Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Escolas de ensino básico podem inscrever Clubes de Ciências em novo edital do estado

General

Escolas de ensino básico podem inscrever Clubes de Ciências em novo edital do estado

Pesquisa

por publicado: 12/07/2024 16h28 última modificação: 12/07/2024 16h28

O Governo do Estado, por meio da Fundação Araucária e secretarias da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e da Educação (Seed), lançou a Rede Clubes de Ciência. A iniciativa é um dos projetos do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (Napi) Paraná Faz Ciência e pretende estimular e gerar entusiasmo pela ciência e a inovação em estudantes de instituições de ensino da educação básica. As atividades serão desenvolvidas por universidades públicas do estado do Paraná, por meio da iniciação científica.

Para que o Clube de Ciências esteja presente nas escolas, é necessário que o representante legal da instituição preencha o formulário disponível abaixo, entre os dias 22 de julho e 9 de agosto, com as informações exigidas pelo edital e anexe um documento com informações sobre o projeto que gostariam de implementar ou dar continuidade.

FORMULÁRIO CLIQUE AQUI

EDITAL CLIQUE AQUI 

Ao todos, estão sendo disponibilizadas até 200 vagas para Clube de Ciências, divididas da seguinte maneira: 100 escolas de tempo integral em que o projeto deve se integrar à matriz curricular, em um total de 2h semanais; as outras 100 escolas selecionadas serão as que adotam os clubes em contraturno e, neste caso, a dedicação esperada é de 3h semanais. Confira a quantidade de Clubes previstos por NRE:

NRENúmero de clubes previstos
Apucarana 6
Área Metropolitana Norte 11
Área Metropolitana Sul 13
Área Metropolitana Sul 2
Campo Mourão 5
Cascavel 9
Cianorte 3
Cornélio Procópio 6
Curitiba 15
Dois Vizinhos 3
Foz do Iguaçu 6
Francisco Beltrão 8
Goioerê 3
Guarapuava 6
Ibaiti 3
Irati 5
Ivaiporã 5
Jacarezinho 4
Londrina 12
Laranjeiras do Sul 5
Maringá 9
Loanda 3
Paranaguá 6
Paranavaí 4
Pato Branco 7
Pitanga 3
Ponta Grossa 11
Telêmaco Borba 5
Toledo 9
Umuarama 6
União da Vitória 4
Wenceslau Braz 3

Cada Clube receberá até R$ 20 mil para custear materiais de consumo ou contratação de serviços de terceiros para o desenvolvimento dos projetos.

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) amparará as escolas vinculadas aos NREs de Loanda, Paranaguá, Paranavaí, e, participará junto à Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), dos Clubes vinculados a União da Vitória.

Conforme dados disponibilizados pelo Governo do Estado, o projeto terá um investimento de R$ 23,5 milhões. O modelo foi inspirado na Rede Ciência Viva de Portugal, que atualmente envolve cerca de 900 clubes e mais de 700 mil estudantes organizados em uma rede nacional.

Para mais informações sobre a Rede Clubes de Ciência, leia o edital ou acesse os site paranafazciencia.uvpr.pr.gov.br/clubes-de-ciencias/.