Você está aqui: Página Inicial > Menu Principal > Projetos > Laboratório de águas

Laboratório de águas

por Rafael Oliveira publicado 21/05/2019 19h45, última modificação 06/04/2021 14h06


                    

 

  Considerando a importância da água para ter uma boa qualidade de vida, em nossa região é necessário um laboratório que preste serviço para esse fim. O Laboratório de Águas tem como objetivo determinar a qualidade da água em amostras na região de abrangência da UNESPAR campus União da Vitória.  Para a determinação da qualidade da água o Laboratório realiza ensaios físico-químicos e microbiológicos em água ”in natura” e tratada destinada ao consumo humano. As análises físico-químicas realizadas são: Potencial Hidrogeniônico (pH), Cloro residual, Fluoreto, Turbidez e Condutividade. Os ensaios microbiológicos envolvem a determinação de Coliformes totais e Escherichia coli.

    ATIVIDADES

  Atualmente, o Laboratório tem convênio com a Secretaria de Saúde do Estado e realiza as análises do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para consumo humano (Vigiágua) que desempenha um papel importante para garantir a qualidade e segurança da água de consumo no Brasil. As amostras do programa Vigiágua atendem a 6a Regional de Saúde, que abrange nove municípios (União da Vitória, São Mateus do Sul, Antônio Olinto, Porto Vitória, Paulo Frontin, Paula Freitas, General Carneiro, Cruz Machado e Bituruna).

    QUANTO AO CONVÊNIO

  Ensaios fisico-químicos de Fluoreto e Turbidez e ensaios microbiológicos de Coliformes totais e Escherichia coli. em água “in natura” e tratada destinada ao consumo humano.

  O convênio com a UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ - CAMPUS DE UNIÃO DA VITÓRIA surgiu da necessidade da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná (SESA) e o Lacen (Laboratório Central) darem continuidade ao programa VIGIAGUA que tem como objetivo garantir água consumida pela população que atenda aos padrões de potabilidade e as legislações específicas – Portaria de Consolidação n° 5 de 28 de setembro de 2017, (Portaria 2914/2011-MS) e Decreto Presidencial nº 5440/05. Disponibilizando esta referência laboratorial aos serviços de vigilância regionais e municipais, durante as atividades de vigilância ambiental em saúde relacionada à qualidade da água para consumo humano.

    DESTINATÁRIOS DO SERVIÇO - POPULAÇÃO BENEFICIADA

  População pertencente a 9 (nove) municípios da abrangência da 6ª Regional de Saúde de União da Vitória (Municípios de: Antonio Olinto (09 amostras/mês); Bituruna (10); Cruz Machado (11); General Carneiro (10); Paula Freitas (09); Paulo Frontin (09); Porto Vitória (06); São Mateus do Sul (14) e União da Vitória (16) ).

    ESTIMATIVAS DE METAS A SEREM ATINGIDAS

  Realizar mensalmente ensaios em 94 amostras, totalizando ao final de um ano 1128 amostras de água analisadas para consumo humano para os ensaios físico-químico de fluoreto e turbidez e ensaios microbiológicos de coliformes totais e Escherichia coli.

    ETAPAS OU FASES DE EXECUÇÃO

  A coleta das amostras será executada pelas equipes municipais e/ou regionais de saúde e entregues ao Laboratório de Águas da UNESPAR localizado na BR 153 em União da Vitória, conforme programação acordada entre as partes. A UNESPAR, por meio do Laboratório de Águas receberá as amostras de acordo com as normas técnicas e práticas de coleta, armazenamento e transporte, (os responsáveis pela coleta dos municípios receberão treinamento prévio quanto as normas e também preenchimento dos documentos necessários). Após o recebimento das amostras o Laboratório, processará as análises utilizando as metodologias preconizadas na Portaria de Consolidação n° 5 de 28 de setembro de 2017, (Portaria nº 2914/2011) ou a que vier substituí-la, de acordo com os parâmetros estabelecidos e emitirá os respectivos laudos analíticos, num prazo máximo de 7 (sete) dias úteis, através do Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial - GAL Ambiental. O Laboratório compromete-se a realizar o montante de análises pactuadas, conforme convênio, num montante de 94 (noventa e quatro) análises mensais, totalizando 1128 (um mil cento e vinte e oito) análises, no período de um ano.

  O Laboratório de Águas possui capacidade instalada para a determinação dos parâmetros: Turbidez, Fluoreto, Coliformes totais e Escherichia coli em 120 amostras de água/ mês.

   Informaçoes adicionais no site

   

    

 

    Condições Gerais:

1º: Prazo de entrega de resultados: No máximo de 7 dias úteis;

2º: Os resultados serão emitidos através de laudo que devem ser retirados no laboratório;

3º: Análises físico-químicas e microbiológicas requerem duas amostras distintas, uma amostra para cada grupo de análises;

4º: O pagamento poderá ser feito através de boleto bancário. Emitimos nota fiscal se for da necessidade do cliente;

5°: A amostragem, identificação, preservação e transporte das amostras são de responsabilidade integral do cliente. Todas as informações referentes à amostragem deverão ser transcritas em formulário disponibilizado pelo laboratório e ser encaminhado com as amostras para o Laboratório de Águas da UNESPAR – Campus de União da Vitória;

6º: Caso as amostras cheguem ao laboratório fora das condições ideais de preservação e identificação ou danificadas, transgredindo assim a integridade total do serviço a ser realizado, o cliente será imediatamente comunicado, ficando suspenso o serviço e as amostras devem ser coletadas novamente conforme instruções, sendo cobrado o valor adicional de R$ 12,00, referente aos frascos de coleta danificados;

7º: Os resultados ficarão arquivados no laboratório e os mesmos só serão divulgados a terceiros mediante autorização prévia por escrito do cliente. Para outras informações, entre em contato.

Coordenador: Dr Álvaro Fontana

Responsável Técnica: Cleide S. Sarturi

Laboratório de Águas Rua Antônio Vitor Kukla, nº 82, Bairro São Gabriel Anexo ao Centro de Piscicultura União da Vitória/PR - CEP 84.600-000 Telefone (42) 35224711

Email: labaguaunespar@gmail.com