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Colegiado de Ciências Biológicas

Diálogos sobre a Ecotox!

Resumo: Os ecossistemas aquáticos representam um recurso essencial a toda forma de vida, mas também são os receptores finais de todos os resíduos químicos domésticos e industriais. Desta forma, o entendimento dos possíveis efeitos ecotoxicológicos dos diferentes poluentes utilizados e descartados nos ambientes aquáticos é uma possibilidade de abordagem em educação ambiental e de conscientização cidadã sobre os recursos hídricos. Assim,  a educação ambiental abordada com setores não acadêmicos (como estudantes da educação básica e agricultores/piscicultores), utilizando as ferramentas e produções originais da ecotoxicologia, é essencial para a compreensão sobre poluição aquática na atualidade e os seus efeitos e formas de mitigação dos danos para a biota aquática e para a qualidade da água, voltada para a saúde pública. Neste sentido, o projeto de extensão Diálogos sobre a Ecotox! tem desenvolvido ações que provocam a população a refletir sobre qualidade da água bem como a importância da ciência no cotidiano da sociedade.

Coordenadora: Ana Carolina de Deus Bueno Krawczyk

Contato: ana.bueno@unespar.edu.br

Clube de Ciências da Unespar

Resumo: O Clube de Ciências da Unespar é um projeto de extensão desenvolvido pelo colegiado de Ciências Biológicas do Campus de União da Vitória. O Clube representa uma possibilidade formativa muito rica, e tem como objetivos promover a divulgação científica, despertar a curiosidade e a participação dos estudantes do ensino fundamental e médio, atuar na formação de graduandos em licenciatura, ajudando-os a melhorar a sua linguagem, aprimorar seus conhecimentos teórico-práticos e por fim estreitar a relação universidade/escola. O clube atenderá escolas municipais, estaduais e particulares das cidades de União da Vitória (PR) e Porto União (SC), seguindo o calendário divulgado pelo Clube no inicio de cada semestre. Os encontros são mediados por acadêmicos, sob a supervisão dos professores orientadores. Os encontros do Clube de Ciências acontecerão todas as quartas-feiras, das 13h30 às 17h30, nas dependências da Unespar, Campus União da Vitória.

Coordenadora: CARLA ANDREIA LORSCHEIDER

Contato: carla.lorscheider@unespar.edu.br

Colegiado de Geografia

“Estratégias educativas e econômicas na criação de abelhas do gênero Apis mellífera na renda familiar rural.”

Resumo: Incentivar a criação racional de abelhas e a produção de mel, cêra, própolis e geleia real, mediante eventos de capacitação, agindo por intermédio de palestras e oficinas teórico práticas junto aos produtores rurais com baixa renda de produção, não só tem o intuito de instruir formas de melhorar a renda familiar, mas também de contribuir no preservacionismo das abelhas e de melhorar o comércio do mel e derivados. Incentivar por meio de instrução prática tem ao longo dos anos desta pesquisa, demonstrado a eficácia na distribuição de plantas polinizáveis em terras agrícolas, como também gerado subsídio econômico, seja como complementação, seja como fonte principal associada. Desta forma, o objetivo de criar abelhas de forma racional, implica no não extermínio e auxilia em medidas preventivas do mesmo. Como missão principal, tem-se de nossa parte, agir como extensionista de saberes práticos e teóricos, quer seja individual ou coletivo, na captura e criação de abelhas, com foco ambiental e econômico, gerando rendas, preservando o meio ambiente e contribuindo assim na disseminação de conhecimento científico, atributo principal desta pesquisa.

 

Coordenador(a): Sergio Roberto Ferreira dos Santos

Email: paleonoticias@gmail.com

“Observatório polonês da Unespar”

Resumo: O Projeto de Extensão intitulado “Observatório Polonês da Unespar” vincula-se à Área Temática “Cultura” do Plano Nacional de Extensão Universitária (FORPROEX) por meio da linha “Patrimônio Cultural, histórico, natural e imaterial” e objetiva aproximar o Campus União da Vitória dos descendentes de poloneses e simpatizantes da cultura viabilizando um espaço de diálogo, vivências e troca de saberes/experiências. Para tanto, estão previstos encontros de socialização presenciais e on-line, eventos temáticos, oficinas, exposições, rodas de conversa, produção de materiais, cursos específicos, atividades nas comunidades, atividades de internacionalização, grupos de estudo, integrações institucionais, intervenções artísticas, leituras e produções científicas. Dessa maneira, o projeto pretende contribuir para o reconhecimento (e autorreconhecimento) da cultura polonesa desenvolvendo, criando e executando ações e atividades de caráter extensionista de forma colaborativa, sistematizada e produtiva. A difusão dos resultados e informações ao público se dará por meio de redes sociais, eventos, produções informativas e acadêmicas.

