General
Curso de Letras Português e Espanhol do Campus de União da Vitória desenvolve projeto de letramento literário por meio de inovações tecnológicas
Extensão
Com o objetivo de fomentar o letramento literário por meio de recursos tecnológicos, o curso de Letras Português e Espanhol do Campus de União da Vitória da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), com a participação de escolas da rede pública de União da Vitória e Porto União, desenvolve o Projeto de Letramento Literário por meio de Inovações Tecnológicas (Prollit).
A iniciativa é conduzida pelo Laboratório Tecnológico de Línguas e Literaturas (Lallit) e conta com a colaboração de acadêmicos, professores, alunos e membros da comunidade interessados em novas formas de interação com a literatura.
“O projeto integra rodas de leitura com experiências imersivas em narrativas literárias, utilizando realidade virtual, aplicativos e dispositivos como óculos VR. Também se destacam ações inclusivas, como a produção de audiolivros para pessoas cegas ou com baixa visão e vídeo-livros com interpretação em Libras”, explica o coordenador do projeto, professor Dr. Caio Ricardo Bona Moreira. A iniciativa congrega todos os docentes do colegiado.
As atividades buscam democratizar o acesso à literatura, estimular o gosto pela leitura e promover a cultura digital. O projeto também contribui com a plataforma Leia Paraná, já utilizada nas escolas públicas do estado, fortalecendo seu papel como ferramenta de incentivo à leitura dentro e fora do ambiente escolar.
O Lallit conta com apoio da Fundação Araucária.
Mais informações e atualizações sobre o projeto estão disponíveis no perfil do Instagram: @prollit123.
