Química
ÍNDICE
1. BREVE HISTÓRICO DO CURSO
O curso de graduação de Licenciatura em Química foi autorizado a sua criação via Decreto Estadual nº 6.503/2002, de 31 de outubro de 2002. Foi reconhecido pelo Decreto Estadual nº 1.040, de 27 de junho de 2007 e sua renovação foi realizada através do Decreto Parecer CES/CEE Nº 35/12, de 06/08/12 e Estadual 1709/09. Renovado posteriormente o reconhecimento do curso foi realizado, conforme Decreto do Governo do Estado do Paraná no 3697 de 10 de março de 2016 com validade até 04 de outubro de 2020.
Com a aprovação da proposta pedagógica do Curso de Graduação em Química – Licenciatura, foi fixada a duração mínima de 4 (quatro) anos, perfazendo um total de 3480 horas, com funcionamento no período noturno, 48 vagas anuais.
A formação de recursos humanos sempre foi o principal lema do Curso de Química, com egressos atuando em diversas regiões do país, principalmente na região sul e sudoeste do Paraná e norte de Santa Catarina, contando hoje com 12 professores, entre eles 10 doutores e 2 mestres.
2. FORMAÇÃO DO CURSO: LICENCIATURA EM QUÍMICA
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO CURSO : Segunda-feira a Sexta-feira das19h00 às 22h30
NÚMERO DE VAGAS: 48 vagas anuais
TURNO DE FUNCIONAMENTO: noturno (48 vagas)
DURAÇÃO DO CURSO: tempo de integração curricular é de, no mínimo (4) quatro anos letivos. A carga horária total do curso é de 3480 horas.
DESEMPENHO DOS ACADÊMICOS CONCLUINTES NO ÚLTIMO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES (ENADE):
3.1 OBJETIVO GERAL
O Curso de Licenciatura em Química tem como objetivo geral formar profissionais licenciados, em nível superior de graduação plena, para atuarem na Educação Básica, visando para tanto, fornecer uma sólida formação humanística e científica na área pedagógica e na área específica, de modo que a formação de professores possa contribuir para que o cidadão compreenda, interprete e enfrente a realidade social por meio do conhecimento socialmente produzido.
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
-Formar educadores na área de Química que atendam às novas concepções do processo de ensino-aprendizagem, capazes de pensar e agir de forma inovadora perante os problemas sócio-educacionais atuais;
-Possibilitar a atuação do profissional no ensino de química e demais áreas de atribuição que permitam atuação ética e para o desenvolvimento sustentável;
-Atuar em pesquisa básica e aplicada nas diferentes áreas da Química;
-Desenvolver atividades educacionais em diferentes níveis;
-Estabelecer relações entre ciência tecnológica e sociedade;
-Acompanhar a evolução do pensamento científico na sua área de atuação.
-Elaborar e executar projetos;
-Utilizar o conhecimento socialmente acumulado na produção de novos conhecimentos;
-Estimular atividades que socializem o conhecimento produzido tanto pelo corpo docente como pelo discente;
-Proporcionar a formação de competência na produção de conhecimento com atividade que levem o aluno a procurar, interpretar, analisar e selecionar informações, identificar problemas relevantes e realizar experimentos ou projetos de pesquisa.
O Licenciado em Química tem formação generalista, com domínio das técnicas básicas de utilização de laboratórios e equipamentos, com condições de atuar no campo de atividades sócio-econômicas que envolvam as transformações da matéria; direcionando essas transformações, controlando os seus produtos, interpretando criticamente as etapas, efeitos e resultados; aplicando abordagens criativas a solução dos problemas desenvolvendo novas aplicações e tecnologias.
O Licenciado em Química tem uma formação sólida e abrangente em conteúdos dos diversos campos da Química, com preparação adequada à aplicação pedagógica do conhecimento e experiências de Química para atuação profissional no Ensino Fundamental, Médio e Profissional, bem como de Ciências para o Ensino Fundamental.
A área principal de atuação profissional do Licenciado em Química é a docência no Ensino Fundamental, Médio e Profissional. No entanto, deve-se considerar que o Curso de Licenciatura em Química por oferecer uma sólida formação em conhecimentos da Ciência Química e de Ciências correlatas, estará preparando profissional capaz de atuar em diferentes segmentos do mercado de trabalho, resultando assim, num profissional realizado a partir do sucesso.
A UNESPAR, ao abrir suas portas para a comunidade paranaense, propõe-se a oferecer um sistema de ensino de boa qualidade, que corresponda às expectativas que o seu nome encerra.
A Humanidade já se encontra no terceiro milênio; que perspectivas teremos de realização humana? O que nos aguarda nesta nova era? Anseios e preocupações permeiam todos os setores da sociedade, alguns mais intensamente em decorrência do grau de responsabilidade que sobre elas recai. Vemos os ecologistas seriamente preocupados com a extinção das espécies animais e vegetais, com a poluição do ar, da água, a alteração da camada de ozônio, o desgaste do solo, tudo isso comprometendo a qualidade de vida na atualidade, o que dizer dos anos vindouros? Pode-se facilmente perceber como tais acontecimentos comprometem outros setores da vida social: a indústria, o comércio, a agricultura, pecuária, os profissionais liberais em geral e principalmente os educadores.
