Você está aqui: Página Inicial > Notícias > #DivulgaUnespar: eventos, inscrições e editais do mês de Fevereiro

General

#DivulgaUnespar: eventos, inscrições e editais do mês de Fevereiro

por publicado: 11/02/2019 15h01 última modificação: 11/02/2019 15h01

INSCRIÇÕES ABERTAS

Paraná Fala Inglês - cursos para o 1º Semestre de 2019
A Coordenação Institucional do Programa Paraná Fala Idiomas (PFI) da informa que estão abertas as inscrições para os cursos do Paraná Fala Inglês no primeiro semestre de 2019 para os campus de Campo Mourão, Paranaguá e União da Vitória. Serão ofertadas 60 vagas, entre rematrículas e novas inscrições, para cada campus. Interessados podem optar pelos seguintes cursos desde o nível pré-intermediário até avançado: Preparatório para exames internacionais em língua inglesa; Inglês Geral; Inglês para áreas específicas; e Inglês acadêmico.
Público alvo: estudantes, docentes, agentes universitários e pessoas da comunidade interna que comprovem vínculo com a Unespar.
INSCRIÇÕES: De 8 de fevereiro a 20 de março, 
exclusivamente por meio do formulário contido neste edital .

Mais informações em http://www.unespar.edu.br/paranafalaingles

Programa de Iniciação Científica (PIC) 2019-2020

O edital oferta duas modalidades: Iniciação Científica com Bolsa (PIBIC) e Iniciação Científica sem Bolsa (PIC), de caráter voluntário. Para submeter um projeto, o docente orientador deve pertencer ao quadro de docentes efetivos da Unespar, com titulação mínima de mestre e regime de trabalho T-40 ou Tempo Integral de Dedicação Exclusiva(TIDE) e possuir projeto de pesquisa registrado na Divisão de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus, até a data final de inscrição do Edital.
INSCRIÇÕES:  25 de fevereiro a 25 de março

Clique aqui para acessar o edital

Mais informações e inscrições em http://prppg.unespar.edu.br/

Programa Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI)

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da Unespar, por meio da Diretoria de Pesquisa, publicou a chamada para inscrição e seleção do novo Programa Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Unespar (PIBITI 2019-2020). O edital com todas as informações pode ser acessado neste link.

INSCRIÇÔES:  25 de fevereiro a 25 de março de 2019. A vigência dos projetos será no período de 1 de agosto de 2019 a 31 de julho de 2020.

Mais informações e inscrições em http://prppg.unespar.edu.br/

Programa de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIC-EM)

Visando incentivar a participação de estudantes da Educação Básica em projetos de pesquisa para o Ensino Médio, a PRPPG divulgou o edital do novo Programa de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIC-EM). As inscrições são destinadas, neste primeiro momento, aos docentes da Unespar. Já as inscrições para os estudantes das escolas estarão abertas entre 29 de abril a 13 de maio. Todas as informações devem ser consultadas neste edital

INSCRIÇÔES:  25 de fevereiro a 25 de março de 2019 (docentes)

Mais informações e inscrições em http://prppg.unespar.edu.br/

Mestrado Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento (Campo Mourão)

Agrega pesquisas que tematizam a formação humana, buscando compreender suas relações com os processos socioculturais, as instituições, a proposição de políticas públicas e a produção e ocupação do espaço. As linhas de pesquisa visam, a partir da perspectiva de diferentes áreas do conhecimento, abarcar os processos intra e intersubjetivos da formação humana, relacionados à constituição e à dinâmica dos sujeitos e dos grupos sociais. Sociedade e Desenvolvimento, assim, são compreendidos como dimensões da formação humana, relacionadas às condições de vida e às possibilidades de escolha de sujeitos e grupos, considerando a interdependência sistêmica nas relações entre sociedade e natureza, as imbricações entre as dimensões global e local, os processos de cidadania e participação das pessoas e comunidades.

INSCRIÇÕES: Até 05 de fevereiro de 2019.

