General
3ª Mostra de Estágio Curricular e Práticas Formativas reúne 150 apresentações no Campus de União da Vitória
Ensino
Entre os dias 10 e 12 de novembro, o Campus de União da Vitória da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) realizou a 3ª Mostra de Estágio Curricular e Práticas Formativas, evento que vinha sendo planejado desde o início do ano pela Comissão Organizadora, em parceria com a equipe da Divisão de Ensino de Graduação e sua Seção de Estágios e da Direção de Campus. Ao todo, 150 trabalhos foram apresentados nesses dias.
Voltada aos nove cursos de licenciatura do campus – Ciências Biológicas, Filosofia, Geografia, Letras Português e Espanhol, Letras Português e Inglês, Matemática, Pedagogia e Química –, a Mostra teve como foco promover reflexões, trocas de experiências e debates sobre os desafios do Estágio Curricular na formação docente.
A abertura, na segunda-feira, 10, contou com a palestra “Reflexões transformadoras sobre o Estágio Supervisionado nas Licenciaturas: construindo a identidade docente na formação”, ministrada pela Profa. Dra. Wanda Pacheco dos Santos (Unicentro e REDES). A mediação ficou a cargo da vice-diretora do campus e docente do Curso de Pedagogia, Profa. Dra. Kelen dos Santos Junges.
Os professores Dr. Gilberto Silva dos Santos (Matemática) e Dra. Mônica Metz (Letras Português e Espanhol) atuaram como presidentes da Comissão Organizadora. Segundo o professor Gilberto, o segundo dia do evento, 11, foi dedicado à apresentação de 135 relatos de experiências, distribuídos em 23 sessões de comunicação que reuniram participantes das nove licenciaturas.
No encerramento, realizado no dia 12, foram expostos 15 materiais pedagógicos desenvolvidos por estudantes dos cursos de Pedagogia, Matemática e Letras Português e Espanhol.
“Agradecemos à Comissão Organizadora, aos mediadores e aos monitores que contribuíram para o sucesso da Mostra. Os retornos que recebemos foram muito positivos, especialmente quanto à riqueza das trocas entre diferentes áreas, que certamente fortalecem a formação dos futuros professores”, destacou o professor Gilberto.
