Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do Unespar 60+ lançam livros com seus relatos de vida

Estudantes do Unespar 60+ lançam livros com seus relatos de vida

por publicado: 20/04/2022 11h15 última modificação: 20/04/2022 11h15

Na próxima quarta-feira (20), às 14h, acontecem os lançamentos dos livros "Amor e Dor: uma história de vida", de Anilda Zeizer e "A História de Helga: recordações de uma vida", de Helga Eckert Lusa. As obras fazem parte do projeto de extensão da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), "Atendimento à Terceira Idade: Unespar sênior, campus de União da Vitória", que está inserido no programa institucional Unespar 60+, ao qual as autoras integram. O evento de lançamento acontecerá nas dependências do Sesc de União da Vitória e contará com a presença de estudantes do projeto de extensão e familiares das escritoras.

O livro de "A história de Helga: recordação de uma vida" trata-se de uma autobiografia sobre a trajetória de Dona Helga, desde sua infância com a família de imigrantes alemães e italianos, ao casamento e filhos. A obra de Anilda Zeizer, "Amor e Dor: uma história de vida" vem no formato de um manual que auxilia as pessoas a descobrirem como encontrar ajuda, baseando-se na história de vida e exemplos de superação da autora.

Para a coordenadora do Unespar 60+, professora Roseli B. Klein, o lançamento dos livros pode trazer inspiração para outros integrantes do grupo que enfrentam ou enfrentaram dificuldades em suas vidas. Na visão da professora, para a Unespar “as obras representam um feedback do trabalho extensionista. Mostram que os grupos de convivência, de pessoas idosas, podem ser um espaço de formação não formal e para a efetivação da curricularização da extensão”.

O projeto 60+ está em pleno funcionamento há 30 anos e tem como objetivo atender pessoas da terceira idade, pertencentes a comunidade interna e externa à Universidade, por meio de palestras semanais ministradas por professores e demais profissionais. Para participar, é necessário aguardar a abertura das inscrições.

O livro das autoras tem edição limitada e estará disponível para aquisição apenas no dia do lançamento. Anilda Zeizer e Helga Eckert Lusa doarão um exemplar das obras para a biblioteca do campus União da Vitória da Unespar.