Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Você sabia que o Projeto de Extensão "Diálogos sobre a Ecotox!" promove educação ambiental e conscientização sobre poluição aquática em União da Vitória?

por publicado: 17/10/2024 15h44 última modificação: 17/10/2024 15h44

Os ecossistemas aquáticos são essenciais para toda forma de vida, mas também são os receptores finais de diversos resíduos químicos domésticos e industriais. Entender os efeitos ecotoxicológicos dos poluentes nos ambientes aquáticos é fundamental para a educação ambiental e a conscientização sobre os recursos hídricos. É com esse propósito que o projeto de extensão "Diálogos sobre a Ecotox!", coordenado pela professora Ana Bueno do colegiado de Ciências Biológicas no campus de União da Vitória da Unespar, vem fazendo a diferença.

O projeto "Diálogos sobre a Ecotox!" tem como objetivo principal compartilhar saberes, metodologias e perspectivas da ecotoxicologia com diferentes setores da sociedade, incluindo estudantes da educação básica e agricultores/piscicultores. Através de ações educativas, o projeto busca promover a compreensão sobre a poluição aquática, seus efeitos e formas de mitigação, destacando a importância da ciência para a saúde pública e a qualidade da água.

Idealizado em 2019, o projeto ganhou forma no início da pandemia de Covid-19, quando um grupo de pesquisadores percebeu a necessidade de ampliar o debate sobre ciência e tecnologia com a população. Em 2020, a proposta foi apresentada à Divisão de Extensão do campus, marcando o início de experiências educacionais e de conscientização ambiental. “Nós percebemos que era essencial levar a discussão sobre a ciência e seus impactos diretos na vida das pessoas para fora dos muros da universidade”, explicou a professora Ana Bueno.

Para a professora Ana Bueno, coordenadora do projeto, ampliar o debate sobre poluição aquática e promover ações sustentáveis são essenciais. "Uma ciência robusta e multidisciplinar como a ecotoxicologia é, em geral, vista como difícil e até pouco acessível aos indivíduos não acadêmicos. Proporcionar uma imersão nesta ciência, favorecendo essa apropriação de conhecimento e uma produção colaborativa entre diferentes setores, é conduzir a universidade para além dos seus muros", afirmou a professora.

O projeto "Diálogos sobre a Ecotox!" envolve professores pesquisadores do grupo de pesquisa Biodiversidade e Conservação, além de colaboradores de outras instituições de ensino superior e professores da educação básica. Juntos, desenvolvem atividades que levam informações sobre poluição aquática e ecotoxicologia para a comunidade, incentivando uma produção colaborativa de conhecimento. “Nosso objetivo é tornar a ecotoxicologia acessível e relevante para todos, desde estudantes até agricultores, mostrando como a ciência pode ajudar a entender e resolver problemas ambientais cotidianos”, acrescentou a professora Ana.

Todas as ações são desenvolvidas por extensionistas do projeto, que se dedicam a promover a educação ambiental de maneira acessível e prática. As atividades incluem palestras, workshops, visitas a ecossistemas aquáticos e projetos de pesquisa colaborativa com escolas e comunidades locais. "É gratificante ver o interesse e o engajamento das pessoas quando percebem a importância da ciência em suas vidas e no ambiente em que vivem", destaca a coordenadora do projeto.

Para saber mais sobre o projeto, visite o site Diálogos sobre a Ecotox! e acompanhe o perfil no Instagram @dialogos_ecotox. Com isso, o projeto "Diálogos sobre a Ecotox!"  promove a integração entre ciência e sociedade, contribuindo para a formação de pessoas mais conscientes e engajadas na proteção dos recursos hídricos.