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Matemática

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O CURSO DE MATEMÁTICA
O Curso de Licenciatura Plena em Matemática visa a proporcionar o desenvolvimento do conhecimento profissional inerente à formação inicial do professor de Matemática e prepará-lo para o exercício do Magistério na Educação Básica, bem como favorecer a percepção da dinâmica desse conhecimento e a autonomia profissional. Desta forma, o curso está estruturado de modo a promover espaços de discussão e reflexão sobre dimensões teóricas e práticas  acerca desta profissão e do profissional que a exerce, abarcando campos da Matemática Pura, Matemática Aplicada,  Educação Matemática e aspectos transversais da formação.

DADOS DO COORDENADOR DO CURSO
Everton José Goldoni Estevam é professor adjunto da Universidade Estadual do Paraná desde 2012. Licenciado em Matemática e Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP e Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina – UEL, como período de doutorado sanduíche na Universidade de Lisboa, sob orientação da Prof.ª Dr.ª Hélia Oliveira, com bolsa do CNPq (Ciência Sem Fronteiras). Investiga a Formação de Professores que Ensinam Matemática; práticas pedagógicas e formativas; e Educação Estatística, sendo membro do GT12 da SBEM – Educação Estatística. É membro (vice-líder) do Getiem - Grupo de Estudos Teóricos e Investigativos em Educação Matemática (UNESPAR-UV) e do Gepefopem - Grupo de Estudo e Pesquisa sobre a Formação de Professores que ensinam Matemática (UEL).

http://lattes.cnpq.br/7355643831417416 


Corpo Docente do Colegiado (2018)

Carlos Krassowski Filho - http://lattes.cnpq.br/7480206332508578
Área de atuação: Matemática
Contato: carlos_krassowski_filho@yahoo.com.br

David Velasco Villamizar - http://lattes.cnpq.br/2077453373412264
Área de atuação: Física
Contato: david.velasco.v@gmail.com

Dion Ross Pasievitch Boni Alves - http://lattes.cnpq.br/5192469178831666
Área de atuação: Matemática
Contato: dion.rss@gmail.com  

Élida Maiara Velozo de Castro - http://lattes.cnpq.br/2160978984706438
Área de atuação: Educação Matemática
Contato: elidamaiara.vc@gmail.com  

Everton José Goldoni Estevam - http://lattes.cnpq.br/7355643831417416
Área de atuação: Educação Matemática
Contato: evertonjgestevam@gmail.com

Emanueli Pereira - http://lattes.cnpq.br/6438618463291555
Área de atuação: Educação Matemática
Contato: emanueliw@gmail.com

Gabriele Granada Veleda - http://lattes.cnpq.br/6033440774448484
Área de atuação: Educação Matemática
Contato: gabi.granada@gmail.com

Lucas de Siqueira - http://lattes.cnpq.br/1370074693700601
Área de atuação: Matemática
Contato: ls_mathe@yahoo.com.br

Maria Ivete Basniak - http://lattes.cnpq.br/2309595955795399
Área de atuação: Educação Matemática
Contato: basniak2000@yahoo.com.br

Natali Angela Felipe - http://lattes.cnpq.br/4873612434985622
Área de atuação: Educação Matemática
Contato: natthali_felipe@hotmail.com

HABILITAÇÃO DO CURSO: Licenciatura Plena em Matemática
 
OBJETIVOS DO CURSO
O objetivo do Curso de Matemática – Habilitação: Licenciatura Plena - é proporcionar o desenvolvimento do conhecimento profissional inerente à formação inicial do professor de Matemática e prepará-lo para exercício do magistério na Educação Básica, bem como favorecer a percepção da dinâmica desse conhecimento e a autonomia profissional.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • viabilizar a construção de competências profissionais referentes ao comprometimento com os valores inspirados na sociedade democrática atual e na Educação Matemática; - promover a compreensão de conceitos e argumentações matemáticas;
  • proporcionar situações que possibilitem a interpretação de dados, elaboração de modelos e resolução de problemas, estabelecendo relações entre a Matemática e outras áreas do conhecimento;
  • constituir espaços de discussão sobre as políticas públicas que regem a Educação Básica;
  • criar condições para o reconhecimento dos valores, ideais, políticas e culturas presentes na atuação do professor de Matemática em sala de aula;
  • possibilitar discussões e reflexões quanto à ambiguidade, à diversidade e à complexidade das relações de sala de aula;
  • elucidar a importância de investigar sua prática e desenvolver o espírito de trabalho colaborativo;
  • promover ambientes que proporcionem a compreensão, a crítica, a utilização e a criação de novas ideias e tecnologias na ação profissional do professor de Matemática.