Coordenador(a): Alcimara Aparecida Föetsch

Email: alcimara.foetsch@unespar.edu.br

 

Observatório da Questão Agrária no Paraná - Reduto Contestado

Resumo: Este projeto de extensão é parte de uma ação de ensino-pesquisa-extensão em rede, do Observatório da Questão Agrária no Paraná, que objetiva organizar o Observatório da Questão Agrária no Paraná – Reduto Contestado e construir ações junto com as comunidades do campo, da cidade e com os movimentos sociais com a intenção de contribuir com a problematização da Questão Agrária no Contestado paranaense. Dessa forma, uma das ações do projeto decorre da problemática da geração de renda e superação da condição de vulnerabilidade socioeconômica que afeta as famílias que vivem o processo de luta pela terra e de permanência no campo, nesse caso, envolvendo as famílias residentes no “Acampamento Reduto do Caraguatá”, tendo a intenção aproximar as famílias acampadas da Universidade por meio das feiras de produtos da reforma agrária que serão realizadas no espaço da UNESPAR – Campus de União da Vitória e da construção de um espaço de formação, diálogo e solidariedade. Outra ação é elaborar um banco de dados que vai resultar em diferentes materiais gráficos, cartográficos e fotográficos sobre a Questão Agrária no território do Contestado no Paraná. Essas produções serão disponibilizadas de forma online e têm a intenção de contribuir com as ações de luta e r-existência dos movimentos sociais do campo, sindicatos de trabalhadores rurais, demais representações do campo paranaense, sistema escolar e outras entidades e pessoas que tenham interesse pela temática. A área de abrangência do projeto são os municípios de Antonio Olinto, Bituruna, Clevelândia, Coronel Domingos Soares, Cruz Machado, Fernandes Pinheiro, General Carneiro, Honório Serpa, Inácio Martins, Lapa, Mallet, Mangueirinha, Palmas, Paula Freitas, Paulo Frontin, Pinhão, Porto Vitória, Rebouças, Reserva do Iguaçu, Rio Azul, Rio Negro, São João do Triunfo, São Mateus do Sul, União da Vitória.

Coordenador(a): Diane Daniela Gemelli

Emaildaiagemelli@unespar.edu.br

Geografia, Arte e múltiplas linguagens no ensino escolar: recursos didáticos e possibilidades metodológicas

Resumo: O presente projeto de extensão vincula-se à área do ensino de Geografia e tem como objetivo propor práticas didático-metodológicas de Geografia em diálogo com a Arte e múltiplas linguagens para o Ensino Fundamental e Ensino Médio. Para tanto, será realizada a metodologia da pesquisa-ação, a partir da qual acadêmicos da Licenciatura em Geografia da UNESPAR irão produzir recursos e materiais didáticos e elaborar propostas de práticas de ensino de Geografia em comunicação com a Arte e o uso de diferentes linguagens visando contribuir com professores e alunos de escolas públicas vinculadas ao Núcleo Regional de Educação e às Secretarias Municipais de Educação de União da Vitória e de Porto União. Parte-se da intencionalidade de ressignificar o ensino de Geografia na educação básica com a finalidade de superar a permanência de práticas pedagógicas tradicionais, empiristas, pouco reflexivas e descontextualizadas da realidade dos alunos. Portanto, espera-se que a ação coletiva e cooperativa entre licenciandos, professores de Geografia e alunos das escolas propiciem outros modos de pensar e construir a Geografia escolar, de maneira que atenda as demandas da contemporaneidade.

Coordenador(a): Michael Wellington Sene

Emailmichael.sene@unespar.edu.br

Aula de Campo na formação dos professores de Geografia

Resumo: Este projeto tem sua ação pautada na prática de aulas de campo, e mais precisamente vinculado à articulação das Ações Curriculares de Extensão e Cultura (ACEC II) previstas nas disciplinas de Aula de Campo I – Paisagem e Lugar; Aula de Campo II – Território e suas Representações; Aula de Campo III – Produção do Espaço Geográfico e Questões Socioambientais; Aula de Campo IV – Análise do Espaço Regional. Visa-se o processo formativo discente e o aperfeiçoamento docente no tocante à apreensão, discussão e produção de conhecimento sobre diversos contextos geográficos que expressem tensões socioambientais, dentre eles, destaca-se a área influenciada pelos desdobramentos atuais derivados e/ou relacionados à Guerra do Contestado (1912-1916), assim como o contexto regional articulado a outras escalas territoriais. Em razão disso, entende-se possível que sujeitos sejam visibilizados, sentidos e significados se encontrem desvelados, condicionantes físico-ambientais e repercussões socioespaciais estejam evidenciadas, e, por conseguinte, a possibilidade de inovar do ponto de vista científico-tecnológico e social se torne tangível enquanto resultado das problematizações das aulas, em sala e a campo junto às comunidades.