Qual a tarefa da Educação neste contexto? À Educação cabe preparar o homem para a atualidade e também para a continuidade. Nesse sentido, a educação proporcionada por uma instituição escolar precisa estar voltada para o contexto social no qual se insere, considerando os valores morais, sociais e culturais que indicam os fins da Educação. Os anseios da sociedade brasileira - democracia, participação crítica, justiça social, direitos humanos, cidadania consciente, igualdade de oportunidades, liberdade, diálogo estão expressos diariamente em discursos, jornais, atos reivindicatórios das diversas classes trabalhadoras, estudos, planos de governo e na Constituição Federal. São estes os valores, emersos da atual conjuntura sócio-político-econômica que vão indicar os fins da Educação, a qual se propõe o curso de Licenciatura em Química da UNESPAR, Campus de União da Vitória - Paraná.
Nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Química, contidos no Parecer 1.303/2001 CNE/CES, estão definidos o perfil profissional dos egressos em Licenciatura em Química, conforme segue:
- O Licenciado em Química deve ter formação generalista, mas sólida e abrangente em conteúdos dos diversos campos da Química, preparação adequada à aplicação pedagógica do conhecimento e experiências de Química, e alternativas metodológicas que atendam as áreas afins na atuação profissional como educador no Ensino Fundamental e Médio.
COM RELAÇÃO À FORMAÇÃO PESSOAL
- Possuir conhecimento sólido e abrangente na área de atuação, com domínio das técnicas básicas de utilização de laboratórios, bem como dos procedimentos necessários de primeiros socorros, nos casos dos acidentes mais comuns em laboratórios de Química.
- Possuir capacidade crítica para analisar de maneira conveniente os seus próprios conhecimentos; assimilar os novos conhecimentos científicos e/ou educacionais e refletir sobre o comportamento ético que a sociedade espera de suas relações com o contexto cultural, socioeconômico e político.
- Identificar os aspectos filosóficos e sociais que definem a realidade educacional.
- Identificar o processo de ensino/aprendizagem como processo humano em construção.
- Ter uma visão crítica com relação ao papel social da Ciência e à sua natureza epistemológica, compreendendo o processo histórico-social de sua construção.
- Saber trabalhar em equipe e ter uma boa compreensão das diversas etapas que compõem uma pesquisa educacional.
- Ter interesse no autoaperfeiçoamento contínuo, curiosidade e capacidade para estudos extracurriculares individuais ou em grupo, espírito investigativo, criatividade e iniciativa na busca de soluções para questões individuais e coletivas relacionadas com o ensino de Química, bem como para acompanhar as rápidas mudanças tecnológicas oferecidas pela interdisciplinaridade, como forma de garantir a qualidade do ensino de Química.
- Ter formação humanística que permita exercer plenamente sua cidadania e, enquanto profissional, respeitar o direito à vida e ao bem estar dos cidadãos.
- Ter habilidades que o capacitem para a preparação e desenvolvimento de recursos didáticos e instrucionais relativos à sua prática e avaliação da qualidade do material disponível no mercado, além de ser preparado para atuar como pesquisadores no ensino de Química.
COM RELAÇÃO À COMPREENSÃO DA QUÍMICA
- Compreender os conceitos, leis e princípios da Química.
- Conhecer as propriedades físicas e químicas principais dos elementos e compostos, que possibilitem entender e prever o seu comportamento físico-químico, aspectos de reatividade, mecanismos e estabilidade.
- Acompanhar e compreender os avanços científico-tecnológicos e educacionais.
- Reconhecer a Química como uma construção humana e compreender os aspectos históricos de sua produção e suas relações com o contexto cultural, sócio-econômico e político.
COM RELAÇÃO À BUSCA DE INFORMAÇÃO E À COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
- Saber identificar e fazer busca nas fontes de informações relevantes para a Química, inclusive as disponíveis nas modalidades eletrônica e remota, que possibilitem a contínua atualização técnica, científica, humanística e pedagógica.
- Ler, compreender e interpretar os textos científico-tecnológicos em idioma pátrio e estrangeiro.
- Saber interpretar e utilizar as diferentes formas de representação.
- Saber escrever e avaliar criticamente os materiais didáticos, como livros, apostilas, modelos, programas computacionais e materiais alternativos.
- Demonstrar bom relacionamento interpessoal e sabe comunicar corretamente os projetos e resultados de pesquisa na linguagem educacional, oral e escritos em idioma pátrio.
- O ser consciente se faz na ação, na interação, na linguagem da vida real, no embate cotidiano, produto das relações sociais, costumes e valores. A forma de manifestação da consciência é a linguagem.
COM RELAÇÃO AO ENSINO DE QUÍMICA
- Refletir de forma crítica a sua prática em sala de aula, identificando problemas de ensino/aprendizagem.
- Compreender e avaliar criticamente os aspectos sociais, tecnológicos, ambientais, políticos e éticos relacionados às aplicações de Química na Sociedade.
- Saber trabalhar em laboratórios e saber usar a experimentação em Química como recurso didático.
