Você está aqui: Página Inicial > Extensão Curso de Letras Português/Inglês

Extensão Curso de Letras Português/Inglês

por rafael.oliveira publicado 19/07/2021 15h19, última modificação 07/04/2025 20h38

Extensão Letras Português/Inglês

A experiência extensionista retroalimenta a ação de ensino-aprendizagem e o locus de integração ensino-pesquisa, portanto torna-se relevante valorizar essa prática como forma de ação extramuros nas comunidades. Nota-se que essa práxis depende da demanda social. As atividades de extensão fazem interface com a graduação e a pesquisa institucional, visto que têm cunho científico e estão associadas à eficiente formação do acadêmico. Entende-se que o curso de Letras Português/Inglês se volta íntima e naturalmente a tais princípios, haja visto que é possível articular os conhecimentos científicos e tecnológicos ligados às questões mais urgentes das comunidades escolares, por excelência, local de trabalho dos futuros docentes.


Projetos vigentes

Ações e teorizações sobre a implantação da internacionalização no espaço do ensino superior: um olhar para o português como língua estrangeira (PLE).

Proponente: Professora Dra. Giselle Ludka

Colegiado de Letras (Português-Inglês)

O presente projeto de extensão objetiva abordar temáticas referentes à Internacionalização nas IES brasileiras com vistas ao ensino-aprendizado do português como língua estrangeira (PLE). Entende-se que a necessidade de discutir, refletir e capacitar a comunidade universitária como um todo, bem como a comunidade externa para os desafios propostos pelas ações referentes à Internacionalização é de extrema importância, ao considerarmos as demandas locais no acesso do idioma do país. O fenômeno da internacionalização no ambiente das IES vem sendo discutido nas últimas décadas e parece ter encontrado um campo frutífero. Nessa discussão, o ensino e aprendizagem do português com status de língua estrangeira tem crescido vertiginosamente, fruto da oportunidade de trabalho por meio de multinacionais implementadas no país, bem como a situação político-econômica vigente. Até o presente momento, discussões sobre a temática estão sendo realizadas, não somente entre os acadêmicos da IES, mas também nas redes sociais da proponente, em que se veicula informações sobre a relevância da temática em questão.

 

Letramento Literário: Contribuições para a alfabetização na Educação Infantil e Ensino Fundamental

Proponente : Professora Ma. Maria Cristina Fernandes

Colegiado de Letras – (Português/Inglês)

O presente projeto de extensão tem como objeto principal proporcionar aos acadêmicos juntamente com os professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental (alfabetizadores) estratégias para o letramento literário. Considerando que a escrita nos acompanha desde o início das nossas vidas, as práticas sociais que articulam a leitura e a escrita em todos os contextos de nosso dia-a-dia, assim denominamos letramento. A literatura ocupa um lugar privilegiado porque conduz ao domínio da palavra a partir dela mesma, proporcionando assim o letramento literário. Para que possamos levar o letramento literário para as salas de alfabetização é necessário fazer um trabalho diferenciado que realce as experiências com a leitura literária. Uma maneira de proporcionarmos tais experiências é levar para professores atuantes e acadêmicos, oficinas de leitura que serão feitas com estratégias específicas que buscam desenvolver a competência leitora, sendo assim uma ferramenta de auxílio fundamental no processo da alfabetização inicial. A proposta de desenvolver esse projeto veio das conversas com docentes do Ensino Fundamental sobre as dificuldades de provocar nos alunos a vontade de ler e interpretar tanto livros de literatura infantil quanto infanto-juvenil. Analisando as falas desses docentes foi que desenvolvemos um trabalho voltado as aulas de leitura utilizando uma proposta didática em que o professor pode trabalhar com aquilo que denominamos de Oficina de leitura (Girotto e Souza, 2010). São momentos específicos em sala de aula em que o docente planeja o ensino das estratégias de leitura. O projeto visa atender acadêmicos dos cursos de licenciatura e todas as áreas, diretores, professores, pedagogos, que atuam em salas de alfabetização da rede pública e privada. As oficinas já foram realizadas na Escola Municipal Mauro de Oliveira Cavallin – Ensino Fundamental, em Paula Freitas PR, para professores e equipes pedagógicas na semana pedagógica de 2024, também apresentada nos eventos do curso.