Coordenador(a): Diane Daniela Gemelli

Emaildaiagemelli@unespar.edu.br

Colegiado de Letras Português - Espanhol

“IntercultOralidade: charlas hipánicas”

Resumo: O projeto “IntercultOralidade: charlas hispánicas” propõe a promoção de espaços para a interação oral em língua espanhola, com o objetivo de proporcionar à comunidade externa e interna da Unespar, campus de União da Vitória, o desenvolvimento da oralidade no estudo dessa língua estrangeira, de sua diversidade linguística, cultural e identitária. As atividades propostas realizar-se-ão por meio de encontros presenciais quinzenais para a discussão de temas sobre a cultura hispânica. A organização dos encontros será realizada com o apoio e a orientação dos professores responsáveis pelo desenvolvimento de projetos extensionistas no âmbito das disciplinas de ACECII. Esses encontros serão organizados e conduzidos pelos executores que poderão recorrer a apresentações em formato de seminários, exibições de filmes, leitura de textos literários, atividades lúdicas, entre outras formas de abordagem de aspectos linguísticos e culturais referentes à língua espanhola. As ações colocam-se como uma oportunidade para que os acadêmicos do curso de Letras Português-Espanhol desenvolvam estratégias de ensino e aprendizagem relacionadas ao ensino de línguas, ao mesmo tempo em que viabilizam à comunidade externa circunstâncias de efetivo uso da língua espanhola, uma vez que a fluência e as competências comunicativas em LE implicam convívio comunicativo, o contato direto com uma comunidade de fala.

Coordenador(a): Letícia Caminha
E-mail: leticia.caminha@ies.unespar.edu.br

O que está rolando?

Resumo: Este projeto visa desenvolver estratégias de comunicação que permitam uma aproximação entre as ações realizadas pelo curso de Letras Português e Espanhol (e mesmo entre as atividades do campus de União da Vitória como um todo) e a comunidade interna e externa. Desse modo, surge como uma oportunidade de estimular um diálogo pelas mídias sociais (mas não necessariamente de modo exclusivo) sobre as produções científicas, culturais, extensionistas, educacionais produzidas pela universidade ou, pelo contrário, sobre eventos e ações protagonizadas pela comunidade de modo a que haja essa interação. A ideia, portanto, é que seja um espaço de irradiação de conteúdos da universidade em direção à comunidade e vice-versa. Além disso, pretende integrar ações do Colegiado de Espanhol com o Calesp e o curso de Pós-Graduação Lato Sensu Literatura e Ensino.

Coordenadora: LILIAN SALETE ALONSO MOREIRA LIMA

Contato: lilian.salete@unespar.edu.br


"Clube de leitura"

Resumo: O projeto “Clube de leitura”, como indica o nome, se propõe como uma oportunidade de leitura coletiva e discussão de textos literários (ficcionais e não ficcionais) por parte dos integrantes da atividade. Como tal, preverá a escolha de obras e a reunião periódica para debate. O objetivo central é possibilitar um espaço de desenvolvimento do letramento literário dos participantes, bem como a troca de experiências e leitura. O clube de leitura implica, portanto, a construção conjunta de uma interpretação de textos literários previamente definidos. Para os proponentes, fornece a oportunidade de organizar uma ação de leitura e de definir estratégias que motivem a discussão. Para os participantes, oferece uma oportunidade de ampliar o repertório cultural, de estreitar laços sociais, de reforçar identidades e solidariedades. Espera-se, consequentemente, que o projeto crie um ambiente não formal de leitura e de construção de interpretações, de debate franco e sadio, contribuindo para a formação integral dos envolvidos

 

Coordenador: Fernando Henrique Crepaldi Cordeiro

E-mail: fernando.cordeiro@ies.unespar.edu.br

Colegiado de Letras - Português e Inglês

“III Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários: literatura, tradução e internacionalização.”

