General
Com apoio da Unespar, seis colégios do NRE União da Vitória farão parte da Rede de Clubes Paraná Faz Ciência
Pesquisa
Seis colégios do Núcleo Regional de Educação (NRE) de União da Vitória foram selecionados para integrar a Rede de Clubes Paraná Faz Ciência, uma iniciativa financiada pela Fundação Araucária por meio do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (Napi) Paraná Faz Ciência. A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) contribuiu para esta conquista, oferecendo mentoria aos colégios da região por meio do campus de União da Vitória, sob a liderança da professora doutora Carla Andréia Lorscheider, coordenadora do Clube de Ciências da Unespar e do Colegiado de Ciências Biológicas.
Os colégios contemplados são: Monsenhor Pedro Busko, em Paulo Frontin; Professor Eugênio de Almeida, em São Mateus do Sul; e, em União da Vitória, os colégios da Polícia Militar, Adiles Bordin, Giuseppe Bugatti e São Cristóvão
O Napi Paraná Faz Ciência, por meio da Rede de Clubes Paraná Faz Ciência, busca criar ambientes de imersão científica e tecnológica para os estudantes da rede estadual, aproximando a ciência da vida cotidiana. As escolas selecionadas receberão investimentos em estrutura, equipamentos e bolsas para viabilizar essa integração.
“A Unespar, que já conta com um clube de ciências criado em 1996, vai colaborar na implementação dos projetos nas escolas em parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa”, explicou a professora Carla.
A professora destacou a relevância do resultado, que superou as expectativas iniciais. “Inicialmente, o edital previa quatro vagas para o NRE de União da Vitória, mas foram aprovadas seis propostas, o que representa um aumento de 50% nas vagas e demonstra a qualidade dos projetos apresentados”, comemorou.
“Essa iniciativa será fundamental para despertar o interesse dos alunos pela ciência e por carreiras científicas, incentivando o desenvolvimento de projetos desde a Educação Básica, o que é extremamente relevante para a nossa sociedade”, concluiu a professora.