Você está aqui: Página Inicial > Projetos de Extensão

História e Ensino: Culturas e Identidades

Coordenadora: Professora Me. Zuleide Maria Matulle
E-mail: zuleide.matulle@unespar.edu.br

Resumo do Projeto:

O projeto "História e Ensino: Culturas e Identidades" tem como objetivo criar estratégias que proporcionem o diálogo entre a academia e a comunidade. Estas estratégias serão articuladas por meio de oficinas, rodas de conversa, cines debates, palestras, teatro, intervenções artísticas, mostras/exposições, eventos científicos, cursos, minicursos, podcasts, lives, práticas de campo, etc. Através dessas estratégias, serão articuladas reflexões e debates sobre História, Culturas e Identidades, nas mais variadas temáticas, além de buscar repensar a História e o Ensino de História.

 

Formação Continuada Integrada

Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Kelen dos Santos Junges
E-mail: kelen.junges@unespar.edu.br

Resumo ou breve descrição do projeto:

O programa tem como objetivo geral promover a formação continuada de professores da Educação Básica e agentes educacionais, a fim de subsidiar seu exercício profissional e desenvolvimento pessoal.

As ações formativas são desenvolvidas com base nas necessidades do público-alvo. A partir das demandas observadas ou trazidas pela comunidade externa, são propostos temas considerados relevantes e necessários especificamente à formação dos profissionais participantes. O processo formativo pode ser realizado por meio de palestras, cursos, treinamentos, workshops, seminários, grupos de estudos, entre outras atividades que oportunizem o cumprimento dos objetivos propostos. As atividades são realizadas no prédio do campus ou em outro espaço que se faça adequado/necessário. A carga horária e a periodicidade dos processos formativos dependem das demandas identificadas e/ou recebidas dos participantes. No caso da necessidade de recursos de pessoal e material para a execução da proposta, será realizada parceria com a

Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual do Paraná(FUNESPAR).

Com as ações de formação continuada do programa, espera-se contribuir para um melhor desempenho e desenvolvimento dos participantes em sua profissão/função, pois adquirir conhecimentos e novas aprendizagens é imprescindível para a superação dos desafios enfrentados na carreira profissional e na vida em sociedade.

 

PROJETO REDE INCLUIR: Direitos Inclusivos, Educação e Tecnologias Assistivas

Coordenador: Everton Carlos Crema 
E-mail:  projeto.rede_incluir@outlook.com

Resumo projeto

Dadas as crescentes demandas e a complexidade do ‘campo inclusivo’ dentro da educação básica paranaense, o Projeto Rede Incluir: Direitos Inclusivos, Educação e Tecnologias Assistivas, propõem desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão multifocais e inclusivas, junto a educação especial em municípios com baixos índices de desenvolvimento humano, ultrapassando problemas e metodologias tradicionais da educação inclusiva, quando abordam o processo inclusivo de forma superficial e generalizante. Bem como, a criação de uma governança em rede, desfragmentando e otimizando ações e resultados continuados nos aspectos legais e de proteção infantil, no direito à educação inclusiva, na formação educacional, técnica e tecnológica compartilhada em uma epistemologia comum.

Produção de material didático de Ciências e Química usando impressão 3D

Coordenador: Leonardo Wilezelek Soares de Melo

E-mail: leonardo.melo@unespar.edu.br 

-Resumo ou breve descrição do projeto:  

Este Projeto visa a produção de materiais didáticos para o Ensino de Ciências utilizando atecnologia de impressão 3D. Os materiais são planejados e otimizados juntamente com osprofessores das redes municipal e estadual de ensino, de acordo com a necessidade eespecificidade de cada caso. Com a impressão 3D, é possível criar modelos personalizados que atendam às necessidades específicas dos estudantes, adaptando forma, complexidade e tamanho de acordo com o nível de aprendizado. Os materiais produzidos podem contribuir também para o ensino-aprendizagem de pessoas com deficiência ou com dificuldades de aprendizagem, pois permite a visualização tridimensional e a manipulação dos objetos/modelos. A criação dos materiais usando impressão 3D também estimula a criatividade dos graduandos de Licenciatura em Química, permitindo que eles projetem e criem suas próprias ideias, o que ajuda a desenvolver habilidades importantes como pensamento crítico, resolução de problemas e trabalho em equipe. O presente projeto também visa contribuir para o alcance dos objetivos do desenvolvimento sustentável propostos pela ONU: ODS 4 - Educação de qualidade e ODS 10 - Redução de desigualdades.