Resumo: O evento de extensão “III Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários: literatura, tradução e internacionalização proposto pelo Curso de Letras Português e Inglês, tem como objetivo promover espaços de reflexão, discussão, integração e conexão entre os acadêmicos do curso de Letras Português e Inglês e áreas afins, a fim de contribuir com uma formação global frente aos temas propostos nessa ocasião. Nesta edição, os debates serão direcionados às temáticas referentes aos movimentos que conectam as temáticas da Literatura, tradução, bem como as ações de internacionalização das IES brasileiras, com vistas à integração e conexão global ao tratarmos de um mundo cada vez mais multifacetado em questões linguístico-culturais. Compreender as novas (re)configurações do mundo atual tende a auxiliar nas questões sobre como devemos atuar como sujeitos formadores em áreas das linguagens, pois é preciso entender, refletir e atuar num cenário global integrado e conectado linguística e culturalmente falando por meio de ideias transmitidas de diferentes formas, reconhecendo toda uma multiplicidade a níveis de comunicação e conhecimento. O evento prevê mesa redonda sobre o tema da internacionalização, bem como na área das línguas e da tradução com pesquisadores convidados. Entre os convidados, haverá a presença de um membro da COMINT - Comitê Internacional da Unespar em parceria com o ERI - Escritório de Relações Internacionais da universidade em menção. Além de mesas redondas, serão oferecidas oficinas e oportunizadas sessões de comunicação para que os acadêmicos possam apresentar os resultados de suas pesquisas de iniciação científica e/ou trabalho de conclusão de curso.

Coordenador(a): Michele Schneiders e Giselle Ludka

Email: michele.schneiders@unespar.edu.br

Email: giselle.ludka@unespar.edu.br

Colegiado de Direito

“Programa de extensão em Direito da Unespar”

Resumo: O Programa de “Extensão em Direito da Unespar” do Campus de União da Vitória consiste no espaço de formalização da curricularização da extensão no curso de Direito da Unespar/UV com propostas específicas de projetos integradores: o “Projeto integrador dos componentes curriculares do Curso de Direito da Unespar”, o “ Projeto integrador dos eventos do curso de Direito da Unespar” e o Projeto de extensão e pesquisa “Observatório Democracia e Direitos Humanos no território contestado”. Dessa forma, reconhecemos no programa e seus projetos a busca em aliar as atividades realizadas em sala de aula e no campus, como as palestras e oficinas, com as disciplinas ministradas e a extensão dessas atividades para a comunidade.

 

Coordenador(a): Profa Dra Sandra Salete de Camargo Silva

Email: sandra.salete@unespar.edu.br

Curso de História

História e Ensino: Culturas e Identidades

Resumo: Tendo em vista a premissa de curricularização da extensão e do fato de que a Universidade enquanto instituição formativa deve estar articulada aos pilares de ensino, pesquisa e extensão, o projeto aqui proposto, denominado História e Ensino: Cultura e Identidades, pretende criar estratégias que democratizem o indissociável diálogo entre a esfera acadêmica e a comunidade. Estas estratégias serão articuladas por meio de oficinas, rodas de conversa, cines debates, palestras, teatro, intervenções artísticas, mostras/exposições, eventos científicos, cursos, minicursos, podcasts, lives, práticas de campo, a fim de orquestrar ações educativas em prol do estreitamento das redes que compõe a sociedade. Nesta acepção, acredita-se que este tripé ocupa um lugar de destaque não só na formação de estudantes que atuarão nas atividades articuladas, como também, pela possibilidade de intervenções que promovam a transformação social, valorização e respeito que as temáticas propiciam no tocante à História, Cultura e Identidades. Dito isso, através dessas estratégias, serão articuladas reflexões e debates sobre História, Cultura, Identidades, nas mais variadas temáticas, além de buscar repensar a História e o Ensino de História.