- Possuir conhecimento básico do uso de computadores e sua aplicação em ensino de Química.
- Possuir conhecimento dos procedimentos e normas de segurança no trabalho.
- Conhecer teorias psicopedagógicas que fundamentem o processo ensino/aprendizagem, bem como os princípios de planejamento educacional.
- Conhecer os fundamentos, a natureza e as principais pesquisas de ensino de Química.
- Conhecer e vivenciar projetos e propostas curriculares de ensino de Química.
- Ter atitude favorável à incorporação, na sua prática, dos resultados da pesquisa educacional em ensino de Química, visando solucionar os problemas relacionados ao ensino/aprendizagem.
- O saber não é algo definido, acabado; está sendo produzido socialmente e é passível de transformação. A Universidade é um espaço aberto à discussão, enriquecimento e produção do saber;
- O professor é mediador do confronto entre a experiência do aluno e o saber elaborado; não deve apenas satisfazer às necessidades e interesses dos alunos, mas propor desafios. Sua intervenção é orientada e organizatória, ajudando o aluno a avançar, a atingir níveis cada vez mais elaborados de aquisição e construção do conhecimento.
Os licenciados em química deverão estar aptos a difundir e utilizar o conhecimento adquirido ao longo de sua formação para o bem da sociedade, atendendo às suas necessidades dentro de padrões de ética, respeito à cidadania e preservação do meio ambiente. Além disso, devem atuar como sujeitos de transformação da realidade da educação básica brasileira devendo inserir-se na instituição escolar e no exercício cotidiano de sua profissão enfrentando os desafios da sala de aula, bem como as tarefas que as transcendem. As atividades que os profissionais da Química podem desempenhar são determinadas por uma resolução normativa do CFQ, desde 1974.
Elenco de atividades dos profissionais da Química (Resolução Normativa C.F.Q. n° 36 de 25/04/74-DOU de 13/05/74):
1) Direção, supervisão, programação, coordenação, orientação e responsabilidade técnica no âmbito de suas atribuições respectivas;
2) Assistência, assessoria, consultoria, elaboração de orçamentos, divulgação e comercialização no âmbito das atribuições respectivas;
3) Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento de serviços técnicos, elaboração de pareceres, laudos e atestados, no âmbito das atribuições respectivas;
4) Exercício do Magistério, respeitada a legislação específica;
5) Desempenho de cargos e funções técnicas, no âmbito das atribuições respectivas;
6) Ensaios e pesquisas em geral. Pesquisas e desenvolvimento de métodos e produtos;
7) Análises química e físico-química, químico-biológica, bromatológica, toxicológica, biotecnológica e legal, padronização e controle de qualidade.
O curso de Licenciatura em Química tem a finalidade básica de formar profissionais reflexivos aptos a integrar o processo da educação básica, de maneira responsável, com participação ativa no desenvolvimento de processos pedagógicos, principalmente relacionados com o conhecimento químico.
Os Licenciados em Química deverão adquirir formação para atuarem como professores a partir de conhecimentos que integram o conjunto dos campos do saber envolvidos na educação química. Isto também significa que o licenciado deve adquirir habilidades instrumentais que o capacitem para a preparação e desenvolvimento de recursos didáticos e instrucionais relativos à sua prática e ser preparado para atuar como pesquisador no Ensino de Química.
Para a formação do professor é imprescindível que a instituição ofereça oportunidades de participação de situações práticas de ensino-aprendizagem nos seus diferentes níveis. Também é fundamental promover a interação do aluno em processos de planejamento e acompanhamento da estratégia de ensino a ser aplicada no nível médio. A forte interação com o público, concretizada no ambiente escolar, reforça a necessidade de boa formação humanística para estes profissionais, num contexto que se expande a diversos ramos.
Assim sendo, o curso deve oferecer condições de desenvolvimento e estímulo de habilidades de interação pessoal e com o conhecimento como ferramenta de seu trabalho. Pretende-se oferecer ao licenciado uma formação muito sólida do conteúdo de Química para viabilizar os necessários processos de transposição didática que resultarão nos instrumentos de sua prática de trabalho no Ensino Médio. Pretende-se oferecer uma visão geral e abrangente da Química para que o licenciado vivencie os diferentes níveis de complexidade e abordagem dos tópicos nos diferentes níveis.
Além disso, pretende-se também desenvolver habilidades de levantamento de concepções prévias para que o professor possa adequar sua metodologia ao perfil de seus alunos. Deve-se ressaltar ainda a inserção do profissional num contexto de mudanças sócio-econômicas que valorizam a preservação do meio ambiente. Neste contexto, a formação do professor de Química deve contemplar educação ambiental, conscientização ecológica e valores éticos que permeiam a ação do químico na sociedade atual.
7. HABILIDADES PESSOAIS E PROFISSIONAIS ESPERADAS
O licenciado em Química deve manifestar o seguinte conjunto de habilidades:
7.1. COM RELAÇÃO À SUA FORMAÇÃO PESSOAL
- Assumir o processo ensino/aprendizagem em constante evolução, onde o ser humano desempenha um papel fundamental.
- Saber refletir sobre o comportamento profissional que a sociedade espera do educador, estando sempre atualizado com os novos conhecimentos científicos e educacionais que são desenvolvidos e testados.