 

 

Histórias, Artes e Públicos (programa e projeto e Pop Up Museum)

Coordenador: Michel Kobelinski

E-mail:  mkobelinski@gmail.com

 

Resumo ou breve descrição do projeto:

 A iniciativa Histórias, Artes e Públicos (programa e projeto) surgiu no Curso de História da Universidade Estadual do Paraná, campus de União da Vitória. Seu objetivo é difundir conhecimentos históricos e artísticos, ampliar audiências e estimular a participação em projetos, produções e formas de consumo da história em espaços públicos, lugares de memória e museus, por meio de processos colaborativos e pesquisas em rede. Para isso, a proposta de curadoria pública se estabeleceu através do Pop Up Museum. Essas articulações se justificam pela necessidade de agregar valor à história e à arte em espaços públicos marcados por disputas identitárias e patrimoniais, além de valorizar o capital criativo e decisório das comunidades envolvidas nas diversas iniciativas. Do ponto de vista teórico e metodológico, foram estabelecidos diálogos entre a história pública e a arte pública de nova geração, visando à ativação das comunidades e à humanização dos espaços públicos. Considerando as oportunidades e desafios desses campos do conhecimento, é possível pensar em artistas, historiadores e especialistas engajados na reflexão sobre o passado e suas formas de consumo. Eles contribuem para valorizar a arte, a história, a cultura e a sociedade, conferindo-lhes sentido e significado. As artes públicas, por sua vez, envolvem formas sensíveis e criativas de comunicação e interação com as audiências. Elas podem maravilhar as pessoas, despertar nelas a sensação de inclusão e pertencimento, incentivar a busca por justiça e reparação ou até mesmo levá-las à ação — em alguns casos, por meio de atitudes destrutivas, como a recente derrubada de estátuas. As artes públicas — que incluem pintura, escultura, muralismo, fotografia, cinema, dança, música, audiovisual e performance, entre outras manifestações — reivindicam mediações, o envolvimento das comunidades, políticas de incentivo e a presença de práticas artísticas nos espaços públicos. Diante disso, como historiadores, artistas e públicos podem refletir sobre a sociedade e os usos do passado por meio das artes? De que maneiras podem expressar-se, interagir e colaborar nesses espaços públicos? 

 

LEMA - Laboratório de Ensino de Matemática

Coordenador: Daiany Cristiny Ramos

E-mail: daiany.ramos@unespar.edu.br

Resumo ou breve descrição do projeto

O projeto tem como objetivo articular a comunidade acadêmica com a sociedade para planejamento e/ou realização de atividades de ensino de Matemática a partir da identificação de problemas e apelos da sociedade, escolas, professores, estudantes, etc., contribuindo para a difusão e aplicação de conhecimentos acadêmicos em consonância com os valores e em diálogo com a comunidade.


Diálogos sobre a Ecotox!

Coordenador: Ana Carolina de Deus Bueno Krawczyk

E-mail: ana.bueno@unespar.edu.br

Resumo ou breve descrição do projeto

O projeto Diálogos sobre a Ecotox! promove a educação ambiental com base na Ecotoxicologia – ciência que estuda os efeitos das substâncias químicas nos seres vivos e nos ecossistemas, unindo toxicologia e ecologia. O objetivo é facilitar o diálogo entre ciência e sociedade, tornando o conhecimento acessível, prático e transformador.

 

Museu Histórico Pedagógico – MUHPE

Coordenador: Profa. Dra. Roseli B. Klein
E-mail: roseli.klein@unespar.edu.br

Resumo do projeto

O Museu Histórico Pedagógico faz parte de um anseio do curso de pedagogia. A ação vem sendo desenvolvida desde o ano de 2013, como atividade da disciplina de História da Educação, em que alunos, professores e pessoas da comunidade realizam doações de materiais ao colegiado de pedagogia (livros, documentos, fotos, objetos, cadernos escolares, cartilhas e outros materiais referentes a educação). Esse acervo oportuniza o resgate da história da educação local e regional. O acondicionamento desses materiais num local fixo proporciona a preservação e divulgação do patrimônio educativo o qual poderá contribuir para a construção da memória e identidade coletivas, além de estimular pesquisas na área de história da educação. O público a se beneficiar das ações inclui toda a comunidade acadêmica, estudantes e professores da Educação Básica e a comunidade em geral. Justifica-se a proposta tendo em vista o número considerável do acervo, não podendo mais o colegiado privar a sociedade dessas fontes de leitura, pesquisa, história e memória, declinando do seu compromisso social. A criação do Museu Histórico Pedagógico (MUHPE) como projeto de extensão universitária, tem por objetivo realizar a salvaguarda e divulgação do patrimônio histórico educativo da região de abrangência da UNESPAR, campus de União da Vitória (municípios do sul do estado do Paraná e do planalto norte catarinense) através de ações de conservação, catalogação e exposição de documentos, fotografias, materiais pedagógicos e mobiliário escolar que sejam de interesse de preservação.




