General
Dia da Mulher Negra, Latina-Americana e Caribenha é comemorado com exibição de documentário
Pesquisa
Em 25 de julho é comemorado o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha e o Núcleo de Educação para Relações Étnico-Raciais (NERA), do campus União da Vitória da Unespar, convida a comunidade acadêmica e público geral para a exibição e discussão do documentário Ôrí (1989), narração de Beatriz Nascimento e direção de Raquel Gerber. O evento acontecerá nesta quinta-feira, dia 25, às 19h no auditório do campus União da Vitória da Unespar.
A atividade será mediada pela professora e pesquisadora Jaine Oliveira, licenciada em Filosofia pela Unespar, mestranda em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com pesquisa sobre Lélia Gonzalez, Feminismo Negro e Diáspora.
25 de julho
A data é reflexo de uma luta histórica nascida no primeiro Encontro de Mulheres Negras Latinas e Caribenhas em Santo Domingo, na República Dominicana. A partir desse encontro, nasceu a Rede de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-Caribenhas. A Rede, junto à Organização das Nações Unidas (ONU) lutou para o reconhecimento da data. No Brasil, em 2 de junho de 2014, foi instituído por meio da Lei nº 12.987, o dia 25 de julho como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, homenageando uma das principais mulheres, símbolo de resistência e importantíssima liderança na luta contra a escravização.