- Desenvolver a capacidade de trabalhar em equipe, utilizando este trabalho como uma das etapas que compõem o processo de aprendizado em Química.
- Investir no aprimoramento contínuo de sua formação, buscando o auto-aperfeiçoamento e o desenvolvimento dos sensos de investigação e de criatividade direcionados para o Ensino de Química.
- Associar o Ensino de Química a todas as formas de desenvolvimento humano, buscando a interdisciplinaridade do conhecimento, além de atualidade e qualidade do ensino.
- Adaptar-se ao meio no qual está inserido, com habilidades para desenvolver e aplicar material didático e instrucional com os recursos disponíveis
7.2. COM RELAÇÃO À COMPREENSÃO DA CIÊNCIA QUÍMICA:
- Compreender os conceitos, leis e princípios da Química, incluindo Química Quântica;
- Acompanhar e compreender os avanços científico-tecnológicos;
- Reconhecer a Química como uma construção humana compreendendo os aspectos históricos de sua produção e suas relações com os contextos cultural, sócio-econômico e político.
7.3 COM RELAÇÃO À COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO E À BUSCA DE INFORMAÇÃO
- Capacidade de compreender, interpretar e redigir textos científico-tecnológicos.
-Capacidade de interpretar e utilizar as diferentes formas de representação (tabelas, gráficos, símbolos, expressões).
- Capacidade de comunicar corretamente os projetos e resultados de pesquisa na linguagem científica, oral e escrita.
- Capacidade de comunicação oral e escrita para a interação com seus pares no contexto social e profissional.
7.4. COM RELAÇÃO AO TRABALHO EM ENSINO DE QUÍMICA
- Ser receptivo à incorporação de novas técnicas de Ensino de Química no seu projeto de ensino/aprendizagem;
- Estar atualizado em relação aos novos projetos e propostas de Ensino de Química que são testados e têm seus resultados publicados;
- Saber utilizar os recursos de laboratório e computação como material didático;
- Fazer a auto-avaliação do seu desempenho em sala de aula, identificando eventuais problemas no processo de ensino/aprendizagem, na busca do aprimoramento de sua prática docente;
- Enfatizar as aplicações da Química de forma contextualizada;
- Conhecer as regras básicas de segurança em laboratório e de descarte de resíduos;
7.5 COM RELAÇÃO À PROFISSÃO
- Inserir-se no contexto social, disseminando e utilizando o conhecimento importante para a sociedade;
- Encarar o desafio de buscar formas alternativas de educação para contornar as dificuldades do ensino em escolas públicas;
- Saber avaliar criticamente as condições de ensino nas escolas de diferentes regiões;
- Assumir o compromisso de preparar os alunos do ensino fundamental e médio para o exercício da cidadania;
- Organizar, escrever e analisar criticamente o material didático disponível para o Ensino de Química nos níveis fundamental e médio;
- Ter consciência da importância social do educador como peça chave no desenvolvimento social da coletividade e na preservação do meio ambiente.
- Atuar dentro dos limites éticos compatíveis com sua área de atuação.
Neste sentido, o licenciado em química deverá ser capaz de:
- Atuar no ensino não-formal, até agora pouco explorado, como ensino à distância, educação especial (ensino de Química para portadores de necessidades especiais), centros e museus de ciências e divulgação científica;
- Continuar sua formação acadêmica ingressando preferencialmente na Pós-Graduação nas áreas de Ensino de Química, Educação, Divulgação Científica ou qualquer das sub-áreas da Química;
- Produzir conhecimentos relevantes para a área de Ensino de Química;
- Lecionar disciplinas de Química em Instituições de Ensino Superior.
- Desenvolver metodologias e materiais didáticos de diferentes naturezas, identificando e avaliando seus objetivos educacionais;
- Articular as atividades de ensino de Química na organização, planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas da escola;
- Manter atualizada sua cultura geral, científica e pedagógica, assim como seu conhecimento técnico específico;
- Dominar habilidades básicas de comunicação e cooperação;
- Atuar profissionalmente com base nos princípios da reflexão sobre sua atuação, da pesquisa como meio de interpretar os problemas especialmente ligados ao processo ensino/aprendizagem e da ética, como base da formação para a cidadania de seus alunos.
