Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Seminário aborda diferentes perspectivas da Literatura no Campus de União da Vitória da Unespar

General

Seminário aborda diferentes perspectivas da Literatura no Campus de União da Vitória da Unespar

Pesquisa

por publicado: 24/03/2025 20h18 última modificação: 24/03/2025 20h18

Realizado nos dias 8, 15 e 22 de março de 2025, o I Seminário de Literatura do Campus de União da Vitória da Unespar, promovido pela Especialização em Literatura e Ensino (em parceria com o Colegiado de Letras Português/Espanhol), abordou diferentes perspectivas da área e suas múltiplas interseções com a sociedade, a história e a educação, a partir das contribuições de pesquisadores.

"Agradecemos às professoras e aos professores que aceitaram compartilhar com a comunidade acadêmica suas pesquisas. Foram comunicações muito potentes. Um evento riquíssimo que mostrou o quanto a literatura nos ajuda a pensar o nosso presente, pondo em rede textos e tempos variados. Agradecemos a todos os ouvintes, que contribuíram com suas importantes intervenções. Vemo-nos no próximo", destacou um dos organizadores do evento e coordenador da especialização, Prof. Dr. Caio Ricardo Bona Moreira.

No primeiro encontro, ocorrido em 8 de março, as discussões giraram em torno da ficção firminiana, do ensaio da natureza na literatura brasileira contemporânea e das ficcionalidades amadianas. Valéria Miechotek, doutoranda em Literatura pela UFSC, apresentou sua análise sobre as personagens de "Úrsula" e as vozes e silêncios na obra. Em seguida, Scheyla Horst, doutoranda em Estudos Literários pela UFPR e comunicadora social na Unespar, trouxe uma reflexão sobre o ensaio da natureza a partir de quatro diferentes olhares. Por fim, Antonio Charles Santiago Almeida, doutor em Educação pela UFPR e professor na Unespar, discutiu a reorientação existencial dos privados de liberdade na obra de Jorge Amado.

No dia 15 de março, o segundo encontro abordou temas como o percurso de uma pesquisa científica em literatura e a relação entre crime e literatura no final do século XIX e início do XX. Roberto Correia, doutorando em Estudos Literários pela UFPR e professor na Unespar, compartilhou suas experiências e discussões teórico-conceituais sobre o desenvolvimento de uma pesquisa científica em literatura. Encerrando a sessão, Kelly Cristina Bemjamin Viana, doutora em História pela UnB e professora na Unespar, explorou a presença da morte e da violência nos jornais e na literatura entre 1870 e 1910.

No último encontro, realizado no dia 22 de março, os debates centraram-se na literatura e na inclusão, nas narrativas em primeira pessoa e no silenciamento na literatura. Jerlan Pereira Batista, doutor em Linguística pela UFSC e professor de Libras na Unespar, abordou os caminhos para o letramento e a inclusão por meio da literatura e da Libras na educação. Fidelainy Sousa Silva, doutora em Letras pela UFRGS e professora na Unespar, analisou os traços e perspectivas das narrativas em primeira pessoa na literatura brasileira contemporânea. Concluindo a programação, Alessandra Cristina Valério, doutora em Estudos Literários pela Unioeste e professora no IFPR, e Cybelle Martins Cardozo, mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo PROFEPT e professora no IFPR, discutiram o silenciamento na literatura a partir da obra "Ainda estou aqui", de Marcelo Rubens Paiva.