Matemática
Acesse o site aquiO CURSO DE MATEMÁTICA
O Curso de Licenciatura Plena em Matemática visa a proporcionar o desenvolvimento do conhecimento profissional inerente à formação inicial do professor de Matemática e prepará-lo para o exercício do Magistério na Educação Básica, bem como favorecer a percepção da dinâmica desse conhecimento e a autonomia profissional. Desta forma, o curso está estruturado de modo a promover espaços de discussão e reflexão sobre dimensões teóricas e práticas acerca desta profissão e do profissional que a exerce, abarcando campos da Matemática Pura, Matemática Aplicada, Educação Matemática e aspectos transversais da formação.
DADOS DO COORDENADOR DO CURSO
Everton José Goldoni Estevam é professor adjunto da Universidade Estadual do Paraná desde 2012. Licenciado em Matemática e Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP e Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina – UEL, como período de doutorado sanduíche na Universidade de Lisboa, sob orientação da Prof.ª Dr.ª Hélia Oliveira, com bolsa do CNPq (Ciência Sem Fronteiras). Investiga a Formação de Professores que Ensinam Matemática; práticas pedagógicas e formativas; e Educação Estatística, sendo membro do GT12 da SBEM – Educação Estatística. É membro (vice-líder) do Getiem - Grupo de Estudos Teóricos e Investigativos em Educação Matemática (UNESPAR-UV) e do Gepefopem - Grupo de Estudo e Pesquisa sobre a Formação de Professores que ensinam Matemática (UEL).
http://lattes.cnpq.br/7355643831417416
Corpo Docente do Colegiado (2018)
Carlos Krassowski Filho - http://lattes.cnpq.br/7480206332508578
Área de atuação: Matemática
Contato: carlos_krassowski_filho@yahoo.com.br
David Velasco Villamizar - http://lattes.cnpq.br/2077453373412264
Área de atuação: Física
Contato: david.velasco.v@gmail.com
Dion Ross Pasievitch Boni Alves - http://lattes.cnpq.br/5192469178831666
Área de atuação: Matemática
Contato: dion.rss@gmail.com
Élida Maiara Velozo de Castro - http://lattes.cnpq.br/2160978984706438
Área de atuação: Educação Matemática
Contato: elidamaiara.vc@gmail.com
Everton José Goldoni Estevam - http://lattes.cnpq.br/7355643831417416
Área de atuação: Educação Matemática
Contato: evertonjgestevam@gmail.com
Emanueli Pereira - http://lattes.cnpq.br/6438618463291555
Área de atuação: Educação Matemática
Contato: emanueliw@gmail.com
Gabriele Granada Veleda - http://lattes.cnpq.br/6033440774448484
Área de atuação: Educação Matemática
Contato: gabi.granada@gmail.com
Lucas de Siqueira - http://lattes.cnpq.br/1370074693700601
Área de atuação: Matemática
Contato: ls_mathe@yahoo.com.br
Maria Ivete Basniak - http://lattes.cnpq.br/2309595955795399
Área de atuação: Educação Matemática
Contato: basniak2000@yahoo.com.br
Natali Angela Felipe - http://lattes.cnpq.br/4873612434985622
Área de atuação: Educação Matemática
Contato: natthali_felipe@hotmail.com
HABILITAÇÃO DO CURSO: Licenciatura Plena em Matemática
OBJETIVOS DO CURSO
O objetivo do Curso de Matemática – Habilitação: Licenciatura Plena - é proporcionar o desenvolvimento do conhecimento profissional inerente à formação inicial do professor de Matemática e prepará-lo para exercício do magistério na Educação Básica, bem como favorecer a percepção da dinâmica desse conhecimento e a autonomia profissional.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- viabilizar a construção de competências profissionais referentes ao comprometimento com os valores inspirados na sociedade democrática atual e na Educação Matemática; - promover a compreensão de conceitos e argumentações matemáticas;
- proporcionar situações que possibilitem a interpretação de dados, elaboração de modelos e resolução de problemas, estabelecendo relações entre a Matemática e outras áreas do conhecimento;
- constituir espaços de discussão sobre as políticas públicas que regem a Educação Básica;
- criar condições para o reconhecimento dos valores, ideais, políticas e culturas presentes na atuação do professor de Matemática em sala de aula;
- possibilitar discussões e reflexões quanto à ambiguidade, à diversidade e à complexidade das relações de sala de aula;
- elucidar a importância de investigar sua prática e desenvolver o espírito de trabalho colaborativo;
- promover ambientes que proporcionem a compreensão, a crítica, a utilização e a criação de novas ideias e tecnologias na ação profissional do professor de Matemática.