A matriz curricular vigente para o Curso de Licenciatura em Química segue conforme:
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| CARGA HORÁRIA |
| |||||
| SÉRIE | CÓDIGO | Componentes Curriculares | T | PCC | Sem | Anual | Pré-Requisito |
| 1ª SÉRIE | CDI I | Cálculo Diferencial e Integral I | 62 | 10 | 2 | 72 | - |
| INF | Informática aplicada a química | 62 | 10 | 2 | 72 | - | |
| FGE I | Física Geral I | 62 | 10 | 2 | 72 | - | |
| QGE | Química Geral | 124 | 20 | 4 | 144 | - | |
| QGE | Química Geral Experimental | 62* | 10 | 2 | 72 | - | |
| QIN I | Química Inorgância I | 62 | 10 | 2 | 72 | - | |
| FED | Fundamentos da Educação | 62 | 10 | 2 | 72 | - | |
| PE | Psicologia da educação | 62 | 10 | 2 | 72 | - | |
| ING | Inglês Instrumental | 62 | 10 | 2 | 72 | - | |
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| CARGA HORÁRIA TOTAL |
|
| 20 | 720 |
| |
| 2ª SÉRIE | QOR I | Química Orgânica I | 62 | 10 | 2 | 72 | QG I |
| QORE | Química Inorgânica Experimental | 62 | 10 | 2 | 72 | QGE / QIN I | |
| QIN II | Química Inorgânica II | 62 | 10 | 2 | 72 | QG / Q IN I | |
| FGE II | Física Geral II | 62 | 10 | 2 | 72 | FG I | |
| QAQL | Química analítica qualitativa (2T + 2P) | 124 | 20 | 4 | 144 | QG / QIN I | |
| FQ I | Físico-Química I | 124 | 20 | 4 | 144 | QG / CDI I | |
| CDI II | Cálculo Diferencial e Integral II | 62 | 10 | 2 | 72 | CDI I | |
| IPC | Iniciação à Pesquisa Científica | 62 | 10 | 2 | 72 | - | |
|
| CARGA HORÁRIA TOTAL |
|
| 20 | 720 |
| |
| 3ª SÉRIE | QOR II | Química Orgânica II | 124 | 20 | 4 | 144 | QOR I |
| QOE | Química Orgânica Experimental | 62 | 10 | 2 | 72 | QOR I | |
| FQ II | Físico-Química II | 124 | 20 | 4 | 144 | FQ I | |
| FQE I | Físico-Química Experimental | 62 | 10 | 2 | 72 | FQ I | |
| QAQT | Química Analítica Quantitativa (2T+2P) | 124 | 20 | 4 | 144 | QAQL | |
| ELT | Eletiva I | 62 | 10 | 2 | 72 | - | |
| DME I | Didática e Metodologia do Ensino de Química I | 62 | 10 | 2 | 72 | - | |
|
| Estágio Supervisionado |
| 200 |
| 200 | - | |
|
| CARGA HORÁRIA TOTAL |
|
| 20 | 920 |
| |
4ª SÉRIE | QAM | Química Ambiental | 62 | 10 | 2 | 72 | QOR II / QAQT | |
MN I | Mineralogia | 62 | 10 | 2 | 72 | - | ||
BQ I | Bioquímica | 62 | 10 | 2 | 72 | QOR II | ||
ANI I | Análise Instrumental | 62 | 10 | 2 | 72 | QAQT | ||
TO | Tecnologia Orgânica | 62 | 10 | 2 | 72 | QOR II / QORE | ||
IEQ | Instrumentação p/ Ensino Química | 62 | 10 | 2 | 72 | - | ||
HQ | História da Química | 62 | 10 | 2 | 72 | - | ||
DME II | Didática e Metodologia do Ensino de Química II | 124 | 20 | 4 | 144 | DME I | ||
TCC | TCC | 36 | 36 | 2 | 72 | - | ||
| Estágio Supervisionado |
| 200 |
| 200 | - | ||
|
| CARGA HORÁRIA TOTAL |
|
| 20 | 920 |
| |
| SUBTOTAL |
| 3280 |
| ||||
| ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES | 200 |
| |||||
|
| TOTAL DA CARGA HORÁRIA DO CURSO | 3480 |
| ||||
OBS: O total de horas das Práticas nos Componentes Curriculares (PCC) do Curso será de 426 horas, conforme detalhado na Matriz acima.
9.1 DISTRIBUIÇÃO PERCENTUAL DA CARGA HORÁRIA DO DESENHO CURRICULAR
A distribuição da carga horária do curso de Licenciatura em Química apresenta-se conforme:
PERCENTUAL DE CARGAS HORÁRIAS PREVISTO NO DESENHO CURRICULAR
Conteúdos curriculares | Carga horária (horas) | Carga horária total (%) |
Formação específica | 1.878 | 53,97 |
Formação pedagógica | 504 | 14,48 |
Componentes curriculares eletivos | 72 | 2,07 |
Componentes curriculares optativos | - | - |
Prática como componente curricular | 426 | 12,24 |
Estágio supervisionado | 400 | 11,49 |
Atividades complementares | 200 | 5,75 |
Carga horária total (CHT) | 3.480 | 100,00 |
COMPONENTES E CARGAS HORÁRIAS POR PERÍODO LETIVO
A organização curricular do curso descrevendo os componentes, a carga horária e a série segue como:
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|
| Carga Horária | |||
|
|
| Semanal | Total | ||
| SÉRIE | Componentes Curriculares | Teórica | Prática | Total | |
| 1ª SÉRIE | Cálculo Diferencial e Integral I | 2 | - | 2 | 72 |
| LIBRAS | 2 | - | 2 | 72 | |
| Física Geral I | 2 | - | 2 | 72 | |
| Química Geral | 4 | - | 4 | 144 | |
