Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Construção do novo Campus da UNESPAR/UV

Construção do novo Campus da UNESPAR/UV

por publicado: 17/08/2020 18h38 última modificação: 19/08/2020 17h59

Começamos a construção do novo Campus da UNESPAR

No dia 18 de outubro de 2013, uma sexta-feira, já ao final da audiência pública para discutir questões referentes ao futuro da UNESPAR/Campus de União da Vitória, professores aproveitaram a presença do então prefeito Pedro Ivo Ilkiu, do Partido dos Trabalhadores, para solicitar um espaço para a construção de um novo Campus para a Universidade. Os motivos alegados à época e, ainda mais legítimos nos dias atuais, eram: falta de espaço para a criação de novos cursos e projetos; inadequação para dividir o espaço com a Escola José de Anchieta, dadas as necessidades específicas tanto da Universidade, seu público e demandas quanto da própria escola; falta de estacionamento próximo à Universidade, uma vez que seu entorno era pressionado por automóveis retirados do centro pela cobrança do estacionamento rotativo e outros mais.

A solicitação do terreno foi rápida e atenciosamente atendida pelo então prefeito e, poucos dias depois, uma comissão da UNESPAR foi recebida na prefeitura. Decidiu-se que o espaço a ser ocupado seria no bairro São Cristóvão, em um terreno vizinho ao Instituto Federal de União da Vitória, o que foi consolidado através da Lei nº 4.336, de 26/11/2013, a qual foi alterada pela Lei 4.444, de 28/10/14, determinando o prazo de 02 (dois) anos para o início da construção.  Foi uma conquista importante, mas que trazia o enorme desafio de encontrar meios que permitissem a viabilização da construção de um primeiro bloco e, na medida do possível, dos demais que seriam necessários. Devido a dificuldades na consecução de recursos à época e conforme legislação, a posse do terreno voltou para a municipalidade. Iniciava-se a luta pela retomada da posse do terreno.

Em fins de 2019, após contatos com o deputado Tadeu Veneri, do Partido dos Trabalhadores, solicitamos que envidasse esforços para que a UNESPAR pudesse iniciar o processo de construção. Nosso pedido foi atendido, reuniões foram marcadas para apresentar melhor nossas necessidades e interesses, além de expor o enorme desafio de captar recursos. O deputado Tadeu Veneri se comprometeu imediatamente com o projeto, articulou reuniões com chefe da Casa Civil, líder do governo na Assembleia, reitor da UNESPAR e diretor do Campus de União da Vitória e as ideias começaram a ganhar forma.

Com recursos provenientes da Assembleia Legislativa do Paraná, a UNESPAR foi contemplada com recursos na casa de 1 milhão de reais e,  correndo contra o tempo, os membros da comissão de infra-estrutura do Campus iniciaram as conversas para a recuperação do referido terreno. Após algumas reuniões, a atual gestão municipal procedeu a devolução do espaço para o Campus e, assim, conseguiu realizar todos os processos necessários para receber os recursos em 2019, licitar a obra e, enfim, começar mais uma fase de sua história de 60 anos. No começo do corrente ano, para fins de início da construção do primeiro bloco da nova sede do Campus, tivemos o apoio da Prefeitura Municipal de União da Vitória no tocante à limpeza e nivelamento do terreno onde seria construído o bloco. Houve, ainda, o comprometimento da atual gestão na continuidade da limpeza do restante do espaço, na pavimentação, iluminação e logística de transporte no entorno.

E, justamente no ano em que a Instituição se torna sexagenária, mas com espírito jovial e cheio de força e garra para trabalhar pela comunidade de União da Vitória e região, a antiga FAFI vê o início da construção de seu novo Campus. É um primeiro bloco, mas é mais um primeiro passo, como foi lá em 28 de março de 1960, ou como aquele que demos quando nos tornamos UNIVERSIDADE. Sabemos do enorme desafio em conseguir recursos em um momento no qual as finanças do Estado e da União estão bastante afetadas, mas não vamos parar. Sabemos que, com o apoio da comunidade de União da Vitória e região, apoio de nossas lideranças políticas, como Pedro Ivo Ilkiu, Tadeu Veneri, e Hussein Bakri, Santin Roveda e Bacchir Abbas, aos quais deixamos nossos sinceros agradecimentos, a comunidade da UNESPAR: acadêmicos, docentes e agentes universitários, vai conseguir construir um Campus que seja digno de representar nossa cidade e auxiliar na construção de uma sociedade cada dia mais democrática, justa, plenamente inclusiva e equânime. Que seja um novo primeiro passo de muitos que virão. E eles virão.