Você está aqui: Página Inicial > Notícias > A Pipoca Cultural em União da Vitória acontece no dia 27 de fevereiro!

A Pipoca Cultural em União da Vitória acontece no dia 27 de fevereiro!

por publicado: 19/02/2024 14h28 última modificação: 19/02/2024 14h28

No próximo dia 27 de fevereiro de 2024 às 19h, a Diretoria de Cultura da PROEC em parceria com o campus de União da Vitória, realizam a Pipoca Cultural.

O evento, que em 2023 percorreu os campi de Apucarana, Campo Mourão, Curitiba I, Curitiba II, Paranaguá e Paranavaí, chega ao campus de União da Vitória com atividades artísticas e formativas e promete mobilizar a comunidade acadêmica.
A PIPOCA CULTURAL é a principal ação da etapa de Sensibilização e Mobilização e tem como objetivo o engajamento da comunidade acadêmica na criação do documento que vai propor as diretrizes e os princípios da Política Cultural da nossa universidade. Será um momento para vivenciar a Arte e a Cultura produzida nos campi da Unespar e nas regiões onde se localizam. Será também uma oportunidade para dialogarmos sobre a Cultura que temos, a Cultura que queremos e o Mundo que queremos Cultivar!
A proposta é termos um dia especialmente dedicado à Arte e à Cultura, no qual estudantes, docentes e agentes poderão se expressar e participar de diferentes atividades. A programação inclui propostas inscritas em edital, projetos de extensão realizados nos campi e apresentações convidadas.
Algumas atividades são comuns a todos os campi, como as RODAS DE CONVERSA. Elas são momentos de troca, de escuta e de compartilhamento sobre Cultura e Universidade e sobre o movimento de criação das Políticas Culturais que está em andamento nas Instituições Públicas de Ensino Superior de todo o Brasil. Outra ação apresentada em todos os campi é o CORTEJO CÊNICO-MUSICAL, nossa “Charanga da Pipoca”: uma forma que a diretoria de Cultura escolheu para saudar nossa comunidade acadêmica, em nossa primeira ação de sensibilização presencial. O cortejo, composto por cinco músicos e três atrizes, foi inspirado pelos tradicionais desfiles circenses do século passado, nos quais os palhaços ficavam encarregados de seduzir o público para conhecer o circo e assistir ao espetáculo. Nós temos a ambição, com esta breve intervenção lúdica e colorida, de fazer um convite afetivo para que todos venham participar da construção de nossa Política Institucional de Arte e Cultura.

Convidamos o campus de União da Vitória para vivenciar este encontro festivo com a Arte e a Cultura produzidas na Unespar.

Participe dessa construção!