Coordenadora: ZULEIDE MARIA MATULLE

Contato: zuleide.matulle@unespar.edu.br

“Programa Histórias, Patrimônio, Artes e Públicos - Projeto Pop Up Museum”

Resumo: As artes públicas envolvem formas sensíveis e criativas de comunicação e interação com as audiências. Romper com a visão de um público como mera audiência de sua própria história e expressão artística é uma necessidade emergente. A história pública e as artes públicas podem nos ajudar a refletir estes processos criativos, associados à arte tradicional e aos novos formatos digitais, valorizando sujeitos do fazer, do comunicar e do interagir. E se as artes podem maravilhar as pessoas, também podem dar a impressão de inclusão e pertencimento, despertar o desejo de justiça e reparação, ou ainda, levá-las à interação com públicos cada vez mais amplos. As mediações e ações de historiadores públicos, de artistas públicos e profissionais de várias áreas de conhecimento exigem envolvimento social e incentivo às práticas artísticas e históricas engajadas nos espaços públicos. Como historiadores, artistas e públicos podem refletir a sociedade e os usos do passado através das artes, expressar-se, interagir e colaborar com elas nos espaços públicos? Neste programa, valorizar-se-ão atividades diversificadas que envolvam relatos de experiências artísticas, mediações com públicos em espaços públicos - tais como museus, praças e espaços abertos e de interesse patrimonial e ecológico - colaboração e envolvimento com comunidades, políticas de incentivo cultural, práticas artísticas nos espaços públicos e direito artístico, abrangendo pintura, escultura, literatura, mural, fotografia, filmes, dança, música, audiovisual, performance, entre outras. A valorização de aspectos amplos do patrimônio, da memória, produção e difusão cultural e artística, bem como a conservação de acervos são imprescindíveis ao Programa porque promovem ideais ligados à cidadania e aos Direitos Humanos. Igualmente, busca-se estimular o debate sobre questões sociais, como a violência, memória e tradições culturais, uma vez que são temas fundamentais tanto para a formulação de políticas públicas quanto para a inclusão social.

Coordenador(a): Michel Kobelinski

Email: kobelinski@gmail.com

Colegiado de Química

“Química, Sociecade e Re(Eventos) em Extensão”

Resumo: O presente projeto tem a intenção de proporcionar uma interação mais intensa e constante entre as escolas de Educação Básica, a Universidade e a comunidade de forma articulada à disciplina “Ações Extensionistas em Química III” do curso de Química da UNESPAR Campus Uniao da Vitória. Por esse motivo, agrega algumas ações de extensão como: eventos, minicursos, oficinas entre outras atividades extensionistas na formação inicial de professores de Química sob diferentes abordagens e, a partir do compromisso com a formação humana, a qualificação profissional/professor, a inclusão social e a preservação das riquezas naturais, combatendo as desigualdades regionais e a promoção da divulgação científica. O objetivo principal deste projeto consiste em potencializar a formação inicial de professores na interação entre escola-universidade-comunidade, por meio de eventos, oficinas, minicursos etc, no intuito de fomentar discussões, problematizações e propor ações a respeito de nossa constituição enquanto seres humanos na sociedade contemporânea e a Química como Ciências. Alinhavando essas ações, está a realização de um evento anual vinculado ao Curso de Química que visa à formação inicial e continuada de professores de Química e da comunidade local e regional para intensificar as interações sociais, cientificas, pedagógicas e culturais, tanto quanto for possível. Desta forma, pressupoem-se promover e contribuir no desenvolvimento de um processo formativo em função das exigências da realidade.

Coordenador(a): Sandra Regina de Moraes

Email: sandraremo@yahoo.com.br

“Gazeta Química”

Resumo: O Gazeta Química consiste na elaboração de um jornal de divulgação científica a ser produzido por graduandos do curso de Química do campus de União da Vitória e estudantes de 3a série do Ensino Médio de escolas públicas e privadas. Como objetivos, espera-se disseminar informações da área de Química, informações do nosso curso, divulgação de eventos, jogos (caça-palavras), indicação de livros, filmes e sites. O trabalho dos estudantes de Ensino-Médio e Superior será supervisionado pelos coordenadores, e ainda, pelos respectivos professores das escolas de União da Vitória e Porto União. Os temas e assuntos serão discutidos e escolhidos em reuniões presenciais e outros assuntos serão discutidos pelo WhatsApp. Os assuntos explorados no jornal terão suas fontes divulgadas no final de cada texto. O jornal terá quatro edições, uma a cada semestre (duas impressas e duas digitais). As edições físicas serão impressas com recursos próprios e distribuídas no nosso curso, em escolas públicas e privadas de Ensino Médio e em ruas e praças das cidades gêmeas. Já as edições digitais serão publicadas em página própria na internet e em redes sociais com Facebook e Instagram. As edições impressas terão tiragem de 1000 exemplares cada e serão em papel A3 que dobrado formará um jornal de quatro páginas. Espera-se que o jornal se consolide como uma importante ferramenta de divulgação científica, possibilitando uma abordagem cultural da Química e das Ciências. Além disso o nascimento do Gazeta Química teve como principal objetivo resgatar no jovem o hábito da leitura e aproximá-lo da Química.

