Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus de União da Vitória da Unespar tem projeto aprovado no Programa de Extensão para Sustentabilidade da Itaipu Binacional

General

Campus de União da Vitória da Unespar tem projeto aprovado no Programa de Extensão para Sustentabilidade da Itaipu Binacional

Extensão

por publicado: 03/09/2024 19h30 última modificação: 03/09/2024 20h05
O Programa de Extensão para Sustentabilidade Territorial da Itaipu Binacional lançou edital com o objetivo de apoiar projetos de extensão universitária com vistas ao fortalecimento da relação ente a Universidade e a Sociedade, tendo como foco os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU na Agenda 2030.

Foram aprovadas 14 propostas da Unespar, envolvendo todas as cidades onde os campi se localizam, o que revela a capilaridade e o potencial da extensão com vistas à transformação social, à indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, bem como coloca em evidência a qualidade dos projetos submetidos.

O campus de União da Vitória aprovou o projeto “Brincar, Imaginar e Sonhar e a Escola como Espaço de Proteção Social”, coordenado pela Profa. Dra. Giselle Moura Schnorr.

A proposta objetiva criar uma comunidade colaborativa com estudantes extensionistas, bolsistas, equipes pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação de União da Vitória, das escolas participantes e docentes, com contribuições de profissionais da 6ª Regional de Saúde que coordenam o trabalho da Comissão Regional de Enfrentamento às Violências, que coordenam políticas integrativas de saúde, saúde mental e de enfrentamento às violências, assim como voluntárias/os.

"A proposta nasceu do diálogo com a Secretaria Municipal de Educação de União da Vitória e membros da Comissão Regional de Enfrentamento às Violências tendo em vista a necessidade de aprimorar o trabalho nas escolas e na formação inicial de professores/as sobre às políticas públicas na área da infância", contou a docente.

De acordo com a professora Giselle, o projeto contará com quatro estudantes de graduação bolsistas que, junto à comunidade colaborativa, desenvolverão momentos auto formativos sobre os objetivos do projeto, levantamento, análise de demandas formativas de gestoras/es, assim como demais profissionais indicados/as pelas escolas, que, em seguida, organizarão atividades educativas e/ou culturais contemplando os objetivos e demandas identificadas.