO (OPTATIVA)

Compreender como ocorrem as alterações do contexto geológico/geomorfológico na evolução do cenário ambiental Brasileiro, com foco no Cenozóico, propiciando desta forma uma visão crítica da posição humana e de suas ações sobre o meio.

 

AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM (AVA)

Os AVA como instrumentos para potencializar a aprendizagem: potencial interativo, espaços sociais e contextos educacionais. Diferentes concepções e práticas pedagógicas em AVA. Tecnologias da informação e comunicação. Linguagem e interatividade. Aprendizagem colaborativa no ciberespaço. Plataformas e sistemas de gestão da aprendizagem à distância. Ética e ambientes virtuais.

 

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC

A importância da pesquisa para a formação do professor-pesquisador. A pesquisa em Geografia e a reflexão dos projetos individuais: problema de pesquisa, referencial teórico, conceitos e abordagens, prática metodológica. Desenvolvimento da pesquisa e apresentação em banca pública.

 


DOCENTE

RESUMO DO CURRÍCULO

Prof. Dra. Alcimara Aparecida Föetsch

 

http://lattes.cnpq.br/6965790680349758

Professora Adjunta do Colegiado de Geografia da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR no Campus de União da Vitória-PR. Graduada em Geografia pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória - FAFIUV (2004). Especialista com ênfase em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (2007). Mestra em Geografia pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2006). Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2014). Pós-doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É Diretora de Pesquisa no Instituto Histórico e Geográfico de São Mateus do Sul (IHG-SAMAS). Atua principalmente com os seguintes temas: Educação do Campo, Metodologia do Ensino da Geografia (Estágios), Geografia Cultural, Geografia Agrária com ênfase nos estudos sobre populações e comunidades tradicionais, simbolismo, memória, paisagem, ensino e identidade cultural.

E-mail: alcimaraf@yahoo.com.br

Prof. Dra. Diane Daniela Gemelli

 

http://lattes.cnpq.br/8078963067579131

Professora Adjunta do Colegiado de Geografia da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR no Campus de União da Vitória-PR. Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE/Marechal cândido Rondon (2008). Mestra em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE/Francisco Beltrão (2011). Doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista – UNESP/Presidente Prudente. Atua principalmente nos seguintes temas: Geografia do Trabalho e Geografia Econômica com ênfase nos estudos sobre formação do trabalhador para o capital, mobilidade geográfica do capital, degradação da natureza e do trabalho, concepções de sociedade e natureza, Guerra do Contestado e monocultivo de pinus no Contestado.

E-mail: daianegemelli@yahoo.com.br

Prof. Ms. Gilberto Luís Gonçalves

 

http://lattes.cnpq.br/1772573100323517

Professor Assistente do Colegiado de Geografia da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR no Campus de União da Vitória-PR. Graduado em Geografia pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória – FAFIUV (1981). Especialista em Geografia Rural pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná – UNICENTRO (1992). Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Paraná – UFPR (2007). Atua principalmente nos seguintes temas: bacia hidrográfica, paisagem, degradação ambiental e avaliação de impacto ambiental.

E-mail: glgonçalves@hotmail.com

Prof. Dra. Helena Edilamar Ribeiro Buch

 

http://lattes.cnpq.br/2175014891730165

Professora Adjunta do Colegiado de Geografia da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR no Campus de União da Vitória-PR. Graduada em Geografia pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória – FAFIUV (1978). Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG (1986). Especialista em Geografia Física pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (1991). Mestra em Geografia pela Universidade Federal do Paraná – UFPR (2007). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná – UFPR (2015). Responde pela Chefia da Divisão de Ensino e Graduação da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR - Campus de União da Vitória. Coordenadora de Estágio Supervisionado e do Trabalho Final de Estagio Supervisionado. Coordena o Sub-projeto Pibid-Geografia da UNESPAR - Campus de União da Vitória. Atua principalmente com os seguintes temas: educação socioambiental, população em situação de vulnerabilidade social em áreas urbanas, dimensões psicossociais e educativas, ensino da Geografia, exclusão social, educação ambiental e degradação da paisagem.

