Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conselho Universitário aprova incorporação de cursos da Uniuv pela Unespar, dentre outras pautas relevantes

General

Conselho Universitário aprova incorporação de cursos da Uniuv pela Unespar, dentre outras pautas relevantes

Ensino

por publicado: 14/06/2024 17h08 última modificação: 14/06/2024 17h08

Os conselheiros e conselheiras do COU, em sessão ordinária ocorrida nesta quinta-feira, 13 de junho, apreciaram e deliberaram pautas bastante significativas para a instituição, como a incorporação dos cursos da UNIUV (Centro Universitário de União da Vitória) ao Campus de União da Vitória da Unespar, o novo Regulamento Interno do CEDH e o Regulamento de Promoções e Progressões Docentes da Unespar.

A incorporação dos cursos da UNIUV ao Campus de União da Vitória contribui, sobremaneira, com o fortalecimento da Unespar no cenário estadual. O Estudo Preliminar de Viabilidade Técnica de Incorporação dos Cursos vinculados à UNIUV, encaminhado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, foi apreciado inicialmente pela comunidade do Campus de União da Vitória, em reunião convocada pela Reitora da Unespar, Profa. Salete Machado Sirino, com as presenças da Pró-Reitora da Prograd, Profa. Marlete Schaffrath, e o Pró-Reitor de Planejamento, Prof. Sydnei Roberto Kempa, em seguida, pautado e aprovado pelo Conselho de Campus de União da Vitória; no mês de maio, pautado e aprovado pelo Conselho de Planejamento, Administração e Finanças da Universidade, e, no dia de ontem, aprovado pelo Conselho Universitário - COU.

 A proposta incorpora definitivamente cinco cursos presenciais de Graduação, que são Administração, Educação Física, Engenharia Civil, Sistema de Informação e Odontologia, assim como toda a estrutura física de salas, ginásios esportivos, laboratórios e equipamentos da Uniuv para o funcionamento dos cursos do Campus de União Vitória.

Os conselheiros e as conselheiras do COU apreciaram e aprovaram a proposta ressaltando as diversas manifestações de apreço pelo ganho político e de infraestrutura bastante significativo para o Campus de União de Vitória.  A reitora da Unespar comemorou o que para ela é mais uma vitória do ensino público e gratuito, que se fortalece à medida que os cursos incorporados à Unespar passam a ser ofertados gratuitamente e com a chancela de uma universidade avaliada pelo MEC com o conceito 4, uma das maiores do estado. “Com esta incorporação, fortalecemos a Unespar como um todo, contribuímos com o desenvolvimento socioeconômico da região e, principalmente, promovemos a democratização de acesso ao ensino superior público, gratuito, de qualidade e inclusivo”, destaca a reitora.

Outra pauta aprovada foi o novo Regimento Interno do CEDH, que atualizou conceitos e nomenclaturas utilizadas na área de atuação dos núcleos NESPI, NERA e NERG que o compõem, e formalizou a alteração da vinculação do CEDH junto à Prograd, estabelecida no momento de sua criação, em  2016, que atualmente  passou à Propedh, sob coordenação geral da Diretoria de Direitos Humanos.

Outra pauta que merece destaque foi a deliberação do Regulamento de Promoções e Progressões Docentes da Unespar, cuja minuta havia sido composta pela Comissão Especial Temporária para Análise e Elaboração de Regulamento de Promoções de Classe e Ascensão de Nível, a partir das propostas encaminhadas pelos campi que discutiam a pauta desde 2022, com oferta de debate para toda a comunidade docente por meio dos colegiados de cursos e Centros de Área. Na oportunidade, foram propostos e votados diversos ajustes que contribuíram ainda mais para que o Regulamento atenda às demandas docentes, expressando a capacidade de organização democrática da nossa universidade.