| Química Geral Experimental | - | 2 | 2 | 72 | |
| Química Inorgância I | 2 | - | 2 | 72 | |
| Fundamentos da Educação | 2 | - | 2 | 72 | |
| Psicologia da educação | 2 | - | 2 | 72 | |
| Inglês Instrumental | 2 | - | 2 | 72 | |
| CARGA HORÁRIA TOTAL |
|
| 20 | 720 | |
| 2ª SÉRIE | Química Orgânica I | 2 | - | 2 | 72 |
| Química Inorgânica Experimental | 2 | - | 2 | 72 | |
| Química Inorgânica II | 2 | - | 2 | 72 | |
| Física Geral II | 2 | - | 2 | 72 | |
| Química analítica qualitativa (2T + 2P) | 2 | 2 | 4 | 144 | |
| Físico-Química I | 4 | - | 4 | 144 | |
| Cálculo Diferencial e Integral II | 2 | - | 2 | 72 | |
| Iniciação à Pesquisa Científica | 2 | - | 2 | 72 | |
| CARGA HORÁRIA TOTAL |
|
| 20 | 720 | |
| 3ª SÉRIE | Química Orgânica II | 4 | - | 4 | 144 |
| Química Orgânica Experimental | 2 | - | 2 | 72 | |
| Físico-Química II | 4 | - | 4 | 144 | |
| Físico-Química Experimental | 2 | - | 2 | 72 | |
| Química Analítica Quantitativa (2T+2P) | 2 | 2 | 4 | 144 | |
| Eletiva I | 2 | - | 2 | 72 | |
| Didática e Metodologia do Ensino de Química I | 2 | - | 2 | 72 | |
| Estágio Supervisionado |
| 200 |
| 200 | |
| CARGA HORÁRIA TOTAL |
|
| 20 | 920 | |
4ª SÉRIE | Química Ambiental | 2 | - | 2 | 72 | |
Mineralogia | 2 | - | 2 | 72 | ||
Bioquímica | 2 | - | 2 | 72 | ||
Análise Instrumental | 2 | - | 2 | 72 | ||
Tecnologia Orgânica | 2 | - | 2 | 72 | ||
Instrumentação para Ensino de Química | 2 | - | 2 | 72 | ||
História da Química | 2 | - | 2 | 72 | ||
Didática e Metodologia do Ensino de Química II | 4 | - | 4 | 144 | ||
TCC | 2 | - | 2 | 72 | ||
Estágio Supervisionado |
| 200 |
| 200 | ||
| CARGA HORÁRIA TOTAL |
|
| 20 | 920 | |
| SUBTOTAL |
| 3280 | |||
| ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES | 200 | ||||
| TOTAL DA CARGA HORÁRIA DO CURSO | 3480 | ||||
OBS: O total de horas das Práticas nos Componentes Curriculares (PCC) do Curso será de 426 horas, conforme detalhado na Matriz acima.
10. DADOS DO COORDENADOR DO CURSO
O colegiado do curso de Química é dirigido pelo Coordenador, com mandato eletivo de dois anos. O colegiado de Química é o órgão máximo de deliberação do curso, sendo composto por seus professores e representantes dos servidores administrativos e do corpo discente.
Atualmente é coordenado pelo Prof. Ms. Marcos Joaquim Vieira
Fone/Fax: (42) 3521-9100
Endereço Profissional: Praça Coronel Amazonas s/n. /Centro
União da Vitória-PR CEP: 84600-000
11. INFRAESTRUTURA DOS LABORATÓRIOS DE QUÍMICA
O Colegiado de Química da UNESPAR dispõe de dois laboratórios de ensino com um total de 98 m2, adequados com materiais necessários as aulas experimentais do curso e 1 laboratório de pesquisa.
A pesquisa pode ser considerada toda e qualquer atividade de natureza investigativa, com objeto e métodos definidos, aprovados por instâncias competentes da UNESPAR, pelas agências de fomento ou por outras instituições, nacionais ou estrangeiras, reconhecidas pela comunidade científica, que resulta em produção técnico-científica. As atividades de pesquisa na UNESPAR e de seus sete campi estão sob regulamentação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PRPPG. Entre as atividades estão os programas de pós-graduação Stricto Sensu (modalidade Mestrado Acadêmico e Profissional), programas de iniciação científica e convênios de pesquisa nacionais ou internacionais.
A UNESPAR, até 2018, tem cadastrados no diretório de grupos do CNPq 61 grupos de pesquisa, cujas atividades de pesquisa são realizadas em seus sete campi. Em particular, na UNESPAR campus União da Vitória, integrando o curso de Licenciatura em Química e em atividade está o Grupo de Pesquisa em Química e Ensino, cadastrado em 2014 no diretório de grupo do CNPq, com duas linhas de pesquisa:
- Linha de Pesquisa 1: Química e aplicações
- Linha de Pesquisa 2: Formação de professores de Química e Ciências
As atividades do Grupo de Pesquisa em Química e Ensino sob liderança das professoras Dra. Lutécia Hiera da Cruz e Dra Sandra Regina de Moraes tem gradualmente crescido. Os demais docentes e discentes do curso integram o grupo promovendo a ascensão da pesquisa na área de Química na instituição.