Coordenador(a): Marco Antonio Pereira.

Email: maranper@unespar.edu.br

Colegiado de Matemática


“Inserção Universitária no Curso de Matemática”

Resumo: O presente projeto tem como principal objetivo promover a familiarização de jovens e adultos, residentes na região de abrangência do projeto, com o ambiente acadêmico. As ações terão como ponto de partida as perceções que o publico alvo tem (ou não) sobre a formação em cursos de licenciatura ofertados pela UNESPAR, Campus de União da Vitória. Além disso, serão consideradas também as percepções sobre a carreira docente. A partir disso, pretende-se esclarecer possíveis dúvidas relacionadas a esses assuntos, apresentar a estrutura do campus, estimular a curiosidade do público alvo com relação cursos de licenciatura, dando enfoque ao curso de Matemática, e auxiliar os possíveis interessados em se preparar para os processos de seleção para ingresso na UNESPAR. As ações se darão, em boa parte, na modalidade presencial. O público alvo será convidado a participar de encontros periódicos que serão realizados no espaço físico do Campus.

Coordenador(a): Felipe Wisniewski

Email: felipe.wisniewski@ies.unespar.edu.br

“Jogando com a Matemática”

Resumo: Visando estimular o raciocínio Iógico-matemático por meio de materiais Iúdicos, a execução do projeto envolve estudos teóricos e ações práticas. Os estudos teóricos buscam familiarizar os estudantes executores com a temática do projeto por meio de leitura e discussão de textos didático -pedagógicos e dos conceitos matemáticos nos materiais Iúdicos a serem elaborados, a partir de intencionalidades pedagógicas. Esses estudos acontecerão em reuniões presenciais nas dependências da UNESPAR, no Laboratório de Ensino de Matemática (LEM). As ações práticas visam o atendimento das demandas escolares e da comunidade externa. Assim, poderemos desenvolver ações de extensão com os materiais Iúdicos já desenvolvidos pelo grupo na sociedade (escolas e outras entidades, como a FATI), uma vez que este material estará disponível de forma on-line para consulta e solicitação das nossas ações. Também serão elaborados materiais Iúdicos para demandas específicas, mediante solicitação prévia. As ações extensionistas poderão ser oficinas para discussão de conteúdo matemático ou de raciocínio lógico-matemático nas escolas; ações pontuais para promover o curso de Licenciatura de Matemática na comunidade, como em feiras de profissões ou outras ações organizadas pela comunidade; oficinas para a construção desses materiais Iúdicos como forma de montar uma biblioteca Iógico-matemática nas escolas, entre outras. Ou seja, as ações práticas são realizadas nas instituições externa à UNESPAR, de modo que apenas o estudo teórico será feito nas dependências do campus, uma vez ser necessário o acesso a livros e o espaço de laboratório LEM para construção dos materiais.

 

Coordenador(a): Gabriele Granada Veleda

Email: gabriele.granada@ies.unespar.edu.br

"Programa de Extensão Coletivo Paulo Freire Filosofia, Educação e Cultura"

Resumo: O Programa de Extensão Coletivo Paulo Freire Filosofia, Educação e Cultura teve início em 2020 conforme ato de aprovação da PROEC Nº 022/2020. Desenvolve ações, projetos, eventos, grupos e ciclos de estudos, rodas de conversas, círculos de cultura, atividades artísticas e culturais tendo como fio condutor a práxis dialógica e dialética no campo educacional e cultural com estudantes de cursos de graduação e/ou pós-graduação da universidade e a vivência de ações de extensão com a comunidade externa construídas num ciclo virtuoso, em estreita relação entre ensino, pesquisa e extensão, por meio de planejamento coletivo, realização de atividades extensionistas e sistematização das experiências. O público envolvido conta como: Mulheres; Crianças e Adolescentes; Trabalhadoras/es do Campo e da Cidade na Região de Território Contestado; Trabalhadoras Terceirizadas do Campus, entre outros que possam surgir a partir do diagnóstico e iniciativas das/os estudantes e da equipe envolvida. A concepção teórico-prática deste programa inspira-se nas proposições e experiências de Paulo Freire, da educação popular no Brasil e na América Latina, da Filosofia Intercultural e das perspectivas anti/contra/descoloniais.