 
PERFIL DO PROFISSIONAL
           O egresso do curso de Matemática é um profissional com formação que deve lhe permitir:

  • demonstrar conhecimentos de modo a ser capaz de escrever, ler e pensar a Matemática da Educação Básica (Ensino Fundamental e Ensino Médio), com possibilidades de transcendência desse nível de ensino;
  • demonstrar conhecimentos curriculares, organizacionais e didáticos que permitam o licenciado em Matemática atuar em sala de aula e desenvolver trabalho coletivo e colaborativo em sua atuação profissional;
  • assumir a perspectiva reflexiva de formação e atuação com vistas ao desenvolvimento da autonomia que possibilita a práxis investigativa-reflexiva antes da ação, durante a ação e sobre a ação;
  • ter autonomia de pensamento que ofereça condições para buscar novos conhecimentos matemáticos e outros relacionados à sua atuação profissional;
  • demonstrar habilidades para lidar com a diversidade, ambiguidade e complexidade das relações em sala de aula, considerando suas diversas origens;
  • compreender questões éticas, culturais e sociais que permeiam o espaço escolar, bem como o papel da escola e da Matemática, com uma visão sociocrítica;
  • compreender, criticar, utilizar e criar novas ideias e tecnologias em sua atuação profissional.

 
ATIVIDADES PROFISSIONAIS
Os licenciados em Matemática podem exercer atividades de docência em instituições públicas e particulares da Educação Básica e/ou exercer atividades como profissionais autônomos, ministrando aulas particulares e/ou atividades de reforço de aprendizagem. Podem ainda prestar assessoria em atividades de planejamento, supervisão, coordenação e execução de trabalhos relacionados com estudos, pesquisas e projetos que envolvam atividades ligadas às áreas da Matemática, com vistas a atividades educacionais e de Matemática Pura e Aplicada.
 
MATRIZ CURRICULAR
A Matriz Curricular do Curso de Matemática - Habilitação: Licenciatura, implantada a partir do ano letivo de 2014 está assim estabelecida:

Para obter o grau de Licenciado em Matemática, o estudante deverá cumprir um total de 3.000 (três mil) horas relativas ao currículo pleno proposto incluindo as destinadas ao cumprimento de Atividades Acadêmicas Complementares. Para a integralização curricular o estudante deverá cumprir, além das Atividades Pedagógicas constantes na matriz curricular, um total de 200 (duzentas) horas de Atividades Acadêmicas Complementares.
 
TEMPO DE DURAÇÃO DO CURSO
 A duração mínima e máxima prevista para o curso de Matemática - Habilitação: Licenciatura é de 4 (quatro) e 7 (sete) anos, respectivamente.
 
DIPLOMA CONFERIDO: Licenciatura Plena em Matemática
 
NÚMERO DE VAGAS E TURNO OFERECIDO
Turno de Funcionamento do Curso: Noturno
Número de Vagas (anual): 40
Regime Acadêmico do Curso: Seriado Anual
 
EMENTÁRIO DO CURSO


ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES

O acadêmico do curso de Matemática deve cumprir no mínimo 200 horas de atividades acadêmicas complementares, sendo estas computadas entre:

  • Cursos e eventos na área – total de horas do certificado;
  • Cursos e eventos em áreas afins – máximo de 40 horas;
  • Programas de iniciação científica – máximo de 100 horas por semestre;
  • Programas de iniciação a docência – máximo de 100 horas por semestre;
  • Publicação de resumos em anais de eventos – 10 horas por resumo;
  • Publicação de resumo expandido em anais de eventos – 20 horas por resumo;
  • Publicação de trabalho completo em anais de eventos – 30 horas por trabalho;
  • Apresentação de trabalhos em eventos – 10 horas por trabalho;
  • Organização de Eventos – 20 horas por evento;
  • Monitoria – máximo de 60 horas por semestre;
  • Atividades culturais como: recitais, espetáculos (teatro, coral, dança, mostras de cinema), e participação em debates sobre temas de interesse cultural, respeitando o limite de 20 (vinte) horas por atividade com comprovante e/ou relatório, sendo computadas no máximo 50 (cinquenta) horas anuais.
  • Poderão ser oferecidas disciplinas optativas sendo aceitas até 50% do total de horas em atividades acadêmico-científico-culturais, desde que o acadêmico tenha obtido a aprovação.