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Programas Institucionais

por Rafael Oliveira publicado 25/04/2019 16h46, última modificação 29/04/2019 19h54

PROGRAMAS INSTITUCIONAIS

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)

 

  O PIBID oportuniza à UNESPAR uma maior qualificação para a formação de professores, comprometida com a educação pública, proporcionando à sociedade profissionais capazes de produzir, ampliar e divulgar o saber humano.  Este compromisso fica evidente no Projeto Político Institucional da Universidade, com a transformação da realidade social na promoção de uma educação pública atrelada ao desenvolvimento social nas suas regiões de atuação. A proposta segue com onze componentes curriculares organizados em nove subprojetos articulados entre os campi da universidade.

  A organização dos subprojetos com participação de docentes universitários dos diferentes campi permite a análise de diferentes contextos de ações pedagógicas, a discussão aprofundada dos desafios que permeiam a educação e a construção da identidade docente bem como o intercâmbio entre os discentes das diferentes realidades dos campi e escolas no estado do Paraná.

  Os futuros docentes tem o contato com a realidade escolar, o discernimento na definição de técnicas e metodologias, desenvolvendo um olhar de análise e problematização das ações enquanto profissional. Assim, a formação docente ocorre enquanto há a vivência da prática docente, reflexão sobre ela pelas experiências compartilhadas pelo supervisor e discussão de propostas e teorias no âmbito acadêmico.

 

  PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIC)

 

  O Programa de Iniciação Científica (IC) da UNESPAR é uma atividade extracurricular introdutória à pesquisa científica para estudantes de graduação. Com a orientação de um professor, tem por objetivo desenvolver no estudante competências científicas a pesquisa. O estudante de IC realiza 20 horas de atividades semanais em um projeto de pesquisa, conforme plano de trabalho elaborado junto ao professor. Também é possível receber bolsa-auxílio de agências de fomento – Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) e Fundação Araucária. Os estudantes são incentivados a divulgar suas pesquisas em eventos científicos da área, principalmente no Encontro Anual de Iniciação  Científica da Unespar. Tanto estudantes bolsistas quanto voluntários recebem, ao final da IC, certificação de horas.

 

  RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

  O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando, chamado de Residente, na escola de educação básica. Essa imersão deve contemplar, entre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um professor da escola, chamado de Preceptor, com experiência na área de ensino do licenciando e orientada por um docente da Unespar.

  A Residência Pedagógica, articulada aos demais programas da Capes compõem a Política Nacional tem como premissas básicas o entendimento de que a formação de professores nos cursos de licenciatura deve assegurar aos seus egressos, habilidades e competências que lhes permitam realizar um ensino de qualidade nas escolas de educação básica.