Clique aqui para acessar o edital

Mais informações e inscrições em: http://ppgsed.unespar.edu.br

Inscrições abertas para o Processo Seletivo de Ingresso em Vagas Ociosas

O processo é destinado ao preenchimento de vagas ociosas a partir do 2º ano/semestre letivo de cada curso. As modalidades de ingresso previstas para a 1ª Fase são: Reingresso de alunos com matrícula trancada; Transferências internas (Turno e Curso); Transferência Externa para Unespar; e Reingresso de Desistentes.

INSCRIÇÕES: Até 8 de fevereiro

Mais informações nesta notícia.

Mestrado em História Pública (Campo Mourão)

Linhas de Pesquisa: a)Saberes e Linguagens: Entre as possibilidades de investigação, pode-se problematizar: trajetórias, relações de gênero, narrativas, apropriações de conceitos históricos, práticas de leitura e escrita, mídias, identidade/diferença, usos da história, oralidades e discursos científicos, em um esforço para compreender e, em alguns casos, propor novas relações entre os fenômenos históricos, o presente e o público não especializado.  

b) Memórias e Espaços de formação: Nesta linha de pesquisa tem-se como propósito analisar as relações entre história e memória em espaços de formação. Está aberta a investigações de um amplo espectro de propostas que articulem, de diversas formas, memórias variadas, distintos espaços de formação e as mais diferentes audiências.

INSCRIÇÕES: Até 11 de fevereiro de 2019

Clique aqui para acessar o edital

Mais informações e inscrições em: http://ppghp.unespar.edu.br/

1° Torneio Interuniversitário de Futebol Universidad Nacional de Asunción (UNA)/Unespar

Visando estabelecer uma integração interinstitucional no âmbito social, cultural e esportivo, a Unespar, por intermédio do Escritório de Relações Internacionais (ERI), da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) e da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento (Progesp), está promovendo o 1° Torneio Interuniversitário de Futebol Universidad Nacional de Asunción (UNA)/Unespar. O torneio acontecerá de 22 a 24 de Fevereiro de 2019, na cidade de Apucarana, e conta com duas categorias masculinas: Sênior, de 30 a 45 anos, e Executivos, para maiores de 45 anos. Podem participar servidores efetivos ou temporários (docentes e agentes universitários) da UNA/Paraguai e da Unespar que tenham disponibilidade para estar em período integral durante os dias do evento.

INSCRIÇÕES: As inscrições devem ser realizadas por meio deste link até o dia 11 de fevereiro.

Mais informações e edital nesta notícia.

Mestrado em Educação Matemática (PRPGEM)  (Campo Mourão e União da Vitória)

O Mestrado em Educação Matemática tem caráter de formação continuada de professores para atuar na pesquisa e no ensino da Educação Básica e/ou do Ensino Superior. No PRPGEM, a área de concentração envolve duas linhas de pesquisa: i) Tecnologia, diversidade e cultura em educação matemática; ii) Conhecimento, linguagens e práticas formativas em educação matemática.

Inscrições: 01 de fevereiro a 12 de fevereiro de 2019

Clique aqui para acessar o edital

Mais informações e inscrições em:http://prpgem.unespar.edu.br/


CHAMADAS 


A equipe Editorial dos Periódicos da FAP - Setor de Pesquisa e Pós-Graduação (campus Curitiba II/Unespar) comunica que, desde o dia 4 de fevereiro de 2019 está aberta a chamada para submissão de artigos, resenhas, ensaios ou entrevistas para a REVISTA CIENTÍFICA/FAP online (ISSN 1980-5071). Essa edição será voltada a reunir pesquisas que tenham por foco questões relacionadas ao estudo das Artes em diálogo com as Comunicações. Eixos temáticos: 1.   Arte e reprodução técnica e/ou tecnológica; 2.   Arte híbrida e arte simbiótica; 3.   O corpo revisitado nas artes e nas comunicações; 4.   O corpo e as artes nas mídias publicitárias; 5.   Jogos eletrônicos, arte e interatividade; 6.   Artes e narrativas transmidiáticas; 7.   Leituras semióticas sobre as artes híbridas; 8.   A Arte e as redes sociais: usuários e compartilhamento de conteúdos; 9.   A arte nas/das ruas: os artistas propositores e suas propostas; 10. Teorias de Arte na Contemporaneidade; 11. Coletivos de criação artística; 12. Arte, entretenimento e ludicidade; 13. Arte, Comunicação e Economia Criativa; 14.A arte e a educação mediada: ensino à distância e semi-presencial; 15.Tecnologias Comunicacionais de Aprendizagem em Artes. Previsão de publicação da edição: outubro/novembro de 2019

