Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estão abertas as inscrições para o curso de Pós-graduação (lato sensu) em Literatura e Ensino, da Unespar - Campus de União da Vitória

publicado: 14/03/2024 14h43 última modificação: 14/03/2024 14h46

Estão abertas as inscrições para o curso de Pós-graduação (lato sensu) em Literatura e Ensino, da Unespar (Campus de União da Vitória). O curso é gratuito e tem como público-alvo pesquisadores não somente de Letras, mas graduados das humanidades em geral, e também professores que já atuam na Rede Pública e/ou Privada da Educação. O edital com informações sobre o processo de seleção, corpo docente, disciplinas e outras especificidades, está disponível no link abaixo.

Apresentação

O curso de Pós-Graduação Lato Sensu “Literatura e ensino” é uma proposta do Colegiado de Letras Português/Espanhol da Universidade Estadual do Paraná, campus de União da Vitória, em conformidade com a Resolução n.1 de 8/06/2007 do MEC/CNE as Resoluções n.20/2020 e 06/2018 do CEPE/UNESPAR. Foi aprovado pela Resolução 041/2023, do CEPE/UNESPAR. Trata-se de um curso (oferecido de forma gratuita) que tem como foco principal o aprofundamento dos conhecimentos sobre literatura, bem como suas relações com a cultura em geral e com o ensino. Seu foco abrange uma das áreas centrais da formação do profissional de Letras, a saber os estudos literários, ao passo que dialoga com a especificidade formativa do estudo das linguagens. Nesse processo, ele visa a promover uma interseção entre a esfera da literatura e outros campos das ciências humanas, como a linguística, a sociologia, a antropologia, a história, os estudos culturais, a educação, entre outros. No cerne do diálogo entre esses diferentes universos está uma concepção de literatura compreendida como todo tipo de criação poética, ficcional ou dramática, “em todos os níveis de uma sociedade, em todos os tipos de cultura”, como tratou Antonio Candido (2011, p. 176)1 . Segundo ele, em nossas sociedades a literatura tem sido um “instrumento poderoso de educação e instrução, entrando nos currículos, sendo proposta a cada um como equipamento intelectual e afetivo” (2011, p. 177). Nesse sentido, o curso em questão procura atender a uma demanda regional, sanando uma carência na continuidade do processo formativo de profissionais das Letras na especialidade da Literatura e seu Ensino. As disciplinas oferecidas estão dispostas a formar um panorama que considere aspectos de variado interesse. Questões políticas, históricas e culturais estão contempladas ao lado de aspectos linguísticos, estilísticos, de gênero e de leitura, em seus limiares com a esfera literária.

Referência:

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: CANDIDO, Antonio. Vários Escritos. 5 ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011.