E-mail: edilamarbuch@hotmail.com

 

Prof Dr. Marcos Antonio Correia

 

 http://lattes.cnpq.br/8006903714903165

Professor Adjunto do Colegiado de Geografia da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR no Campus de União da Vitória-PR. Graduado em Geografia pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória - FAFIUV (1984). Graduado em Música pela Universidade do Contestado - UNC (2015). Especialista em Geografia Física pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (1991). Especialista em Metodologia da Ciência pelo Centro Integrado de Educação Superior Dr Bezerra Menezes - CIESBM (1994). Especialista em Metodologia do Ensino da Arte pela Faculdade Internacional de Curitiba - FACINTER (2002). Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2009). Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Paraná- UFPR (2015). Professor efetivo na Secretaria de Estado da Educação do Estado do Paraná. Atua principalmente nos seguintes temas: epistemologia e metodologia da Geografia, Geografia regional, Geografia escolar, educação, ensino e música.

E-mail: korreya@uol.com.br

Prof. Ms. Paulo Sérgio Meira Rocha

 

http://lattes.cnpq.br/9734907988903367

Professor Assistente do Colegiado de Geografia da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR no Campus de União da Vitória-PR. Graduado em Geografia pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória - FAFIUV (1989). Especialista em Triangulação, Topografia, Fotogrametria e Automação pelo Instituto de Geofísica do Estado de Baden (Württenberg – Alemanha) (1987). Especialista em Geografia Física pela Universidade Federal do Paraná – UFPR (1991). Mestre em Gestão Ambiental pela Universidade Positivo (2012). Atua principalmente nos seguintes temas: ensino da Geografia, meio ambiente, impactos ambientais, cheias, resíduos sólidos e astronomia.

E-mail: paulomeirarocha7@gmail.com

 Prof. Ms. Sérgio Roberto Ferreira dos Santos

http://lattes.cnpq.br/0542377388398311

Professor Assistente do Colegiado de Geografia da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR no Campus de União da Vitória-PR. Graduado em Geografia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de União da Vitória - FAFIUV (2000). Especialista em História Social pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de União da Vitória – FAFIUV (2001). Mestre em Geociências pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2006). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Mapeamento Geológico/Geomorfológico, Sistemas de Carstes (Espeleogênese).

E-mail: paleonoticias@gmail.com

 Prof. Ms. Anderson Rodrigo Estevam da Silva

http://lattes.cnpq.br/5659700655379272

Professor em Contrato de Regime Especial – CRES do Colegiado de Geografia da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR no Campus de União da Vitória-PR. Graduado (2014) e Mestre (2017) em Geografia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atua no domínio da Geografia Física, com ênfase em Geomorfologia, cujo tema de pesquisa é a cartografia geomorfológica.

E-mail: aestevam7@gmail.com

 Prof. Ms. Mariane Félix da Rocha

http://lattes.cnpq.br/6377831338560123

Professora em Contrato de Regime Especial – CRES do Colegiado de Geografia da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR no Campus de União da Vitória-PR. Graduada (2012) e Mestra (2017) em Geografia pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Possui experiência profissional nas áreas de geoprocessamento e docência em Geografia.

E-mail: mariane.fr1306@gmail.com

 Prof. Ddo. Silas Rafael da Fonseca

 http://lattes.cnpq.br/4496850146958793

Professor em Contrato de Regime Especial – CRES do Colegiado de Geografia da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR no Campus de União da Vitória-PR. Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS/Três Lagoas (2010). Especialista em História e Sociedade pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS/Três Lagoas (2012). Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD (2014). Doutorando em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina – UEL. Atua principalmente nos seguintes temas: Geografia Agrária, movimentos sociais, luta pela/na terra, camponeses, monocultoras, latifúndio produtivo e improdutivo e questão agrária no Paraná.

E-mail: silasfonseca2@gmail.com

 Prof. Ms. Wagner da Silva

http://lattes.cnpq.br/2011575072551663

Professor em Contrato de Regime Especial – CRES do Colegiado de Geografia da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR no Campus de União da Vitória-PR. Graduado em Geografia pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória – FAFIUV (2013). Mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG (2017). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase nas áreas de Humana e Agrária.

E-mail: geo.wagner92@gmail.com