PRAZO DE SUBMISSÃO: 04 de fevereiro a 04 de agosto de 2019, postando o artigo, mediante a realização de cadastro, no site: http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/about/submissions#onlineSubmissions

OUTROS EVENTOS

I Seminário Institucional da Unespar

O evento, coordenado pelos presidentes locais da Comissão Própria de Avaliação (CPA), Divisões de graduação e Centros de áreas, tem como objetivo ampliar a cultura avaliativa no âmbito institucional. Durante o ano de 2017, a CPA Geral da Unespar realizou processo avaliativo por meio da aplicação de formulário perceptivo para todos os membros da comunidade acadêmica, finalizando seu primeiro ciclo avaliativo como universidade. O evento ocorrerá em todos os campi e é aberto a toda comunidade acadêmica. A CPA reforça que a participação de todos é de extrema importância para que os procedimentos de autoavaliação sejam cada vez mais transparente, confiáveis e efetivos.

Veja a data de realização do evento em cada campus:

Apucarana: 13/02

União da Vitória: 13/02

Curitiba I/Embap: 13/02

Paranavaí: 14/02

Curitiba II/FAP: 19/02

Paranaguá: 19/02

Campo Mourão: 20/02

Matrículas dos candidatos aprovados em segunda chamada no Vestibular Unespar

Os candidatos selecionados na Segunda chamada do Vestibular - 2018/2019  da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) devem efetivar sua matrícula nos dias 4 de fevereiro. Conforme orienta o Edital os candidatos deverão entregar pessoalmente (ou por procurador) no endereço e horário de funcionamento do campus para o qual foram aprovados.

Mais informações nesta notícia.

Matrículas dos candidatos aprovados na Chamada Regular do Sisu

Os candidatos aprovados em 1ª chamada no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para um dos cursos de graduação da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) devem fazer a matrícula, presencialmente ou pelo envio dos documentos pelos correios, nos dias 1 e 4 de fevereiro. Conforme cronograma do Sisu, os candidatos não selecionados na chamada regular e que queiram participar da segunda chamada precisam manifestar interesse na lista de espera de 28 de janeiro a 05 de fevereiro, desde que não tenham sido convocados para 1ª ou 2º opção.

Mais informações nesta notícia.

Matrículas dos candidatos aprovados em terceira chamada no Vestibular Unespar

 Os candidatos selecionados na terceira chamada do Vestibular - 2018/2019  da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) devem efetivar sua matrícula nos dias 8 de fevereiro. Conforme orienta o Edital os candidatos deverão entregar pessoalmente (ou por procurador) no endereço e horário de funcionamento do campus para o qual foram aprovados.

Mais informações nesta notícia.

Volta às aulas - todos os campi

O ano letivo dos sete campi da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) começa no dia 25 de fevereiro. Você pode conferir acadêmico para o ano de 2019 neste link. Lembrando aos(às) novos(as) estudantes que após a efetivação da matrícula e do início das aulas, é obrigatória a confirmação de matrícula pelo site www.unespar.edu.br/matriculas, no período previsto no calendário acadêmico - 2019 da Unespar - 26 de fevereiro a 07 de março -, sendo que a não confirmação caracteriza-se renúncia da matrícula pelo(a) estudante.