Você está aqui: Página Inicial > O Curso Ciências Biológicas

O Curso Ciências Biológicas

por Rafael Oliveira publicado 24/04/2019 20h58, última modificação 05/07/2021 16h21

  Apresentação

  A Biologia é a ciência que estuda os seres vivos, a relação deles com o meio, além dos processos e mecanismos que regulam a vida. Portanto, os profissionais formados nesta área do conhecimento têm função fundamental em questões que envolvem o conhecimento da natureza.

  O estudo das Ciências Biológicas possibilita a compreensão de que a vida se organizou através do tempo, sob a ação de processos evolutivos, tendo resultado numa diversidade de formas sobre as quais continuam atuando as pressões seletivas. Esses organismos, incluindo os seres humanos, não estão isolados, ao contrário, constituem sistemas que estabelecem complexas relações de interdependência.

  O entendimento dessas interações envolve a compreensão das condições físicas e químicas do meio, do modo de vida e da organização e funcionamento das diferentes espécies e sistemas biológicos. Particular atenção deve ser dispensada às relações estabelecidas pelos seres humanos, dada a sua especificidade. Ao estudar as relações do homem com o meio, os conhecimentos biológicos não se dissociam dos sociais, políticos, econômicos e culturais.

  O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Paraná – campus de União da Vitória iniciou suas atividades em 2001, na antiga Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (FAFIUV), com uma proposta contínua de conexões entre os semestres, as disciplinas, os conteúdos e a metodologia. O licenciado em Ciências Biológicas pode atuar em instituições de Ensino Fundamental e Médio, públicas ou particulares, bem como em instituições de pesquisa científica, em órgãos governamentais, empresas prestadoras de serviço, públicas e privadas, em estações bioecológicas, áreas de proteção ambiental, em herbários, jardins zoológicos, além de atuar como profissional autônomo, prestando consultoria, perícia, assessoria técnica entre outras atividades.

  O curso de Licenciatura plena em Ciências Biológicas foi implantado em 2001 (Ato de implantação Decreto Estadual nº 3644 de 07 de março de 2001 e reconhecido pelo Decreto Estadual n° 4275 de 01 de fevereiro de 2005 na Instituição). Teve a última renovação de reconhecimento dada pelo Decreto nº 3620, de 02 de março de 2016. Está inserido no Centro de Ciências Exatas e Biológicas, juntamente com os cursos de Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Química.

Vídeo de divulgação:

https://drive.google.com/file/d/1Fi45K4FooJ5XYUDRrO3EIUpeT2Vf9ujw/view?usp=sharing

 

 

 

 

 

Coordenadora

Prof. Dra. Carla Andreia Lorscheider

E-mail: biologia.uv@unespar.edu.br

Fone: (42) 3521-9138

 

Responsável pelo Estágio Curricular Supervisionado e Residência Pedagógica

Prof. Ms. Clóvis Roberto Gurski

E-mail: profclovisr@gmail.com

Fone: (42) 3521-9138

 

Responsável pelo Trabalho de Conclusão de Curso

Profa. Dra. Thais Dulz

E-mail: thaisdulz@yahoo.com.br

 

Responsável pelas Atividades Complementares

Prof. Dra. Carla Andreia Lorscheider

E-mail: biologia.uv@unespar.edu.br