Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Colegiado de Letras Português-Inglês do campus de União da Vitória organiza evento de extensão sobre língua e literatura

por publicado: 27/09/2021 09h13 última modificação: 27/09/2021 10h40

O Colegiado de Letras Português-Inglês do campus de União da Vitória organiza e sedia o I Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários: “Debates e interações com a educação básica” - Edição interinstitucional.

O evento, realizado em parceria com o Instituto Federal de União da Vitória, tem como foco discussões e reflexões sobre o ensino, a pesquisa e a extensão na área de Letras, englobando os estudos de linguagem, línguas e literaturas. O objetivo do evento é oferecer à comunidade reflexões acerca do ensino de língua portuguesa na educação básica, bem como informar sobre as pesquisas na área de Letras, a fim de complementar currículos, ampliar discussões e integrar as diferentes áreas que constituem o curso de Letras.

No evento, serão oferecidas palestras que promovam espaços reflexivos principalmente para os professores em formação e mesmo àqueles que já atuam em sala de aula. Nesta edição do evento, busca-se uma aproximação mais efetiva com outras instituições de ensino, da Educação Básica e do Ensino Superior, e com um público de diversas regiões do país e do exterior, para que seja possível a troca de experiências e reflexões entre os participantes.

As palestras serão realizadas de forma esparsa entre os meses de setembro, outubro e novembro, totalizando 4 dias de encontros virtuais, com transmissão via You Tube. A primeira palestra acontecerá no dia 27/09/2021, às 19h. A programação geral do evento pode ser consultada abaixo.

- Inscreva-se pelo link: https://forms.gle/cdJ8gtBJiRX1Zv7P6

- Link da 1ª palestra: https://youtu.be/81xzPP8T2Lo

27/09/2021 - Estudos literários

Título: “O que ainda podemos dizer somente por escrito? Sentidos da literatura no estado mundial de barbárie”

Prof. Dr. Anelito de Oliveira (UNIMONTES)

Prof. Dr. Fernando Salomon Bezerra (UEMG)

Prof. Dr. Luis Eustáquio Soares (UFES)

Mediação: Prof. Me. Josoel Kovalski (UNESPAR)

14/10/2021 - Contatos linguísticos, variação e diversidade

Prof. Dra. Loremi Loregian Penkal (UNICENTRO) / Me. Edina Smaha (PPGL/UNICENTRO): A língua Talian e o Ucraniano na universidade: descrição e ensino

Prof. Dra. Claudia Camila Lara (FURG): Variação linguística de/em contato no Sul do Brasil

Mediação: Prof. Me. Michele Schneiders (UNESPAR)

26/10/2021 - Estudos em Língua Inglesa

“Estudar inglês: a internacionalização do ensino e da pesquisa no brasil e sua divulgação”.

Prof. Me. Karina Aires Fernandes Couto de Moraes (PUCPR): a internacionalização e a formação de professores.

Prof. Me. Alessandra Bernardes Bender (IFPR/União da Vitória)/Lucas Zapotoczny (UNESPAR): Atividades interculturais para a aula de Língua Inglesa: pesquisa e produção de material didático.

Prof Me. Cleber Fernando Serafin (IFPR/Coordenação de Assuntos Internacionais): o processo de internacionalização institucional no âmbito do IFPR.

Mediação: Prof. Me. Giselle Ludka (UNESPAR)

11/11/2021 - Linguagens e suas interfaces

Título: “A linguagem estética em processos de ensino, comunicação, inserção e inclusão”

Prof. Me. Rita Carvalho (Lycée International de l'Est Parisien/França): experiências a respeito do ensino de português e literatura brasileira para jovens franceses em um Liceu em Paris.

Me. Cris Muñoz (UNIRIO): A linguagem da palhaçaria na atuação junto a crianças e adolescentes autistas (múltiplas linguagens não- verbais).

Cláudia Câmara Campos (Cie Varsorio e Espace Culturel des Arts du Masque/França): a máscara teatral e o corpo em cena como linguagem.

Mediação: Prof. Me. Marcelo D’Ávila Amaral (IFPR/União da Vitória)