General
Pesquisadoras apresentam trabalhos no Congresso Nacional de Educação
Pesquisa
Na semana passada, pesquisadoras do Campus de União da Vitória da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) apresentaram trabalhos no XVII Congresso Nacional de Educação (Educere), que ocorreu junto ao VIII Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação (SIRSSE) e ao X Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente (SIPD/Cátedra Unesco), realizados na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em Curitiba. O Educere acontece a cada dois anos e, em 2025, teve como tema “Ethos da Educação: (re)conexões ecossistêmicas”.
A professora Dra. Kelen dos Santos Junges esteve com duas orientandas que são bolsistas PIC do Curso de Pedagogia: a acadêmica Bruna Maria Pereira Mattos Kawales, com o trabalho “A formação docente e a evasão no ensino superior: um estudo em cursos de licenciaturas de uma universidade pública”; e a acadêmica Laíse Gisele Parastchuk, com a pesquisa “Evasão em cursos de licenciaturas: o que dizem os estudantes?”.
Além das apresentações, a professora Kelen também atuou como moderadora de sessões de comunicações orais. “Participar de um evento nacional como o Educere é aproveitar um espaço único de partilha de estudos e experiências e é muito gratificante poder oportunizar isto as estudantes também”, contou. Ela aproveitou para destacar o apoio recebido pela Unespar e pela Fundação Araucária.
Pós-graduação
Sob orientação da professora Dra. Alcimara Aparecida Foetsch, do Colegiado de Geografia, a pós-graduanda Suéli Taiane Vicentim, do curso de pós-graduação em Dinâmicas Regionais: Natureza, Sociedade e Ensino, apresentou o trabalho intitulado: “A Escola Municipal Professora Hilda Romanzini de Melo como um lugar de história e memória” no Educere 2025.
“A participação da acadêmica proporcionou oportunidades de integração e diálogo científico com pesquisadores, docentes e profissionais da área da Educação, fortalecendo o vínculo entre a pesquisa desenvolvida na Unespar e os debates atuais sobre memória, história e práticas pedagógicas”, comentou a professora Alcimara.