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Mestranda da Unespar desenvolve estudos de bioética na escola em projeto interdisciplinar
Pesquisa
A professora Cássia Regina da Costa, mestranda no Programa de Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de União da Vitória, desenvolveu um projeto interdisciplinar com seu colega, professor de Biologia, Cristiano Cardozo, especialista em Biologia e Ciências, na Escola de Educação Básica Virgílio Várzea, de Itaiópolis (SC). A iniciativa conquistou o terceiro lugar na etapa regional da Feira Estadual de Ciência e Tecnologia (Fecitec) de Santa Catarina, cujo tema foi “Explorando Fronteiras: Ciências sem Limites”.
O projeto, que faz parte da pesquisa de Cássia sob orientação do Prof. Dr. Leandro Sousa Costa, do Colegiado de Filosofia da Unespar, resultou na criação de um meliponário, uma estrutura para abrigar abelhas nativas sem ferrão, com o objetivo de promover a educação ambiental na escola.
Segundo Cássia, a criação do espaço teve a colaboração dos alunos Guilherme Veiga e Pedro Murilo Fallgatter de Souza, estudantes do 8º ano que já cultivavam esses polinizadores em suas próprias residências, além dos estudantes do 3° ano do Ensino Médio.
O projeto interdisciplinar reflete uma profunda apreciação pelas ideias de Hans Jonas e a encíclica 'Laudato Si' do Papa Francisco, autores abordados na pesquisa desenvolvida por Cássia.
“Ambos os pensadores enfatizam a necessidade urgente de cuidado e responsabilidade para com a vida em todas as suas formas. Hans Jonas, com sua ética da responsabilidade, argumenta que devemos agir com cautela e com o futuro em mente, especialmente quando se trata de tecnologia e intervenções na natureza. Esta filosofia é incorporada no projeto através da criação do meliponário, que não só protege as espécies de abelhas nativas, mas também serve como um lembrete constante da fragilidade da vida e da importância de agir para preservá-la. Da mesma forma, 'Laudato Si', que critica o consumismo e o dano ambiental enquanto chama à ação para a proteção do nosso 'lar comum', inspira os estudantes a refletir sobre como suas ações afetam o meio ambiente e de como a educação pode ser transformada em ação, incentivando os estudantes a se tornarem guardiões ativos do mundo natural”, afirmou.
De acordo com ela, ao integrar os ensinamentos de Hans Jonas e as palavras do Papa Francisco, o projeto não só educa os alunos sobre a biologia das abelhas e a importância da biodiversidade, mas também os incita a considerar as implicações éticas de suas interações com o meio ambiente. “É um testemunho do poder da colaboração interdisciplinar e do impacto que pode ter quando orientado por uma ética de cuidado e respeito pela vida em todas as suas manifestações”, contou.
O meliponário se tornou um recurso didático importante, com murais coloridos que ilustram o ciclo de vida das abelhas, o processo de polinização e citações de pensadores influentes cujas ideias sobre responsabilidade ecológica ressoam com o espírito do projeto.
Por meio deste esforço colaborativo, a Escola EEB Virgílio Várzea em Itaiópolis não só enriqueceu o currículo educacional, mas também fomentou uma consciência ambiental entre os jovens estudantes. “Eles não estão apenas aprendendo sobre biologia e filosofia; estão se tornando defensores da biodiversidade e da sustentabilidade. Este meliponário é um exemplo brilhante de como a educação pode transformar a curiosidade natural dos alunos em ação significativa para um futuro mais verde e mais consciente”, ressaltou Cássia.