Você está aqui: Página Inicial > Extensão Letras/Inglês

Extensão Letras/Inglês

por Rafael Oliveira publicado 19/07/2021 15h19, última modificação 20/07/2021 12h26

A experiência extensionista retroalimenta a ação de ensino-aprendizagem e o locus de integração ensino-pesquisa, portanto torna-se relevante valorizar essa prática como forma de ação extramuros nas comunidades. Nota-se que essa práxis depende da demanda social. As atividades de extensão fazem interface com a graduação e a pesquisa institucional, visto que têm cunho científico e estão associadas à eficiente formação do acadêmico. (UNESPAR / PDI, 2012-2017). Entende-se que o curso de Letras Português/Inglês se volta íntima e naturalmente a tais princípios, haja visto que é possível articular os conhecimentos científicos e tecnológicos ligados às questões mais urgentes das comunidades escolares, por excelência, local de trabalho dos futuros docentes. Os docentes do curso de Letras oferecem regularmente oficinas e cursos de extensão aos professores de língua portuguesa e língua inglesa da rede pública de ensino, buscando parcerias com o Núcleo Regional de Educação (NRE), bem como a Secretaria Municipal de Educação do Município e Microrregião. Neste sentido, o curso insere-se na comunidade externa, fomentando a disseminação de novas intervenções pedagógicas, as quais poderão ser aplicadas aos alunos da educação básica. Para além dessas atividades, o Colegiado presta assessoria no desenvolvimento de projetos de ensino à comunidade externa, bem como projetos de extensão desenvolvidos pelo Curso.

Subprojeto: GÊNEROS TEXTUAIS COMO PRÁTICA DE LINGUAGEM EM LÍNGUA INGLESA O Subprojeto do Curso de Letras conduz os licenciandos bolsistas a uma prática reflexiva, através do planejamento e da oferta de oficinas de leitura e produção textual vinculada a um dos aspectos teóricos mais discutidos na última década, proporcionando uma formação mais sólida aos futuros professores. Nessa perspectiva, vemos o propósito de ensinar como o de fornecer condições favoráveis para que os alunos se tornem leitores críticos e produzam textos comunicativamente bem sucedidos. O desafio de tal tarefa está em criar situações que permitam aos alunos apropriar-se dos gêneros propostos, reconhecendo-os como tal, e praticando sua produção. Objetivamos, além disso, estudar e aplicar as contribuições do Interacionismo Sócio-Discursivo (BAKHTIN, 2003) nas transposições didáticas de gêneros textuais em língua inglesa, através de sequências didáticas, como propostas por Schneuwly e Dolz (2004). Por fim, consideramos o aluno/professor como parte integrante do processo da aprendizagem, a fim de valorizar o seu conhecimento de mundo e, agregar a este uma aproximação entre o conhecimento científico e o ambiente instrucional, sempre visando à otimização da prática pedagógica, de acordo com as práticas sociais contemporâneas. Posto assim, os resultados do nosso projeto podem ser visualizados no blog: http://www.pibidinblog.com.

Subprojeto: MEMÓRIAS POÉTICAS DO VALE DO IGUAÇU O subprojeto Memórias Poéticas do Vale do Iguaçu intenta salientar a importância da literatura produzida na região do Vale do Iguaçu, bem como dar ênfase ao processo de formação de professores da área de Letras voltados para a metodologia do ensino de Literatura, nas aulas de Língua Portuguesa. Intenta também estabelecer uma ponte entre a Universidade e escolas públicas da região, fomentando o trabalho criativo de leitura e escrita em alunos do Ensino Fundamental e Médio, a partir do trabalho com a literatura regional. Por muito tempo, pela inexistência de pesquisas na área e de materiais suficientes sobre o assunto, as escolas da região do Vale do Iguaçu não contemplaram em seus programas atividades que apreciassem o trabalho de autores locais. Para mudar esse quadro, pretendemos aplicar em escolas de Porto União (SC) e União da Vitória (PR) oficinas de leitura e criação de textos tomando como base a Antologia do Vale 32 do Iguaçu, publicada em 2010, fazendo, assim, desse material um instrumento paradidático para a divulgação da literatura produzida na região. Ressaltamos que o referido livro foi o resultado de um projeto desenvolvido em 2010 pelo Colegiado de Letras da antiga FAFIUV, quando ainda o Colegiado de Letras Português/Espanhol e Português/Inglês formavam um Colegiado único. A partir do corrente ano (2015) o Colegiado de Letras foi desmembrado em dois Colegiados. Apesar do presente Subprojeto ser coordenado pelo Prof. Dr. Caio Moreira pertencente ao Colegiado de Letras/Espanhol, o Subprojeto é composto também por acadêmicos que cursam o Curso de Letras Inglês. Dessa forma, consideramos que ele possui uma atuação importante dentro do Curso de Letras/Inglês. O subprojeto Memórias Poéticas do Vale do Iguaçu pretende não apenas resgatar a obra dos autores regionais, mas principalmente levar a obra desses autores para dentro da sala de aula, estabelecendo, assim, ações que visem à implementação dos conhecimentos e informações previamente coletados. Pretendemos não só “recuperar” parte da cultura e arte locais, como também criar, por meio desse arquivo, um “laboratório de criação” - leitura e escrita -, em sala de aula. A ênfase do subprojeto Memórias Poéticas do Vale do Iguaçu recairá sobre três eixos temáticos: Leitura, produção e disseminação de textos. No que concerne à leitura, valorizar-se-á a interação com a diversidade de textos escritos pelos poetas locais, por meio de estratégias de leitura. Quanto à escrita, pretende-se desenvolver condições para que os alunos possam produzir textos literários. Quanto ao terceiro aspecto almeja-se criar situações para a divulgação dos textos produzidos nas oficinas. Essa divulgação, com o objetivo de fazer circular socialmente os textos, deverá se iniciar com a fomentação de varais literários, jornais murais, nas escolas, passando para a distribuição de livros artesanais de poesias, criados nas oficinas, a serem distribuídos na comunidade.