Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cadastro da Unespar junto à Associação Brasileira de Editores Científicos possibilitará registro DOI em artigos dos periódicos da instituição

por publicado: 11/04/2019 20h26 última modificação: 11/04/2019 20h26

Cumprindo as metas estipuladas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) referente ao período de 2018-2022, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) recentemente efetivou o cadastro da instituição junto à Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC). A ação busca possibilitar a concessão/registro “Digital Object Identifier” (DOI) aos artigos dos periódicos da universidade.

Conforme explica a PRPPG, neste primeiro momento, o registro está aprovado para as publicações da Revista NUPEM. Aos poucos, também será liberado para os demais periódicos, conforme a organização e gerenciamento de acesso.

"A concessão do DOI aos artigos divulgados pela Revista NUPEM é uma importante medida para impulsionar a circulação dos produtos publicados pelo periódico. O cadastramento da revista – que está ligada ao Programa de Pós-Graduação Sociedade e Desenvolvimento –, com apoio da PRPPG, por meio da Diretoria de Pesquisa, expressa uma relevante decisão política da Instituição voltada ao apoio dos periódicos científicos”, destaca o professor Frank Mezzomo, editor da Revista NUPEM.

O que é o DOI

DOI significa Digital Object Identifier, ou seja, Identificador de Objeto Digital. Trata-se de um registro de identificação para documentos disponibilizados na internet. O identificador, composto de números e letras, é atribuído ao objeto digital, auxiliando na sua localização e acesso na web. No Brasil, a Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) utiliza o DOI como uma forma de certificação digital das produções bibliográficas registradas pelos pesquisadores em seus Currículos Lattes. Segundo o CNPq, o DOI garante maior confiabilidade à informação cadastrada e acesso integral ao artigo publicado pelos pesquisadores.