Ações e Projetos (2024):

1. CÍRCULO DE CULTURA LEIA MULHERES – último sábado do mês, das 13h30 às 17h00

O Círculo de Cultura Leia Mulheres é um espaço de Educação Popular Feminista, autogestionado por Mulheres. Iniciado em 2017 no Projeto de Extensão Tear Mulheres: Tecendo Estudos e Ações em Rede pela Vida das Mulheres. Desde 2020 é vinculado ao Programa de Extensão Coletivo Paulo Freire de Filosofia, Educação e Cultura. Objetivos: a) promover a leitura de escritos de mulheres de distintos contextos e perspectivas teóricas. b) contribuir para a superação do silenciamento e da invisibilidade das mulheres como produtoras de conhecimento. c) exercitar a educação popular feminista e descolonial por meio de círculos de cultura. d) promover exercícios de aprendizagens colaborativas na forma de círculos de cultura. e) compartilhar saberes e experiências contribuindo para superação de práticas misóginas, sexistas, racistas e discriminatórias. Desde 2022 os encontros ocorrem no espaço da Biblioteca Municipal e Museu Histórico Museu Aniz Dominguez, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de União da Vitória. Em 2024, além dos encontros presenciais, o Círculo de Cultura Leia Mulheres terá

atividades online com objetivo de acolher e manter vínculo com mulheres que se integraram no contexto da pandemia por Covid-19.

2. PROJETO DE EXTENSÃO: OBSERVATÓRIO DA QUESTÃO AGRÁRIA NO PARANÁ – REDUTO CONTESTADO (OQA-CONTESTADO):

Vinculado ao Programa de Extensão Coletivo Paulo Freire de Filosofia, Educação e Cultura desde 2022. Trata-se de uma ação de ensino-pesquisa-extensão em rede, do Observatório da Questão Agrária no Paraná (OQA-PR), que congrega professores e estudantes da graduação e da pós-graduação em Geografia de diferentes instituições públicas do estado do Paraná. O objetivo central do OQA é problematizar a Questão Agrária e construir ações junto com os movimentos sociais e comunidades do campo e da cidade.

3. FEIRAS DA DIVERSIDADE NO CAMPUS: Terças a noite na Unespar.

Ação do Projeto de Extensão: Observatório da Questão Agrária no Paraná – Reduto Contestado e do Projeto Redesol: Mulheres no Territorio Contestado Tecendo Economia Feminista e Solidária. Em 2024 as feiras ocorrem toda terça-feira das 19h00 às 22h00, na Unespar, campus de União da Vitória.

4. PROJETO REDESOL: MULHERES NO TERRITORIO CONTESTADO TECENDO ECONOMIA FEMINISTA E SOLIDÁRIA:

Vinculado ao Programa de Extensão Coletivo Paulo Freire, conta aροιο da Fundação Araucária (Termo de Convênio 618/2022) para o desenvolvimento de ações de pesquisa e extensão sobre histórias de vida, narrativas autobiográficas, direito ao território, geração de trabalho e renda na perspectiva de economia feminista e solidária, enfrentamentos as violências. O trabalho vem tecendo redes e conta com a participação do Laboratório de Cinema e Educação, do Campus Curitiba II/Unespar, com Curso de Museologia, do Campus de Curitiba I/Unespar, da 6ª Regional de Saúde, Mulheres do Círculo de Cultura Leia Mulheres, Grupo Tecer constituído pelas Trabalhadoras Terceirizadas da Unespar/UV, Trabalhadoras que participam da Feira da Diversidade, Curso do Projeto Laços Fortes com o Conselho da Comunidade da Comarca de União da Vitória.

5. ESPAÇO MEMORIAL: SABERES ANTICOLONIAIS E INTERCULTURAIS EM EDUCAÇÃO (SACI):

O Espaço Memorial Saberes Anticoloniais e Interculturais em Educação (SACI) é um Projeto de Pesquisa, cadastrado no CNPq e a Divisão de Pesquisa do Campus, vinculado ao Grupo de Pesquisa em Práxis Educativas (GEPPRAX/Colegiado de Pedagogia) e ao Programa de Extensão Coletivo Paulo Freire. Objetivos: a) promover pesquisa, registro de narrativas memoriais e autobiográficas como fundamentos para vivências interculturais e contra/anti/des/coloniais em educação. b) fomentar o debate no campo ético-epistêmico-político sobre modos de produção de conhecimentos. c) contribuir para efetivação da educação desde os territórios, com as pessoas, considerando que partir de histórias, lutas, sofrimentos e saberes podemos nutrir políticas educacionais e práticas pedagógicas transformadoras da realidade excludente.

