Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Bibliotecas da Unespar terão sistema de gerenciamento integrado

Bibliotecas da Unespar terão sistema de gerenciamento integrado

por publicado: 01/11/2017 09h49 última modificação: 01/11/2017 09h49
A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) está implantando um sistema que unificará e informatizará as bibliotecas da instituição. O objetivo é garantir a melhoria e eficiência no gerenciamento dos acervos existentes e, consequentemente, interligar as bibliotecas dos sete campi.
   Como parte das ações, a Pró-reitoria de Planejamento (Proplan) viabilizou um treinamento para os bibliotecários conhecerem as funcionalidades do sistema. As atividades foram realizadas durante uma semana, no campus de Curitiba I, quando puderam tirar dúvidas, aprender a operacionalizar questões como cadastro de usuários, das obras bibliográficas e artísticas.
   Atualmente cada biblioteca possui uma forma de organização. O bibliotecário do campus de Curitiba I, Mauro Santos, que está na coordenação do grupo de bibliotecas, salienta que o sistema vai dar visibilidade aos acervos de todos os campi e permitirá aos usuários a consulta das obras disponíveis, efetuar a renovação e reserva de materiais.
   Santos informa que a maior parte do acervo da universidade já foi migrado para o sistema. Assim que a etapa for concluída a novidade a comunidade universitária poderá utilizá-lo. A expectativa é que o sistema fique disponível ainda neste mês de agosto.
   O vice-reitor da Unespar, professor Sydnei Kempa, acompanhou parte dos trabalhos. Para ele, além da unificação dos procedimentos de gestão, o sistema tem permitido a aproximação dos bibliotecários dos campi que podem dialogar sobre questões relacionadas às suas respectivas rotinas.

Sistema
   Pergamum é o nome do sistema escolhido para implantação na Unespar. A plataforma contempla as principais funções de uma biblioteca, mais de 400 instituições de todo o país já o utilizam em aproximadamente 8 mil bibliotecas.