A Extensão Universitária integra o processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e, viabiliza a relação transformadora entre Universidade e Sociedade. A conceituação assumida pelos Pró-Reitores no Fórum dos Pró-Reitores, em 2001, expressa uma postura da universidade diante da sociedade em que se insere. Sua função básica de produtora e de socializadora do conhecimento, visando à intervenção na realidade, possibilita acordos e ação coletiva entre universidade e população. Por outro lado, retira da extensão o caráter de "terceira função" para dimensioná-la como filosofia, ação vinculada, política, estratégia democratizante, metodologia, sinalizando para uma universidade voltada para os problemas sociais com o objetivo de encontrar soluções através das pesquisas básica e aplicada, visando realimentar o processo ensino-aprendizagem como um todo e intervindo na realidade concreta.
As atividades de extensão e cultura na UNESPAR e de seus sete campi são regulamentadas pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – PROEX. Sob a forma de programas, projetos, cursos de extensão, eventos, prestações de serviço e elaboração e difusão de publicações e outros produtos acadêmicos, a extensão universitária passa por um processo de organização, no qual se insere a implementação de um sistema de informação de base nacional e um sistema de avaliação contínuo e prospectivo. Na UNESPAR campus União da Vitória dentre as diversas atividades estão: o programa Universidade Sem Fronteira (USF), Projetos de Extensão Docentes, Prestação de Serviços entre outros.
14. PROJETOS DE EXTENSÃO
Nos últimos anos, as atividades de Extensão Universitária no Colegiado constituem aportes decisivos à formação do estudante pela ampliação do universo de referência que insere e, também, pelo contato direto com questões contemporâneas. Dentre os objetivos da Extensão Universitária destaca-se o de contribuir para o desenvolvimento de um processo de formação definido e efetivado em função das exigências da realidade, indispensável na formação do estudante, na qualificação do professor e no intercâmbio com a sociedade (UNESPAR 2014b). Os resultados das ações de extensão no curso permitem o enriquecimento da experiência discente e docente em termos teóricos e metodológicos, ao mesmo tempo em que abrem espaços para reafirmação e materialização dos compromissos éticos e solidários da Universidade Pública brasileira. Em uma perspectiva, a curricularização da extensão de forma mais efetiva no curso de Química ocorrerá em 2020, em virtude da alteração na grade curricular. Todavia, o Colegiado de Química desde sua formação vem atuando em projetos de extensão integradores do ensino e de socialização do conhecimento, destaques são dados aos projetos de extensão do Programa Universidade Sem Fronteiras – USF.
15. SIMPÓSIO DE QUÍMICA UNESPAR
A Semana de Química do Curso de Química também denominada de Simpósio de Química é um evento institucional anual, integrado ao Curso de Licenciatura Química, caracteriza-se por ações voltadas ao ensino, extensão e pesquisa. Os docentes do colegiado de Química são os que assumem a organização e coordenação do evento. Tudo em conjunto com os graduandos das diferentes séries do curso, com a colaboração da direção institucional e, às vezes, com as agências de fomento. Para os acadêmicos, egressos, professores e profissionais da área de Química, a realização de eventos científicos, culturais e tecnológicos dessa natureza, possibilitam o intercâmbio de informações, o conhecimento de outras áreas de atuação, uma maior proximidade com o conhecimento científico e debates sobre temas atuais da química em prol da sociedade, ciências, tecnologia e inovação.
Estatisticamente, a média de participantes na Semana de Química ou do Simpósio de Química da UNESPAR tem sido em torno de 150 pessoas com um perfil de formação diversificado. Quanto a localidade de origem dos participantes, essa tem sido, em maioria, da região sudeste do Paraná e do planalto Norte de Santa Catarina.
O Simpósio de Química, em 2019, estará em sua décima sexta edição e a cada ano, tem atingido os objetivos de suas edições, aumentando seu público alvo e integrando docentes, discentes, egressos, comunidade local e sociedade.
16. PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES/MEC) foi instituído pelo Governo Federal visando contribuir para a formação docente através do aperfeiçoamento e valorização de professores para educação básica. Quando pensamos na educação básica de qualidade sabemos que o foco principal está na formação inicial e continuada do professor, e, numa reflexão mais profunda entendemos que o desafio maior que se apresenta é o de formar educadores que estejam capacitados para atuarem no cotidiano da escola, o qual está em constante transformação considerando os avanços tecnológicos da sociedade.
O projeto PIBID oportuniza o contato direto dos acadêmicos (bolsistas) com a realidade escolar desde os primeiros anos de sua graduação, numa perspectiva de atuação diferenciada, colocando-os na linha de frente com a realidade escolar, preparando-os para seu futuro campo de atuação que é mais complexa do que aquela descrita na literatura. Este programa também oportuniza na participação de professores supervisores, atuantes no Ensino Fundamental e Médio, os quais fazem a “ponte” na integração entre os acadêmicos e a escola. Esta participação tem uma dupla finalidade: atuarem como co-formadores de futuros professores e também conduzi-los a uma profunda reflexão de sua práxis docente, que resulta em um ensino com maior qualidade.