Em 2024 está promovendo um Ciclo de Estudos algumas Quartas-Feiras das 17h15 às 18h30 na Unespar, campus de União da Vitória e alguns sábados na Modalidade Online, no Canal do Coletivo Paulo Freire no Youtube.

6. CÍRCULO DE CULTURA BRINCAR, IMAGINAR E SONHAR - BIS:

O Círculo de Cultura: Brincar, Imaginar e Sonhar é um Espaço de Cultivo ao Direito à Infância como território plural no qual são desenvolvidas atividades com crianças e adultos relacionadas ao universo do brincar, imaginar e sonhar. Esta ação tem como premissa o direito à educação de qualidade e a urgência da promoção de espaços escolares como ambientes de acolhimento e proteção social de crianças e adolescentes.

7. CINE CULTURA INCLUSIVA:

Este projeto de ensino tem por objetivo debater sobre temáticas que permeiam a área de educação especial, lugar de fala de pessoas público-alvo do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e consolidação de suas identidades pessoais e profissionais, na perspectiva da educação inclusiva. Voltado, inicialmente, a alunos dos cursos de graduação e pós-graduação da UNESPAR, no intuito de serem estabelecidos diálogos e práxis de cultura de educação inclusiva, por meio de ações que oportunizem discussões inerentes às identidades das pessoas com deficiências, neurodiversidade, gênero, inclusão educacional e social, tendo como mote filmes autênticos subjacentes aos temas citados, e a partir desses, rodas de conversas, debates, seminários e demais atividades de ensino vinculadas, que possibilitem avanços nas experiências e práticas pedagógicas de educação, efetivamente, inclusiva no magistério superior, com ênfase na sensibilização para a inclusão de pessoas com deficiências e o atendimento/acompanhamento educacional especializado nos cursos superiores da Unespar de União da Vitória. Objetivo Geral: Sensibilizar para o acolhimento e acompanhamento educacional especializado de pessoas com deficiências na universidade, no âmbito do espaço acadêmico, a constituição de suas identidades pessoais, profissionais e autonomia, ante o gozo da cidadania plena, nos mais diversos cursos da Unespar de União da Vitória. Objetivos Específicos:• Problematizar o lugar de fala da pessoa com deficiência e suas necessidades educacionais específicas de aprendizagem.• Debater as especificidades de acessibilidade e permanência dos estudantes com deficiências e neurodivergentes atípicos na universidade. • Refletir sobre as diferenças e o Outro em contexto de inclusão universitária.

Acompanhe nossas ações:

Canais e Redes Digitais do Programa de Extensão Coletivo Paulo Freire: Youtube: Coletivo Paulo Freire Unespar - YouTube

Instagram: Coletivo Paulo Freire/Unespar (@coletivo_paulofreire_unespar) Círculo Cultura Leia Mulheres (@leia_mulheres_unespar) REDESOL (@redesol_unespar)

Contato: coletivopaulofreireunespar@gmail.com

Coordenadora: Giselle Moura Schnorr

Vice-Direção Geral do Campus

“A arte de comunicar”

Resumo: A presente proposta de extensão do curso intitulado “A arte de comunicar”, vem a atender uma solicitação da comunidade interna e externa do campus, no sentido de melhorar a sua comunicação, em especial, aprender a falar em público. Portanto, o curso tem como objetivo geral proporcionar ao público-alvo a apreensão de um conjunto de técnicas que possam auxiliar no desenvolvimento da comunicação e da oratória nos mais diversos espaços profissionais e sociais. Como objetivos específicos, tem-se: a) desenvolver a habilidade da comunicação; b) superar obstáculos da comunicação em público; c) aprender a técnica de improvisação na comunicação; d) trabalhar a dicção e a projeção da voz em público. O público a que se destina abrange os discentes, os agentes universitários e os docentes do campus, bem como a comunidade externa. O curso será gratuito e terá a duração total de 20 horas, sendo 12 horas efetivadas em encontros presenciais e 08 horas efetivadas em atividades programadas. Serão ofertadas 20 vagas. Os conteúdos trabalhados no curso serão ministrados por um dos membros da equipe executora, que possui ampla experiência na área. Os demais membros da equipe executora auxiliarão nos encaminhamentos necessários para a organização do curso. Espera-se com este projeto contribuir para o desenvolvimento da oratória e da “boa comunicação” dos participantes em público, nos diferentes espaços nos quais atuam e vivenciam.

Coordenador(a): Prof.a Dr.a Kelen dos Santos Junges

Email: vicedirecao.uv@unespar.edu.br