Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto Brincar Imaginar e Sonhar/Coletivo Paulo Freire oferece minicurso sobre o ECA no IFPR

General

Projeto Brincar Imaginar e Sonhar/Coletivo Paulo Freire oferece minicurso sobre o ECA no IFPR

Extensão

por publicado: 02/09/2025 13h18 última modificação: 02/09/2025 13h18

No dia 28 de agosto, bolsistas e coordenação do programa de extensão Coletivo Paulo Freire, do Campus de União da Vitória da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), por meio do projeto Brincar, Imaginar e Sonhar a Escola como Espaço de Proteção Social, que tem apoio da Itaipu Parquetec, participaram da 8ª Mostra de Inovação, Pesquisa, Extensão, Ensino e Cultura (MIPEEC), realizada pelo Campus de União da Vitória do Instituto Federal do Paraná (IFPR). O grupo apresentou trabalhos desenvolvidos no âmbito do programa, que atua nas áreas de filosofia, educação e cultura.

Durante o evento, os integrantes ministraram o minicurso “Estatuto da Criança e do Adolescente – Aspectos históricos, políticos e sociais”, promovendo uma reflexão sobre a trajetória da infância no Brasil, desde o período colonial até a criação do ECA. O encontro destacou ainda o papel da escola como espaço de proteção social, responsável por assegurar uma educação de qualidade, acolhimento e garantia de direitos.

A atividade contou com a participação de adolescentes e utilizou uma abordagem lúdica, por meio do jogo de tabuleiro “Conhecendo o ECA”, elaborado pelo Grupo de Trabalho Arte e Produção de Materiais Didáticos do Coletivo Paulo Freire.

Na modalidade de comunicação oral, a acadêmica de Geografia e bolsista PIBIS, Kerollaine Alexia Neves, apresentou o trabalho “O Projeto Brincar, Imaginar e Sonhar e a Escola como Espaço de Proteção Social como Práxis Pedagógica Libertadora”. A pesquisa formaliza a práxis extensionista desenvolvida pela Unespar em parceria com a Itaipu Parquetec, com foco na humanização da educação como prática da liberdade. O projeto busca enfrentar desigualdades e violências, compreendendo a escola como espaço de proteção, garantia de direitos e transformação da realidade. Entre seus objetivos estão a promoção do direito à infância, a valorização do brincar, do imaginar e do sonhar, além do fortalecimento das práticas educativas e da integração da escola às redes de proteção de crianças e adolescentes.

Participaram da mostra as acadêmicas bolsistas Thainara Lúcia Ubinski, Rafaela Andreoli e Kerollaine Alexia Neves, sob coordenação da professora Dra. Giselle Moura Schnorr.