Gazeta Química

Coordenador: Prof. Marco Antonio Pereira
Contato: (17) 982000275

 Resumo do Projeto

O Gazeta Química é um projeto de extensão que consiste na elaboração de um jornal acadêmico por graduandos da 2a série do curso de Licenciatura em Química e que está vinculado a disciplina Ações Extensionistas em Química I. Nas edições do Gazeta Química são publicados textos envolvendo assuntos de Química e Ciências do cotidiano, além de seções como passatempo, desafio, Gazeta indica, curiosidade, agenda de eventos etc. Os exemplares do Gazeta Química são distribuídos pelos graduandos em escolas públicas e privadas de Ensino Médio das cidades gêmeas e região.

 

Literatura em dia: ecos da contemporaneidade brasileira

Coordenador: Professora Drª Fidelainy Sousa Silva

E-mail: fidelainy.silva@unespar.edu.br

Resumo ou breve descrição do projeto: 

 

O projeto de extensão Literatura em dia: ecos da contemporaneidade brasileira, tem como proposta, ampliar o acesso à literatura como meio indissociável para a compreensão crítica da realidade atual. O projeto envolve demandas da sociedade ao articular as intersecções entre violência de gênero, questão racial e inclusão social. Para isso, desenvolve ações junto ao ao Círculo de Cultura Leia Mulheres, vinculado ao Programa de Extensão Coletivo Paulo Freire de Filosofia, Educação e Cultura e ao Núcleo de Educação em Relações Étnico-Raciais (NERA), integrado ao Centro de Educação em Direitos Humanos (CEDH) da UNESPAR-PR. O público-alvo abrange a comunidade interna e externa à universidade: pais, mães, estudantes, docentes, professores(as) da rede municipal, técnicos(as), colaboradores(as) e demais pessoas interessadas em literatura contemporânea. O escopo teórico do projeto promove debates sobre gênero, raça e classe, com base em autoras e autores como Conceição Evaristo (2011), Lélia González (2018), Paulo Freire (2001), e Regina Dalcastagnè (2007). Destacamos ainda, que o projeto não se encerra nas atividades desenvolvidas, mas busca impulsionar mudanças na realidade de seus participantes, porque acreditamos que a diversidade de vozes da literatura atua como caminho elementar ao compreender a diversidade de vozes da literatura como um caminho essencial para a leitura crítica do tempo presente.

 

Química, Sociedade e Re(eventos) em Extensão

Coordenadora: Sandra Regina de Moraes
E-mail: sandra.moraes@unespar.edu.br

Resumo ou breve descrição do projeto:

Química, Sociedade e Re(Eventos) ilustra um projeto que intenciona uma interação mais intensa e constante entre as escolas de Educação Básica, a Universidade e a comunidade de forma articulada à disciplina Ações Extensionistas em Química III do curso de Química da UNESPAR Campus União da Vitória. Por esse motivo, agrega algumas ações de extensão como: eventos, minicursos, oficinas entre outras atividades extensionistas na formação inicial de professores de Química sob diferentes abordagens e, a partir do compromisso com a formação humana, a qualificação profissional/professor, a inclusão social e a preservação das riquezas naturais, combatendo as desigualdades regionais e a promoção da divulgação científica. Neste contexto, o objetivo principal deste projeto consiste em potencializar a formação inicial de professores na interação entre escola-universidade-comunidade, por meio de eventos, oficinas, minicursos etc, no intuito de fomentar discussões, problematizações e propor ações a respeito de nossa constituição enquanto seres humanos na sociedade contemporânea e a Química como Ciências. Alinhavando essas ações, programa-se um evento anual vinculado ao Curso de Química que visa à formação inicial e continuada de professores de Química e da comunidade local e regional para intensificar as interações sociais, científicas, pedagógicas e culturais, tanto quanto for possível. Desta forma, pressupõem-se promover e contribuir no desenvolvimento de um processo formativo em função das exigências da realidade.

UNESPAR 60 + Caminhos para o envelhecimento ativo e saudável na cidade de União da Vitória

Coordenador: Douglas Ivam Alves
E-mail: servicosocial.uv@unespar.edu.br

Resumo ou breve descrição do projeto:

Desde os anos 1980, iniciativas como a Universidade da Terceira Idade têm demonstrado sucesso ao promover conhecimento e interação social, fortalecendo o autoconhecimento e o envelhecimento ativo. O projeto propõe a criação de um espaço multidisciplinar voltado ao desenvolvimento de práticas que conectem idosos à vida acadêmica, atividades físicas, e valorização social e cultural e incentive empreendedorismo na perspectiva da economia solidária. O projeto visa beneficiar não apenas os envolvidos diretamente, mas também a comunidade local de União da Vitória.

Os encontros acontecem duas vezes na semana no período da tarde.