Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Audiência Pública de apoio para a implantação do curso de Direito em União da Vitória aconteceu nesta quarta, 23 de março

por publicado: 25/03/2022 10h23 última modificação: 25/03/2022 10h23

Nesta quarta (23/3), ocorreu a Audiência Pública de apoio para a implantação do curso de Direito no campus de União da Vitória da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

Neste evento, estiveram presentes a reitora da Unespar, Salete Machado Sirino, o diretor campus de União da Vitória, Alcemar Martello, o superintendente da  Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Aldo Bona, o Deputado Estadual Hussein Bakri, o Deputado Estadual Tadeu Veneri e o prefeito de União da Vitória Bachir Abbas, bem como, diversas autoridades locais e regionais: representantes do legislativo, executivo e judiciário, de Instituições públicas e privadas, representantes da sociedade civil, dos Movimentos Sociais da região, da AMSULPAR, da Gestão Superior e Comunidade Universitária da Unespar.

A proposta do curso de Direito foi sugerida durante Audiência Pública realizada anteriormente pelo campus, na qual segmentos da comunidade externa presentes no evento sugeriram novos cursos, numa instituição pública, para atender o desenvolvimento regional. Desde então, uma comissão para criação de novos cursos do campus trabalhou nesta proposta, produzindo o Projeto Pedagógico do Curso de Direito, que foi aprovado nos conselhos intermediários e superiores da Unespar e encaminhado para a Seti em dezembro de 2021.

Durante a mobilização da construção da Audiência Pública, o campus recebeu cartas de moção de apoio ao curso de Direito das Câmaras Legislativas dos municípios de Bituruna, General Carneiro, Mallet, Cruz Machado, Paula Freitas, Paulo Frontin, Porto Vitória, União da Vitória e São Mateus do Sul. Além do apoio das demais autoridades e representantes locais e regionais.

Durante a audiência pública, os deputados estaduais Hussein Bakri e Tadeu Veneri, bem como o prefeito do município de União da Vitória, Bachir Abbas, salientaram a importância de um curso gratuito na área do Direito para o desenvolvimento da região e manifestaram apoio para que o curso seja autorizado pelo Governo do Estado.

O superintendente da Seti, Aldo Bona, relatou que a Unespar, por ser a Instituição de Ensino Superior mais nova no Estado, possui uma imensa capacidade de crescimento considerando os parâmetros estabelecidos pela Lei Geral das Universidades, LGU, que garante à Instituição a possibilidade de realizar concursos públicos e testes seletivos para agentes universitários e docentes ainda esse ano. Disse que se a Unespar responder pela oferta do curso de Direito sem necessitar contratar pessoal além do quantitativo já autorizado pela referida Lei, não haverá nenhuma dificuldade em autorizar a oferta do curso ainda neste semestre. Ressaltou que o processo de autorização do curso de Direito retornou a Unespar para que a reitoria e a direção de campus possam realizar as tratativas internas e se manifestar sobre isso, para seguir os trâmites para posterior autorização pelo Governo do Estado.

A reitora da Unespar e o diretor de campus de União da Vitória se comprometeram em analisar o processo e realizar os encaminhamentos necessários para que a autorização do curso possa se dar o mais breve possível.