Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mestrado Profissional em Educação Inclusiva tem 64 vagas nos sete campi da Unespar

General

Mestrado Profissional em Educação Inclusiva tem 64 vagas nos sete campi da Unespar

Pesquisa

por Scheyla Joanne Horst publicado: 21/10/2024 19h25 última modificação: 21/10/2024 20h49

O Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (Profei) lançou edital para ingresso em 2025. A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) oferta 64 vagas em seus sete campi. As inscrições podem ser realizadas até o dia 7 de novembro, pelo site seletivo.profei.com.br, a partir das informações disponibilizadas no edital que deve ser acessado no site profei.unespar.edu.br.

O Profei tem como objetivo promover a formação continuada para professores que estão em sala de aula na rede pública de ensino, a fim de possibilitar o aprimoramento dos conhecimentos para a garantia de uma educação inclusiva.

O processo seletivo conta com quatro etapas: 1) homologação da inscrição, 2) análise de documentos para pontuação, 3) proposta de pesquisa e 4) entrevista - conforme as normas e critérios do edital de abertura, sendo que o resultado está previsto para março de 2025, bem como o início das atividades do ano letivo. O curso é gratuito, mas tem uma taxa de inscrição no valor de R$ 110.

Vagas

Das 64 vagas, 48 são de concorrência universal, 12 para cotas étnico-raciais e 4 para cotas PcD. Entre os campi, a divisão ocorre da seguinte maneira: são 7 vagas para Apucarana; 6 para Curitiba II; 2 para Curitiba I; 6 para Campo Mourão; 19 para Paranaguá; 12 para Paranavaí e 12 para União da Vitória.

O programa tem área de concentração em Educação Inclusiva e apresenta três linhas de pesquisa: 1) Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva; 2) Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva e 3) Práticas e Processos Formativos de Educadores para a Educação Inclusiva.

O contato do Profei da Unespar é profei@unespar.edu.br, com coordenação das professoras Roseneide Maria Batista Cirino (coordenadora) e Eromi Hummel (vice-coordenadora).

"Considerando que a educação inclusiva é um processo em construção e que nós primamos por escola inclusiva onde todos são atendidos nas suas especificidades, o Profei torna-se um importante espaço de construção de conhecimento e novos saberes, sobretudo aos professores da educação básica que a cada dia são desafiados a buscar novas interações, novas formas de organizar o ensino de modo a contemplar a todos os discentes no processo de aprender", afirmou a professora Roseneide.