PERFIL DO PROFISSIONAL
O egresso do curso de Matemática é um profissional com formação que deve lhe permitir:
- demonstrar conhecimentos de modo a ser capaz de escrever, ler e pensar a Matemática da Educação Básica (Ensino Fundamental e Ensino Médio), com possibilidades de transcendência desse nível de ensino;
- demonstrar conhecimentos curriculares, organizacionais e didáticos que permitam o licenciado em Matemática atuar em sala de aula e desenvolver trabalho coletivo e colaborativo em sua atuação profissional;
- assumir a perspectiva reflexiva de formação e atuação com vistas ao desenvolvimento da autonomia que possibilita a práxis investigativa-reflexiva antes da ação, durante a ação e sobre a ação;
- ter autonomia de pensamento que ofereça condições para buscar novos conhecimentos matemáticos e outros relacionados à sua atuação profissional;
- demonstrar habilidades para lidar com a diversidade, ambiguidade e complexidade das relações em sala de aula, considerando suas diversas origens;
- compreender questões éticas, culturais e sociais que permeiam o espaço escolar, bem como o papel da escola e da Matemática, com uma visão sociocrítica;
- compreender, criticar, utilizar e criar novas ideias e tecnologias em sua atuação profissional.
ATIVIDADES PROFISSIONAIS
Os licenciados em Matemática podem exercer atividades de docência em instituições públicas e particulares da Educação Básica e/ou exercer atividades como profissionais autônomos, ministrando aulas particulares e/ou atividades de reforço de aprendizagem. Podem ainda prestar assessoria em atividades de planejamento, supervisão, coordenação e execução de trabalhos relacionados com estudos, pesquisas e projetos que envolvam atividades ligadas às áreas da Matemática, com vistas a atividades educacionais e de Matemática Pura e Aplicada.
MATRIZ CURRICULAR
A Matriz Curricular do Curso de Matemática - Habilitação: Licenciatura, implantada a partir do ano letivo de 2014 está assim estabelecida:
Para obter o grau de Licenciado em Matemática, o estudante deverá cumprir um total de 3.000 (três mil) horas relativas ao currículo pleno proposto incluindo as destinadas ao cumprimento de Atividades Acadêmicas Complementares. Para a integralização curricular o estudante deverá cumprir, além das Atividades Pedagógicas constantes na matriz curricular, um total de 200 (duzentas) horas de Atividades Acadêmicas Complementares.
TEMPO DE DURAÇÃO DO CURSO
A duração mínima e máxima prevista para o curso de Matemática - Habilitação: Licenciatura é de 4 (quatro) e 7 (sete) anos, respectivamente.
DIPLOMA CONFERIDO: Licenciatura Plena em Matemática
NÚMERO DE VAGAS E TURNO OFERECIDO
Turno de Funcionamento do Curso: Noturno
Número de Vagas (anual): 40
Regime Acadêmico do Curso: Seriado Anual
EMENTÁRIO DO CURSO
ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES
O acadêmico do curso de Matemática deve cumprir no mínimo 200 horas de atividades acadêmicas complementares, sendo estas computadas entre:
- Cursos e eventos na área – total de horas do certificado;
- Cursos e eventos em áreas afins – máximo de 40 horas;
- Programas de iniciação científica – máximo de 100 horas por semestre;
- Programas de iniciação a docência – máximo de 100 horas por semestre;
- Publicação de resumos em anais de eventos – 10 horas por resumo;
- Publicação de resumo expandido em anais de eventos – 20 horas por resumo;
- Publicação de trabalho completo em anais de eventos – 30 horas por trabalho;
- Apresentação de trabalhos em eventos – 10 horas por trabalho;
- Organização de Eventos – 20 horas por evento;
- Monitoria – máximo de 60 horas por semestre;
- Atividades culturais como: recitais, espetáculos (teatro, coral, dança, mostras de cinema), e participação em debates sobre temas de interesse cultural, respeitando o limite de 20 (vinte) horas por atividade com comprovante e/ou relatório, sendo computadas no máximo 50 (cinquenta) horas anuais.
- Poderão ser oferecidas disciplinas optativas sendo aceitas até 50% do total de horas em atividades acadêmico-científico-culturais, desde que o acadêmico tenha obtido a aprovação.