Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar propõe reflexão sobre memória e natureza durante a 23ª Semana Nacional de Museus em União da Vitória

General

Unespar propõe reflexão sobre memória e natureza durante a 23ª Semana Nacional de Museus em União da Vitória

Extensão

por publicado: 30/04/2025 13h24 última modificação: 30/04/2025 13h24

O Campus de União da Vitória da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) marcará presença na 23ª Semana Nacional de Museus, que acontece em todo o país de 12 a 18 de maio de 2025. Com o tema “O futuro dos museus: em comunidades em rápida transformação”, o evento busca destacar o papel dos museus como agentes de diálogo e mudança social.

A contribuição da Unespar em União da Vitória será no dia 12 de maio, às 19h, no Museu Histórico Aniz Domingos, com a exposição “Patrimônios vivos: o que as árvores nos lembram do passado e do presente?”. A iniciativa é coordenada pelo professor Dr. Michel Kobelinski, do Colegiado de História, em parceria com Israel Checozi, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e os estudantes do primeiro ano do curso de História: Andréa Cius, Eduardo Vinícius, Ivanira Olbertz e Eduardo Vinícius.

A mostra convida o público a refletir sobre a relação entre memória, natureza e identidade por meio de símbolos vegetais, como a mirabelinha de Muranów (ameixeira amarela – Prunus domestica subsp. syriaca, da Polônia) e a araucária (Araucaria angustifolia), árvore símbolo do Paraná.

Sinopse da exposição:

“Entre raízes profundas e galhos que tocam o céu, as árvores guardam memórias. Inspirada pela mirabelinha de Muranów e pela araucária, a exposição propõe um passeio por uma floresta de histórias esquecidas e resistências vivas. Venha refletir sobre o que é lembrado, o que é silenciado e como natureza, história e futuro se entrelaçam em nós”.

Mais informações sobre a programação nacional podem ser acessadas no site oficial:
🔗 23ª Semana Nacional de Museus.

 

Lançamento de livro em Curitiba

Além da exposição, o professor Michel Kobelinski também participa da programação em Curitiba. No dia 17 de maio, das 10h às 12h, ele estará na Caixa Cultural para o lançamento do livro “História pública, museus e comunidades: conexões Brasil-Argentina”, organizado por ele.

Durante o evento, o professor ministrará uma palestra sobre o papel da história pública na construção de redes de cooperação, destacando como museus e espaços culturais podem promover encontros significativos, fortalecer práticas inclusivas e transformar realidades.