Você está aqui: Página Inicial > Noticias Periodo Eleitoral > Unespar divulga inscrições para Vestibular 2023

Unespar divulga inscrições para Vestibular 2023

por publicado: 01/08/2022 20h36 última modificação: 01/08/2022 20h36

Iniciam amanhã (2) e seguem até o dia 3 de outubro, as inscrições para o Vestibular 2023 da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Ao todo, estão sendo ofertadas mais de 1900 vagas, para os campi de Apucarana, Campo Mourão, Curitiba I/Embap, Curitiba II/FAP, Paranaguá, Paranavaí e União da Vitória, para ingresso no ano de 2023. As inscrições acontecem de forma online, por meio do site vestibular.unespar.edu.br e sob o pagamento da taxa no valor de R$ 100A prova será aplicada no dia 6 de novembro, de forma presencial. novidade para este ano são as vagas para as primeiras turmas dos cursos de Direito em Apucarana e União da Vitória.

EDITAL CLIQUE AQUI

As provas acontecerão nas mesmas cidades em que a Unespar tem campus, desta forma, o/a candidato/a poderá optar por realizá-la na localização que preferir, não importando se neste campus tem o curso escolhido na inscrição. Neste ano, haverá prova objetiva e de redação, com o propósito de avaliar os conhecimentos ministrados no Ensino Médio ou equivalente. Para conferir informação acerca dos conteúdos programáticos da prova, acesse o edital.

A Unespar reserva 50% das vagas para políticas de ações afirmativas, desta forma, ao se inscrever, o/a candidato/a deve optar  concorrer pelo sistema de ampla concorrência ou por cotas. A homologação das inscrições será publicada em edital específico, no dia 14 de outubro no site vestibular.unespar.edu.br. Os locais de realização das provas e o ensalamento serão divulgados a partir do dia 25 de outubro, no mesmo site.

Isenção da taxa de inscrição

O pedido para isenção do valor total da taxa de inscrição, deverá ser feito entre os dias 1º e 15 de setembro. Poderão solicitar o/a candidato/a:

• Inscrito/a no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) de que trata o Decreto Federal n. 6135/2007 e no Sistema de Isenção de Taxas de Concurso (Sistc) do Ministério do Desenvolvimento e Combate à Fome (MDS);
  • Doador/a de sangue ou de medula óssea, em conformidade a Lei 20310/2020;
  • Servidor/a da Unespar que ganhe até três salários mínimos e que não concluiu curso superior.

O edital de homologação das inscrições que receberão isenção, será divulgado no dia 23 de setembro.

Teste de Habilidades Específicas (THE)

Alguns cursos da área das Artes, da Unespar, campi Curitiba I/Embap e Curitiba II/FAP, necessitam de Teste de Habilidades Específicas (THE). São eles:

• Curitiba I/Embap:  Superior em Canto, Composição e Regência, Instrumento e Licenciatura em Música;
  • Curitiba II/FAP: Artes Cênicas e Música Popular.

Para esses cursos, as provas objetivas e de redação têm caráter classificatório, e o THE conta como uma 2ª fase do processo seletivo. A convocação de candidatos/as aprovados/as para o THE será divulgada no dia 7 de dezembro. As provas serão aplicadas entre os dias 13 e 15 de dezembro, conforme cronograma disponibilizado no edital. Para mais informações, acesse o Manual do THE.

MANUAL DO THE CLIQUE AQUI

Atendimento Especial

A Unespar disponibiliza atendimento especial durante a prova do Vestibular, para pessoas com necessidades especiais. Para solicitar, o/a candidato/a deverá especificar, na ficha de inscrição, sua particularidade, para justificar o pedido e os recursos diferenciados. Nesta modalidade também se encaixam lactantes, que devem seguir as orientações do edital, para poderem amamentar durante a prova do Vestibular

A Unespar disponibilizará em seus campi, um computador para que os/as candidatos/as que não possuem acesso à internet façam consultas relativas ao Vestibular 2023, para isso, basta informar-se no campus.

O resultado do Vestibular 2023 da Unespar, será divulgado no dia 21 de dezembro de 2022, no site unespar.edu.br.

Para mais informações, leia o edital, Manual do Candidato e o Manual de THE. Em casos não contemplados pelos documentos, entre em contato com a CCCV, pelo endereço vestibular@unespar.edu.br ou pelo telefone (44) 3518-1844.