Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Eleições para reitor e vice-reitor acontecem em 24 de setembro

Eleições para reitor e vice-reitor acontecem em 24 de setembro

por publicado: 23/07/2024 18h30 última modificação: 23/07/2024 18h30

A Comissão Eleitoral Central da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), divulgou nesta terça-feira (23), o edital e o calendário referente às eleições para a escolha do reitor/a e vice-reitor/a. O dia da votação será 24 de setembro e podem exercer o direito, docentes, agentes universitários e discentes vinculados à instituição. Assim como na eleição anterior, será utilizado o sistema de votação online, disponibilizado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), porém, desta vez, a votação acontecerá em seções eleitorais localizadas nos campi e na Escola Superior de Segurança Pública da Academia Militar do Guatupê (APMG).

EDITAL CLIQUE AQUI

A inscrição das chapas deve acontecer entre os dias 9 e 15 de agosto, por meio do e-protocolo, para o endereçado UNESPAR/GAB/CEC. Podem concorrer ao pleito, todo servidor efeito da Unespar, com titulação mínima de mestrado e com regime de trabalho de 40h. Para isso, é necessário seguir as orientações disponibilizadas na resolução nº 004/2024 do Conselho Universitário (COU) e no edital 001/2024 da Comissão Eleitoral. O edital de homologação das inscrições será publicado até 23 de agosto no site elaborado para as eleições. O sorteio dos nomes na cédula de votação ocorrerá no dia 26 do mesmo mês, às 14h, nas salas de coordenações do campus de Paranaguá, podendo ser acompanhado pelos inscritos, presencial ou virtualmente.

RESOLUÇÃO DO COU CLIQUE AQUI

SITE DAS ELEIÇÕES CLIQUE AQUI

ACESSO VIRTUAL AO SORTEIO CLIQUE AQUI

Sobre a votação

O voto secreto é assegurado pelo sistema eletrônico, para tanto, a Comissão Eleitoral Central disponibilizará acessos: RA para estudantes e login e senha para servidores efetivos. Posteriormente será publicado no site das eleições, demais orientações que deverão ser seguidas no momento de exercer o direito. A Pró-reitoria de Políticas Estudantis e Direitos Humanos (Propedh) atenderá demandas de eleitores com deficiências que solicitarem suporte para o dia do pleito, com o objetivo de garantir acessibilidade.

A apuração eletrônica dos votos será realizada simultaneamente em toda a Unespar, no mesmo dia da consulta pública, computando-se os votos de docentes, discentes e agentes universitários de cada campus, conforme a regra de ponderação abaixo:

If =[0,7* (Nd/nd) + 0,15* (Ne/ne) + 0,15* (Ns/ns)]*100

• If é o índice percentual final da chapa ou do candidato;
  • nd é o número dos docentes em exercício na Universidade que comparecerem para votar;
  • ne é o número de discentes regularmente matriculados na Universidade que comparecerem para votar;
  • ns é o número de agentes universitários em exercício na Universidade que comparecerem para votar;
  • Nd é o número de votos válidos dos docentes na chapa;
  • Ne é o número de votos válidos dos discentes na chapa;
  • Ns é o número de votos válidos dos agentes universitários na chapa.

Ao final dessa conta, será eleita a chapa que obtiver maior valor numérico.

O processo de apuração será realizado com transmissão online pelo canal institucionais da Unespar no YouTube.

YOUTUBE CLIQUE AQUI

O resultado será divulgado logo em seguida, nos canais oficiais da instituição.