Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estamos na luta pela continuidade do PIBID e RP

General

Estamos na luta pela continuidade do PIBID e RP

por publicado: 07/05/2021 16h18 última modificação: 07/05/2021 16h19

ESTAMOS NA LUTA PELA CONTINUIDADE DO PIBID E RP

   A UNESPAR/Campus de União da Vitória junta-se à luta pela continuidade do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica (RP) e pela suspensão do Ofício Circular nº 1/2021-DEB/CAPES.

  Desde 2007, MEC e CAPES ofertam possibilidades de ampliar, valorizar e melhorar a formação docente através de iniciativas como o PIBID e, mais recentemente, a RP. Segundo a professora Ana Carolina de Deus Bueno Krawczyk, Coordenadora Institucional do PIBID UNESPAR, ambos programas representam importantes ações de políticas públicas de alto impacto na qualidade da formação de professores/as da Educação Básica e articulam-se com as determinações do parágrafo 5º, art. 62 da LDB e da Meta 15 (estratégia 15.3) do PNE. Pesquisas nacionais apontam que mais de 64% dos egressos do PIBID são, atualmente, docentes na Educação Básica no Ensino Público.

  O Ofício Circular nº 1/2021-DEB/CAPES reza que o cadastro de novos bolsistas e de voluntários, nas modalidades de iniciação à docência e de residência, serão permitidos somente até 10 de maio de 2021. Levando-se em consideração que o número máximo de voluntários que podem ser cadastrados na Plataforma CAPES de Educação Básica é de apenas 6 alunos para cada núcleo de 24 bolsistas, chegaremos praticamente ao fim dos programas PIBID e RP em maio de 2022, com pouquíssimos bolsistas devido à impossibilidade de substituição daqueles que concluírem seu tempo máximo de permanência nos programas.