O Projeto “QUÍMICA E ASTRONOMIA, UMA CONJUNÇÃO INTERDISCIPLINAR” foi o projeto pioneiro no curso de Licenciatura em Química (atendendo o edital PIBID-2009) iniciando suas atividades em fevereiro de 2010 o qual desenvolveu atividades referentes às disciplinas de Ciências Biológicas, Química, Astronomia e Matemática. Para desencadear as ações propostas, o projeto foi formalmente apresentado em quatro escolas públicas selecionadas as quais pertencem a Rede Municipal de Educação de União da Vitória. Para atingir o interesse dos alunos, foram preparadas aulas práticas onde os estudantes passaram a manipular substâncias, vidrarias e alguns equipamentos simples. Em outras palavras, alterações metodológicas foram aplicadas incluindo jogos, dinâmica de grupo e experimentos, além de alternâncias metodológicas quando necessárias. O nosso interesse é estimular os alunos do Ensino Fundamental e Médio pela aprendizagem das áreas em que atuamos, tendo como princípio em que o conhecimento não está compartimentalizado, mas sim entrelaçado, onde a interdisciplinaridade é de grande importância.
Se levarmos em consideração a melhoria da qualidade da Educação Básica, o PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência constitui a parceria entre o Governo Federal, a Universidade Pública (UNESPAR) e a Escola Pública, a qual se configura como facilitadora dessa integração e a principal característica é a valorização do saber docente em função da prática cotidiana.
A partir da criação da UNESPAR – Universidade Estadual do Paraná o único campus que oferta o curso de Licenciatura em Química é o de União da Vitória e cabe ao Colegiado de Química na escolha do melhor projeto a ser apresentado nas próximas chamadas (Editais) da CAPES-PIBID o qual deverá apresentar uma articulação com a escola pública oportunizando a superação “teoria x prática” dos currículos e também para atender aos objetivos do curso.
Quanto aos impactos no curso de Química, destacamos que as vivências no decorrer das atividades dos subprojetos contribuem de modo significativo e enriquecedor para a formação inicial dos licenciandos do curso. Desta forma, o colegiado de Química conclui que o Projeto PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência gera conhecimento e oportuniza a convivência, a socialização das experiências e a construção da identidade docente.
Os projetos “OFICINA DIDÁTICA DE QUÍMICA” e, o atual, em andamento “A CIÊNCIA QUÍMICA VAI A ESCOLA” foram escritos e apresentados dentro da nova realidade, ou seja, o da criação da nova Universidade Estadual, a UNESPAR. Estes projetos apresentam uma filosofia semelhante, ou seja, apresentar a Ciência Química de forma acessível, agradável, motivadora, desencadeadoras de atividades criativas e, principalmente, envolvidas na contextualização do conhecimento que está ligado à realidade e das riquezas regionais de União da Vitória. As atividades realizadas são sistematizadas com ações que oportunizam aos futuros professores de Química, novas experiências, metodologias e práticas docentes inovadoras.
Para um melhor atendimento às Instituições de Ensino (colégios e escolas municipais) foram selecionadas quatro (4) escolas, sendo duas (2) Escolas Municipais (séries iniciais do Ensino Fundamental) e duas (2) Escolas Estaduais (séries finais do Ensino Fundamental). O projeto atua também com 20 acadêmicos do curso de Licenciatura em Química (1º, 2º, 3º e 4º anos), quatro (4) professores supervisores, sendo dois da rede Municipal e dois da rede Estadual de ensino além de um (1) coordenador que é docente do colegiado de Química.
17. LABORATÓRIO DE ANÁLISE DE ÁGUAS - PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
O colegiado de Química entendendo a necessidade local e regional ao atendimento de serviços de análise de água, em particular a 6ª Regional de Saúde de União da Vitória e população circunvizinha, em 2012, iniciou a estruturação e reforma de um espaço físico, via projetos e convênios e fundou o Laboratório de Análises de Águas. O Laboratório de Análise de Águas é parte integrante e de responsabilidade do colegiado de Química. Assim, foi coordenado e supervisionado pela docente Dra. Deise Borchhardt Moda, locada no Colegiado de Química, desde sua fundação até 2018. Em 2019 a coordenação e supervisão do Laboratório de água passou a ser de responsabilidade do docente Dr. Álvaro Fontana. Além de ser um local de prestação de serviço, o laboratório de águas tem promovido aos discentes do curso de Química, experiências em termos teórico-práticos e de pesquisa, bem como de estágio supervisionado.
O Laboratório de Análises de Águas possui 84 m² e está situado na Rodovia BR 153, Km 448, em União da Vitória, PR, em uma área que integra a UNESPAR campus União da Vitória. Dotado de uma adequada estrutura constitui-se por sete salas, distribuídas em: recepção, administração, vestiário, sala de lavagem, de esterilização. Um laboratório destinado às atividades bacteriológicas e outro destinado à avaliação físico química, sendo as áreas em alvenaria, algumas com divisória naval leve, piso em cerâmica e bancada de concreto com azulejos ou em MDF para equipamentos e para a manipulação e corpo técnico capacitado. Do mesmo modo, conta com instalações totalmente projetadas para atender aos clientes, primando pela qualidade dos resultados. Análises físico-químicas e bacteriológicas de matrizes: águas naturais, tratadas e águas residuárias são objetos de análises a serem realizadas.