Você está aqui: Página Inicial > Extensão

Extensão

por Rafael Oliveira publicado 25/04/2019 16h54, última modificação 28/06/2021 14h17

  Extensão

  As políticas institucionais de ensino, pesquisa e extensão, desenvolvidas no âmbito do Curso Superior de Ciências Biológicas, estão em consonância com as políticas constantes no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Estadual do Paraná, as quais convergem e contemplam as necessidades do curso.

  As atividades de extensão desenvolvidas na Licenciatura em Ciências Biológicas podem contar com o apoio de agências financiadoras e da própria Universidade por meio de bolsas e objetiva criar um campo de conhecimentos próprio em especial o de biológicas. Listam-se a seguir as oportunidades correntes:

- Operação Rondon paranaense

- Programa Institucional de Bolsas para Extensão Universitária (PIBEX)

- Programa de Extensão Universidade Sem Fronteiras (USF)

  Atualmente o curso conta com o Projeto de Extensão “Clube de Ciências”, financiado pelo Programa Universidade sem Fronteiras, elaborado e desenvolvido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná. A educação em Ciências, mesmo em caráter formal deve se apresentar de maneira indissociável das atividades experimentais. A prática experimental aliada ao ensino de Ciências, contudo, apresenta-se como um contraponto na realidade de diversas escolas brasileiras, devido a uma série de fatores limitantes, que envolvem tanto capacitação do corpo docente, quanto à estrutura física e instrumentos necessários. Neste contexto os “Clubes de Ciências” surgem como importante meio de integração, preenchendo lacunas no ensino formal e auxiliando no fortalecimento do indivíduo como cidadão crítico. O Clube de Ciências UNESPAR tem como objetivo principal aproximar os alunos em idade escolar da universidade, promovendo a inserção social, aproximando a academia das comunidades adjacentes. Deste modo são promovidos encontros semanais com alunos do ensino Fundamental II e   Ensino Médio das cidades de União da Vitória - PR, Porto União - SC e Paula Freitas - PR para a realização de experimentos simples com materiais caseiros e de laboratório abordando temas do cotidiano e científicos atuais, como microbiologia e saúde pública, DNA e biotecnologia, ecologia e conservação da natureza, dentre outros. Nesses encontros os estudantes são desafiados a desenvolver o pensamento crítico, criatividade e colaboração.

  O Clube de Ciências UNESPAR em sua forma itinerante também esteve presente na Operação Rondon Paraná 2018 no município de Querência do Norte e em eventos promovidos pelo CEJUSC em bairros com pessoas em situação de vulnerabilidade social.

  Vídeo de divulgação :

https://drive.google.com/file/d/138zHw4JiUmvUgNft3jD7Ux0W--w7LoYl/view?usp=sharing


Projetos

  O Projeto de Extensão e Cultura Diálogos sobre a Ecotox! é uma iniciativa para dialogar com a sociedade sobre os trabalhos desenvolvidos na área de Ecotoxicologia, e contextualizar essa ciência no cotidiano das pessoas. O site do Projeto visa ampliar a divulgação dos trabalhos e das ações extensionistas promovidas pela equipe executora.

https://sites.google.com/view/dilogossobreaecotox/sobre-o-projeto?authuser=4