General
Rede Incluir utiliza Inteligência Artificial para criar materiais acessíveis impressos em 3D
Pesquisa
O projeto Rede Incluir, do Campus de União da Vitória da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), desenvolveu um guia de leitura em 3D voltado para crianças com dislexia. A iniciativa, que alia a criatividade humana à inteligência artificial, representa um novo passo na produção de tecnologias assistivas.
O material foi criado a partir da interação entre bolsistas do projeto — Carlos Oliveira e Emanoel Prado — e a inteligência artificial "Manus", responsável por gerar conteúdos com base em comandos (prompts) elaborados pela equipe. O resultado é um guia adaptado, acessível e inovador, pensado especialmente para o público infantojuvenil.
“O uso da IA nesse contexto inaugura um novo paradigma no desenvolvimento de recursos educacionais inclusivos”, afirma o professor Everton Carlos Crema, um dos coordenadores do projeto.
Projetado para ser impresso em 3D com material ABS, o guia foi desenvolvido para crianças de 7 a 12 anos e busca tornar a experiência de leitura mais confortável e eficaz. O projeto mostra como a tecnologia pode acelerar o desenvolvimento de protótipos funcionais e ampliar o acesso a ferramentas de aprendizagem acessíveis.